sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O CRISTÃO TEM O COMPROMISSO DE TESTEMUNHAR

Paulo expressa este dever dos cristãos ao afirmar que Deus deu aos cristãos o ministério da reconciliação, isto é, uma função ou serviço. Mais do que uma mudança de status, a palavra [katalyma] indica uma mudança de lugar, ser colocado em um lugar de descanso, ser hospedado num lugar aprazível. Quando Paulo afirma que o cristão foi reconciliado com Deus isto quer dizer que as barreiras foram totalmente abolidas, destruídas, aniquiladas e mesmos os melhores esforços humanos, de nenhum valor, foram removidos como se fossem meros obstáculos à ação de Deus [Is 59.2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça]. Além disso, a maneira de Paulo descrever esta destruição indica que foi uma ação de Deus em favor do homem. Deus é o agente, o homem é o objeto da ação. É Deus quem destrói as barreiras que os homens edificaram. Cultura, religião, preconceitos, família, posses – tudo isto torna-se obstáculo se toma o lugar que só a Deus é devido: a primazia [Mt 6:33 – ...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas].

Reconciliados, os cristão são colocados numa nova relação com Deus. De inimigos em amigos, de adversários passam a ser cooperadores, como Paulo já havia afirmado em I Co 3.9 - Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós]. Na qualidade de cooperadores, Paulo chama os cristãos de ministros, servos, isto é, alguém que tem a função de atender a vontade de outrem. O apostolo sabia muito bem o que significava esta transformação – ele foi alvo dela, de inimigo de Cristo tornou-se enviado do Senhor, com a missão de chamar outros ao mesmo tipo de relacionamento novo, pessoal, íntimo e profundo com Deus. Este ministério implica em anunciar a vontade daquele que envia. É a entrega de uma mensagem que vem de Deus para os corações dos homens. Não deve ser aumentada, enfeitada, adulterada. Deve ser entregue exatamente como foi recebida, como fazia o profeta Micaías [II Cr 18.13 - Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que meu Deus me disser, isso falarei]. O conceito que quero apresentar de ministro da reconciliação é o de testemunha confiável, isto é, contar aquilo de que tem real conhecimento, que viu, ouviu, presenciou. A testemunha confiável não relata impressões, mas conhecimento. Não defende teorias, relata fatos. Não expressa sugestões, mas fala da sua experiência com o fato que precisa ser tornado público. E a mensagem que foi entregue aos cristãos é que "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões". É uma mensagem sobre a justiça de Deus, seu amor e o perdão que é concedido gratuitamente ao pecador [Paulo já havia afirmado que "tudo provém de Deus". É esta mensagem que Paulo afirma entregar [At 26:20 - ...mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento].

O cristão tem a obrigação, a responsabilidade de obedecer ao mandato do Senhor e, por onde for, ir anunciando esta mensagem. É através dos cristãos que Deus exorta o mundo. É através da vida e da palavra dos cristãos que a mensagem da salvação oferecida gratuitamente através de Jesus. São eles a boca de Deus, e é através deles que Deus fala aos homens. A Escritura ensina isso de forma bastante enfática ao afirmar que "a fé vem pelo pela pregação, e a pregação, pela palavra de Deus" [Rm 10.17]. E quem são os pregadores? Não são e nem serão os anjos, nem as pedras, embora elas sejam usadas, metaforicamente, para expressar a indignação da criação quando os cristãos se recusarem a cumprir seu mandato [Rm 8.19 - A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus]. São os discípulos, as testemunhas de Jesus, como já foi mencionado no princípio [At 1.8...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra] que devem ir por todo o mundo anunciando esta bendita mensagem [Mc 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura].

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL