sábado, 12 de maio de 2012

O PROBLEMA DA IGREJA É TER CRENTES CARNAIS OU CARNALIDADE?

DSCN8761Paulo escreveu aos coríntios para tratar de alguns problemas muito sérios que estavam afligindo aquela Igreja de fundação recente. Era uma Igreja nova, com gente de costumes os mais diversos, sem tradições cristãs ou judias, e que precisava encontrar o seu caminho. E dentre os principais problemas, abordados desde o capítulo 1, temos o triste pecado do divisionismo, da panelinha, do grupinho, do eu e meus amigos contra os outros. A exortação de Paulo é: só existe uma Igreja. É um só corpo. Não há verdadeira Igreja onde há divisões. A Igreja local [não a Igreja, corpo místico de Cristo] não subsistirá se ficar dividida, mais cedo ou mais tarde ela cairá. Colocando em outras palavras, se você não contribui para a unidade da Igreja você a está dividindo – se você não está fazendo a obra do Senhor, batalhando pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos [Jd 1.3: Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos] então você está lutando do lado errado, sua luta não está sendo pelo Senhor, e sim contra o Senhor [Mt 12.30: Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha].

Vamos rememorar alguns dados interessantes sobre esta carta de Paulo aos coríntios:

a. Era uma carta resposta a problemas locais, específicos;

b. Era a carta de um apóstolo que tinha a sua autoridade contestada por alguns insubmissos;

c. Era uma carta para uma igreja contaminada por problemas, dentre eles:

a. Valorização das coisas do mundo;

b. Divisões e contendas entre os crentes;

c. Rejeição da autoridade bíblica em assuntos fundamentais;

d. Atitudes de perigosa proximidade moral com o mundo pagão circundante.

Mesmo depois de mostrar aos coríntios que eles eram de Cristo, foram chamados por Cristo, foram eleitos por Deus, salvos em Cristo e santificados mediante o conhecimento espiritual que é dado pelo Espírito o apostolo Paulo sentia que ainda havia a necessidade de lembrar aos irmãos que eles não deveriam ser de Paulo [Paulo fundou nossa Igreja, então somos discípulos dele], ou de Apolo [a pregação de Apolo é mais eloquente, mais alegre, mais descontraída e ele prega com um tom de voz impressionante] ou de Pedro [Pedro traz pra gente a segurança da ligação com o judaísmo, com os cristãos judeus, e esta ligação histórica é importante]. E no início do capítulo 3 Paulo vai ao ponto da questão, como se dissesse a um enfermo que pergunta, depois de muitos exames e ponderações médicas: "e então, doutor, o que é que eu tenho"? A resposta de Paulo, certamente inspirado pelo Espírito é: "vocês estão agindo como se não tivessem o Espírito, como se fossem ainda como os demais homens, como se não tivessem nascido de novo, sido transformados pelo Senhor".  Para não incorrermos nos mesmos erros dos coríntios, vamos ver quais são as características dos homens que não tem o necessário discernimento das coisas do Espírito, mencionadas por Paulo no capítulo 2.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL