sábado, 14 de maio de 2016

III. A FÉ, O MELHOR ESTILO DE VIDA FAMILIAR

Estudiosos do comportamento humano (antropólogos e sociólogos) vivem se debatendo sobre qual o melhor modelo de família. Se a família nuclear, com poucos membros, ou aquela cheia de agregados, ou se a poligamia é uma solução, enquanto outros acreditam que a família aberta (se é que se pode chamar isso de família). Há quem defenda até que cônjuges podem morar sem viverem num mesmo ambiente, isto é, sem serem cônjuges. O STF definiu que família pode ser composta por pessoas do mesmo sexo (impossibilitados de serem, pois, pais e mães). Qual o melhor estilo de vida familiar?

UMA FAMÍLIA DE FÉ

Abraão e Sara são conhecidos por sua confiança e obediência, apesar de cometerem algumas falhas, como todos os homens. Mas é inegável que Abraão era um homem de fé (Gn 15:6 - Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça). Sem saber para onde ir, mas com a melhor de todas as garantias (a fé na promessa de Deus) Abraão saiu de sua terra. Também Sara é mostrada pelas Escrituras como uma mulher de fé, que por isso recebeu uma bênção absolutamente incomum e inesperada (Hb 11:11 - Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa). Abraão e Sara formaram uma família que foi recebedora de incontáveis bênçãos de Deus – e estas bênçãos foram alcançadas pela fé.

A NECESSIDADE DE UMA FÉ VERDADEIRA

É muito comum ouvirmos falar de pessoas que tem muita fé – e às vezes estamos falando de mera crendice, de mera superstição ou, também, em mera máscara de piedade. A fé é um elemento que produz grandes bênçãos na família. É fortalecida através da fé que a família enfrenta os embates da vida e permanece firme, mesmo quando jogada de um lado para o outro pelas intempéries ela permanece no rumo certo, pois olha firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus Cristo (Hb 12:2 - …olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus), que funciona como um farol a iluminar o caminho dos crentes (Sl 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos).

A VERDADEIRA FÉ NÃO PODE SER IMITADA

Paulo recorda o exemplo de Timóteo, Eunice e Lóide. Ensinaram a Timóteo, desde a sua meninice o conteúdo das Escrituras (II Tm 3:15 - …e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus) e, em decorrência disso, a viver por fé (II Co 5:7 - …visto que andamos por fé e não pelo que vemos). O que de melhor caracterizava o jovem Timóteo, do qual todos davam bom testemunho (At 16.1-2 - Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio) era que sua fé era verdadeira, sem fingimento algum (II Tm 1:5 - pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti).

A FÉ COMO INSTRUMENTO PARA VENCER AS CRISES

Não há famílias que não enfrente crises – a família de Abraão e Sara enfrentou várias delas, e crises sérias e, quando faltou fé, resultou em abandono e graves problemas (Gn 12:13 - Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida). A falta de confiança em Deus, e a falta de Deus como referencial resulta em ansiedades e faltas que seriam melhor enfrentadas e vencidas pela fé (I Jo 5:4 - …porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé). A fé não significa estar isento de (grandes) problemas e dificuldades, mas é poder de Deus para enfrenta-los confiantemente.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL