quarta-feira, 18 de maio de 2016

V. COMPROMISSO E OBEDIÊNCIA: EXPRESSÃO DE AMOR A DEUS

A bíblia faz numerosas menções da dedicação de Abraão a Deus, e uma destas menções está na história do livramento de seu sobrinho Ló das mãos de Quedarlaomer. Abraão e seus 318 servos libertam Ló e na sequência ele entrega o dízimo da parte que lhe cabe dos despojos de guerra (Gn 14.18-20 –Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo) às mãos de Melquisedeque, um obscuro sacerdote do Senhor (El Elyon, o Deus altíssimo). Podemos ver claramente o compromisso de Abraão com Deus em de tudo entregar o dízimo antes da exigência da lei, invalidando os questionamentos antigos e atuais se o cristão deve ou não dar o dízimo. O dízimo não é uma questão legal, é uma questão de amor e fidelidade. Quem precisa da lei para dizimar o faz por causa de uma exigência e não pela motivação correta nem com alegria e gratidão (II Co 9:7 - Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria).

AMOR SE EXPRESSA EM OBEDIÊNCIA

O descendente por excelência de Abraão, aquele em quem são benditas as famílias da terra afirmou que “quem ama, obedece” (Jo 14:15 - Se me amais, guardareis os meus mandamentos) porque a obediência resulta em bênçãos (Pv 7:2 - Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos). O dízimo que vemos Abraão entregar é só um aspecto da fidelidade do cristão, porque, muito mais importante, na verdade fundamental, essencial, é o compromisso de amor a Deus que cada um deve expressar obedecendo-o em tudo. É inadmissível alguém desejar a bênção de Deus vivendo em total descompromisso com o Senhor.

SEM COMPROMISSO PARA ABENÇOAR

Quando Deus chamou Abraão ele lhe deu uma ordem – à qual Abraão prontamente obedeceu. Deus também fez uma promessa – que evidentemente cumpriu. Deus disse que o abençoaria, e que abençoaria os que o abençoassem, mas que, também, amaldiçoaria os que o amaldiçoassem. Há uma evidente correlação na atitude de Deus em abençoar os obedientes e amaldiçoar aqueles que se colocassem contra Deus, amaldiçoando o que Deus abençoava (Nm 23:8 - Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem o SENHOR não denunciou?). É inadmissível esperar que Deus tenha o compromisso de abençoar alguém que não tem nenhum compromisso com ele, e por isso somos incentivados pelo Senhor a amá-lo e a expressarmos nosso amor através de uma comprometida obediência.

COMPROMISSO PARA OBEDECER

Séculos depois um dos descendentes de Abraão chamaria seus irmãos e lhes faria um desafio: obedecer ou não a Deus (Js 24:15 - Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR). Josué lembraria ao povo que esta não seria uma tarefa fácil, na verdade, seria a coisa mais difícil que poderiam tentar fazer (Js 24.19-20 - Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. 20 Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem).

COMPROMISSO PARA ABENÇOAR


Abraão e Sara foram bênçãos para muitas famílias – e nossas famílias, bem como a família da fé, também devem ter este firme compromisso de ser uma bênção para todos. Este objetivo não será alcançado por ansiedade particular, mas por dependência, confiança e descanso no Senhor (veja Mt 6.25-34).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL