sábado, 14 de maio de 2016

IV. OBEDIÊNCIA É A ÚNICA MANEIRA DE PROVAR QUE TEM FÉ

Sabe porque a bíblia está cheia de heróis de pés de barro como Abraão, o ‘acovardado’, Moisés, o assassino, Davi, o adúltero, Salomão, o tolo, Paulo, o principal dos pecadores? A primeira consideração é porque, se eles fossem perfeitos nós poderíamos nos esconder numa desculpa esfarrapada e dizer que não vamos conseguir porque eles eram especiais – eles não eram, eram semelhantes a nós e sujeitos às mesmas fraquezas (Tg 5:17 - Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu). O diferencial deles foi exatamente o que, talvez, nos falte: a firme decisão de comprometer-se com o Senhor e com o seu reino. A segunda consideração é que a bíblia não é um livro sobre super humanos, a história da revelação não é uma Marvel ou DC Comics, mas é a história de Deus agindo para resgatar pecadores de seus próprios pecados – nos quais viviam com prazer e sem perceber os riscos que corriam, por estarem amortecidos em suas paixões carnais.

OBEDIÊNCIA DEVE SER VISTA COMO BÊNÇÃO

Nossa cultura pós-tudo (pós moderna, pós cristã) não vê com bons olhos uma palavra que é fundamental na vida de fé: obediência porque significa a sujeição da vontade pessoal à de outrem – e a maior aspiração contemporânea é a mesma que levou Eva e Adão à transgressão e consequentemente serem expulsos do Paraíso: autonomia e independência. Abraão e Sara, por outro lado, primaram pela obediência a Deus e isto resultou em bênçãos na vida do casal. Nunca tiveram problemas com a obediência. Seu problema era justamente a propensão do coração humano para a desobediência.

OBEDECENDO E SENDO ABENÇOADOS

A obediência trouxe bênçãos para a família de Abraão. Sua história começa com um ato de obediência, quando Deus lhe diz para sair de sua terra e do meio da sua parentela – e ele o faz, obedecendo a ordem divina sabendo que Deus o conduziria, mesmo que não soubesse para onde Deus o estava conduzindo. Não é uma atitude fácil, ainda mais se pensarmos que isto ocorreu mais de 4.000 anos atrás, sem estradas, mapas, raras cidades e pouquíssima segurança, com constantes guerras por causa de água e territórios – neste contexto, visitantes nem sempre eram bem vindos, e quase sempre eram vistos como presas.

OBEDECENDO POR CRER, MESMO SEM ENTENDER

Um segundo momento que mostra a obediência de Abraão de forma exemplar quando Deus resolveu prová-lo (após os dois graves erros cometidos ao afirmar que Sara era apenas sua irmã) pedindo-lhe seu único filho, uma vez que Ismael havia sido despedido anos antes. Por mais duro que isto nos pareça, Abraão não ousou desobedecer a Deus. Embora o relato de Gênesis não nos dê esta informação, ele o fez pela fé, de acordo com a analogia das Escrituras (Hb 11.17 - Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou).

O RESULTADO DA OBEDIÊNCIA

Assim como pela desobediência de um só entrou o pecado no mundo, a obediência é fonte de bênçãos. Obediência era o que o Senhor desejava do primeiro casal, Adão e Eva. Por  causa da sua obediência Noé e os seus foram salvos do dilúvio. E foi por causa da sua obediência ao Senhor que Abraão veio  tornar-se o pai da fé e uma bênção para todas as famílias da terra (Gn 28:14 - A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra). Mas isso só foi possível porque Abraão cria em Deus – e ele sabia que, sem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11:6 - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL