domingo, 19 de abril de 2009

NADA ESTÁ GANHO, MAS O FOGUINHO VIROU FUMAÇA

O Flamengo derrotou o Botafogo por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, e conquistou o título da Taça Rio graças a um gol contra marcado pelo zagueiro Emerson aos 17 minutos do segundo tempo. A vitória credenciou o time para a decisão do Campeonato Carioca com o próprio alvinegro, vencedor da Taça Guanabara. Além disso, o clube rubro-negro manteve vivo o sonho do tricampeonato estadual. Se for alcançado, fará a equipe assumir a hegemonia de títulos do futebol carioca com 31 títulos, contra 30 do Fluminense. E o técnico Cuca se sagrou tricampeão da Taça Rio, já que tinha conquistado os títulos de 2007 e 2008 como treinador do Botafogo.

A vitória do Flamengo, que não conquistava a Taça Rio desde 2000, foi merecida. Desde que o árbitro apitou o início da partida, a equipe rubro-negra partiu para o ataque e pressionou o Botafogo até o momento em que conseguiu a vantagem.Depois de sofrer o gol o Botafogo trocou esquema e jogadores, mas não conseguiu ameaçar a vitória rubro-negra. Agora, Flamengo e Botafogo vão decidir o título estadual nos dias 26 de abril e 3 de maio.

O Flamengo começou o primeiro tempo no ataque com Leonardo Moura e Juan atuando no campo adversário e marcando a defesa alvinegra por pressão. Logo no primeiro minuto, Emerson arriscou de fora da área, mas a bola saiu à direita de Renan. O Botafogo tinha dificuldades para sair jogando e mais ainda para conter a troca de passes da equipe rubro-negra. O resultado é que o time dirigido por Ney Franco fazia faltas seguidas nas proximidades da grande área. Apesar da pressão rubro-negra, o primeiro grande momento de perigo foi do Botafogo. Reinaldo deu ótimo passe para Victor Simões que entrava pela direita mas o atacante chutou fraco sem qualquer perigo para Bruno. O Flamengo seguia pressionando mas não conseguia criar lances de definição enquanto o Botafogo só partia para o ataque com a bola dominada. E aos 18 minutos, o time alvinegro teve outra boa chance numa jogada individual de Maicosuel que mesmo sofrendo marcação pessoal de William, encontrou espaço para chutar rasteiro e a bola se chocou com a trave de Bruno que estava inteiramente fora da jogada. O Flamengo continuava pressionando pelas laterais do campo, recebendo faltas e desperdiçando as cobranças. Aos 21 minutos, Zé Roberto fez boa jogada individual driblando Leandro Guerreiro mas o cruzamento não encontrou ninguém na área para concluir. O mesmo Zé Roberto voltou a aparecer bem aos 28 minutos mas o goleiro Renan saiu bem e abafou a jogada. A partida continuou muito disputada no meio campo e a torcida só voltou a ter um motivo para se levantar aos 43 minutos, quando o zagueiro Juninho cobrou falta da intermediária, com violência, e a bola passou bem perto do travessão de Bruno, no último lance importante da etapa inicial.

O segundo tempo começou com o mesmo panorama. O Flamengo forçando o ataque com Leonardo Moura e Juan pelas laterais enquanto o Botafogo tentava bloquear a intermediária e sair em lançamentos compridos para Victor Simões. Aos cinco minutos, Willians arrancou livre pela intermediária mas pisou na bola e caiu no momento em que se aproximava da grande área, frustrando a torcida. Aos sete minutos, foi a vez de Juan entrar pela esquerda e cruzar mas Emerson chegou atrasado e não conseguiu concluir a jogada. O Botafogo tinha dificuldades por causa da má forma de Reinaldo que se movimentava pouco e se limitava a tocar a bola para os companheiros evitando dar arrancadas para a área adversária, talvez para evitar sentir o problema muscular que o fez sair no primeiro tempo da partida contra o Americano no meio da semana. Aos 12 minutos, Zé Roberto descobriu Emerson livre na entrada da área mas ele demorou e permitiu o corte de Juninho. Aos 16 minutos, Renan fez sua primeira grande defesa na partida, espalmando para o lado. O primeiro gol do Flamengo aconteceu aos 17 minutos após nova cobrança de falta do lado da área. A bola acabou sobrando nos pés do zagueiro Emerson que tentou aliviar e chutou para dentro do seu gol, deixando o goleiro Renan totalmente sem defesa. O técnico Ney Franco decidiu alterar o esquema de três zagueiros colocando o meia Renato no lugar de Fahel que fazia a função do terceiro zagueiro. Além disso, o treinador deslocou Thiaguinho para o meio campo e colocou Gabriel na lateral esquerda. O Botafogo passou a pressionar de forma desordenada, facilitando a tarefa da equipe rubro-negra que continuou apostando nos contra-ataques. Aos 41 minutos, Juan foi lançado pela esquerda. Thiaguinho chegou atrasado e derrubou o lateral rubro-negro que foi expulso de campo. E até o final o Flamengo esteve mais perto de marcar o segundo gol do que o Botafogo de chegar ao empate. Como aconteceu aos 44 minutos com Josiel que recebeu uma bola chutada da defesa por Fábio Luciano e chutou por cima e aos 48 com Erick Flores que também perdeu uma chance clara de gol.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL