sábado, 14 de maio de 2016

I. FAMÍLIA, UMA PEQUENA IGREJA FEITA PARA ABENÇOAR

No mês de maio,  tradicionalmente visto como o mês da família, a Igreja Presbiteriana em Xinguara realiza cultos nos lares, às terças e sextas-feiras. Este ano o tema é: Família da Fé, estudando a família de Abraão e Sara, e de seus descendentes diretos, Isaque e sua esposa Rebeca.
1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. 6 Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. 7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. 8 Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. 9 Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe.
Gn 12.1-9
Rapidinho: DEFINIÇÃO. Podemos definir Igreja como uma comunidade formada por laços de fé e afetivos, assim como podemos definir família como uma comunidade formada por laços de sangue e afetivos – as vezes os laços afetivos são mais eficientes que os de sangue.
Paradinha: SITUAÇÃO. Não precisamos ser antropólogos ou sociólogos para perceber que a família vive dias difíceis, tanto em seu conceito quanto em sua estruturação. Problemas externos (filosofia, economia, agenda dita progressista) e internos (desamor, desarmonia, desobediência) ameaçam sua estabilidade.
Retrospectiva: DIAGNÓSTICO. Muitos lares que foram constituídos com o objetivo, o desejo e o sonho de serem bênçãos hoje se encontram esfacelados, em total desarmonia. Tudo o que acontece na vida e na sociedade tem estreita ligação com a família e mais diretamente ainda, com o casal que o formou. Tudo o que acontece na sociedade reverbera na família e influencia a família que entrega pessoas desestabilizadas para esta mesma sociedade, gerando um ciclo vicioso.
Propósito. RESTAURAÇÃO. Acreditamos que uma vida familiar e conjugal bem estruturada influencia a formação de uma sociedade menos desestruturada, menos desigual, menos violenta e menos alienada de valores morais sadios. Nosso olhar será dirigido para algumas circunstâncias que envolvem um casal muito especial na bíblia: Abrão e Sarai.

CONHECENDO ABRÃO E SARAI

Abrão e Sarai formaram um casal central na história da redenção. Grande parte da história bíblica situa-se em torno do que eles foram, representaram e dos resultados de suas ações. Neste aspecto, provavelmente apenas Adão e Eva e Noé e sua esposa tiveram maior e mais duradouros impactos na história da humanidade.
Abrão e Sarai eram filhos de Terá, mas de mães diferentes (Gn 20:12 - Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher). Abrão usou deste fato, por duas vezes, em tentativas de proteger sua vida.
Casados em Ur, na Caldeia, foram morar em Harã de onde foram chamados por Deus para desconhecida a terra de Canaã (Gn 12:1 - Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei).
Em Harã Deus lhes fez a promessa de serem eles os genitores de uma grande e numerosa nação, oportunamente mudando-lhes os nomes de Abrão (pai grande) para Abraão (pai de uma multidão) e de Sarai (minha princesa) para Sara (princesa).

CARACTERÍSTICAS DA FAMÍLIA DE ABRAÃO E SARA

Esse casal é apresentado na bíblia como um casal hospitaleiro (Gn 18.1-15), cheio de fé (Gn 12.1-9), solidário (Gn 12.10-20), consagrado e compromissado com o Senhor e com sua vontade (Gn 14.18-24), perseverante nas provações (Gn 22.1-19) e que tinha em alta conta o valor da família (I Pe 3.6). Mas, acima de tudo, era um casal de fé no Deus vivo (Gn 15.1). A história de Abraão está ligada à história da humanidade pois nele tem origem o processo de formação do povo de Deus, com a missão de ser o canal de Deus para abençoar as nações da terra.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL