O ministério público de Minas Gerais já havia classificado a IURD como a maior organização criminosa em terras tupiniquins – superando até mesmo o Palácio do Planalto e arredores… Pois bem, enroscado com a lei, agora Edir Macedo é considerado, também, criminoso internacional. Veja o que vai na Revista Veja:
"O Ministério Público Federal o acusa de “organizador de atividade criminosa” e de praticar evasão de divisas, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica. […] Na última década Macedo expandiu seus empreendimentos para fora do Brasil, abrindo templos da Universal em 170 países e criando a Record Internacional. A expansão internacionalizou suas dificuldades com a lei. Como grande parte das doações passa pelos Estados Unidos, promotores americanos o investigam por lavagem de dinheiro. Até a Venezuela anda preocupada. Em pedido de cooperação enviado ao Brasil, promotores daquele país relatam que o bispo é alvo de uma investigação de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Os venezuelanos citam a acusação feita por um ex-pastor da Universal que viajou à Colômbia em 1989 para obter recursos com um traficante do Cartel de Cali. Voltou de jato fretado para o Brasil e a soma, segundo ele, foi usada para a compra da Record. Como o mesmo grupo de religiosos difundiu a Universal na Venezuela, as autoridades de lá temem que as igrejas estejam sendo usadas para lavar dinheiro.”Estamos na presença de uma organização criminosa internacional que também atua na Venezuela”, justificam os promotores, que pedem cópia de todas as investigações brasileiras relacionadas a Macedo".
A PROPÓSITO…
Nos últimos meses, Edir Macedo e sua família têm passado cada vez mais tempo no Brasil e menos nos EUA, onde morava de fato desde 2000. Na própria Universal, há que relacione essa distância ao julgamento de Regina da Silva, ex-tesoureira da sua igreja em Nova York, no dia 12 de outubro. Regina é acusada de lavagem de dinheiro por operações feitas entre 1995 e 2001 para a Igreja Universal.
Só uma dica: alguém investigue Valdomiro Santiago… vem bomba para breve. Aguarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário