sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O OUVINTE TEM A OBRIGAÇÃO DE ATENDER

Da mesma maneira que, quanto ao ide de Jesus, só há duas atitudes possíveis: obedecer ou não, como fez Jonas, também só existem duas atitudes possíveis quanto ao chamado do mestre: atender ou não. Jesus dirige aos cansados e sobrecarregados [Mt 11.28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei] o mesmo convite da graça feito por Isaias aos que tem fome e sede [Is 55.1 - Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite]. Mas, diferente do que tem sido comumente anunciado, o chamado do Senhor não é apenas para satisfação de necessidades imediatas, mas também para tê-lo como Senhor. Seu chamado é para segui-lo, para serviço, mas principalmente para uma mudança essencial e imediata em suas atitudes. Diante de um mestre religioso ele afirma enfaticamente que era-lhe necessário nascer de novo, isto é, mesmo a sua religiosidade precisava ser aniquilada por ser uma barreira que o separava de Deus e ele necessitava de um novo começo [Jo 3.3 - A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus; Jo 3.7 - Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo].

Assim como a pregação é essencial para a existência da fé, cada ouvinte tem uma responsabilidade pessoal diante da palavra. O profeta Ezequiel é enfático quanto a isto. De um lado, ele enfatiza a obrigação do pregador em avisar o iníquo [Ez 33.9 - Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti] mas, do outro, lembra a obrigação do ouvinte em atender ao aviso que lhe é dado [Ez 33.9 - Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma]. Ora, uma vez que o pecador ouviu a mensagem, ouviu o oferecimento da graça de Deus, é, sua, agora, a responsabilidade. E o Senhor adverte em palavras bastante claras ao pecador: "...não endureçais o vosso coração" [Hb 4.7]. É oferecida uma clara oportunidade de salvação, ao mesmo tempo que esta oportunidade exige uma resposta imediata. O tempo oportuno é chamado por Deus de "hoje" [Hb 3.13 - ...pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado].

Quando o evangelho é proclamado está acontecendo um sincero chamado ao pecador: que se arrependam de seus pecados e creiam no evangelho [Mc 1.15 - ...dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho] e, crendo, tenham os seus pecados cancelados [At 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados]. Esta é a responsabilidade do ouvinte: ouvir a mensagem, receber o convite do evangelho e aceitar o presente que lhe é dado. Esta é a responsabilidade de cada homem e mulher que ouve o evangelho: responder positivamente ao chamado do Senhor. É o único caminho certo – a alternativa é terrível, indesejável. Lamentavelmente o caminho da vida eterna é tomado por poucos [Mt 7.14 - ...porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela]. A grande maioria ainda prefere o caminho do pecado, largo e espaçoso, mas que os conduz ao inferno [Mt 7.13 - Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)]. O evangelho é de Deus, a mensagem deve ser entregue pelos homens que foram alcançados por ele, mas a responsabilidade de ouvir ou não, de aceitar ou não a mensagem, é de cada homem e mulher a quem ela chega.

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