sábado, 12 de maio de 2012

O PROBLEMA DA IGREJA É TER CRENTES CARNAIS OU CARNALIDADE? UMA IGREJA IMATURA

mart3Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.

I Co 3.2

Paulo lhes diz que não pode lhes falar como a pessoas plenamente desenvolvidas, como espirituais que eles eram. Mas como suas atitudes demonstravam, eles precisavam ser tratados de uma maneira muito mais simples. Eles são espirituais, mas precisam ser lembrados de estão agindo como carnais, e, como se fossem carnais, precisam ser exortados à correção. Todos sabemos que crianças podem ou não determinados alimentos, a depender da idade que tenham. Nenhum de nós se atreve a dar churrasco apimentado para uma criança recém-nascida. É justamente isto o que Paulo está afirmando: vocês precisam ser alimentados de novo como quando eram bebês na fé, precisam aprender as primeiras e mais claras verdades do evangelho. Vocês ainda não progrediram. Cabe aqui a exortação de Pedro [I Pe 2.2-3: ... desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso].

Talvez um exemplo claro de pessoas maduras mas hipersensíveis tenha ocorrido em 1945. Muitos judeus e prisioneiros de guerra dos alemães eram mantidos com rações alimentares de uma batata, um pedaço de pão e um caldo temperado. Após semanas e meses os sobreviventes estavam completamente debilitados, enfraquecidos. Ao final da guerra um grupamento anglo-americano encontrou um destes campos de concentração alemães e, com pena dos presos, fizeram uma grande quantidade de comida [feijão, bacon] para comemorar a libertação daqueles homens e mulheres. E eles comeram abundantemente. O problema é que seu organismo estava debilitado, e muitos morreram porque não aguentaram a comida. Eram adultos, mas seu estomago estava fraco, precisavam de leite e não de feijoada.

Como crianças os coríntios precisavam de correção, de disciplina, de exortação mais do que de qualquer outra coisa. Eles não estavam prontos para se aprofundar no conhecimento de Deus – embora possuíssem a mente de Cristo, embora estivessem aptos espiritualmente para compreenderem as coisas de Deus não se desenvolveram, precisavam ser ajudados a andar novamente. Naquela área das suas vidas eles estavam deixando produzir um fruto da carne: as dissenções. Como espirituais que eram, nesta área eram apenas bebês: sua fé ainda era fraca, seu amor ainda pequeno, sua aptidão espiritual ainda pouco exercitada – mas eram salvos, eram nascidos de novo, eram homens espirituais que neste aspecto de seu comportamento se mostravam como se fossem carnais. Como todos os demais crentes eram, ainda, imperfeitamente santificados – eles eram reprováveis na área dos relacionamentos, e nós, em que área somos? Quando eles já deveriam estar, dado o tempo decorrido, aptos a ensinar, precisam novamente ser ensinados. Quando, como espirituais, precisavam transmitir as verdades eternas aos carnais, havia a necessidade de que Paulo lhes expusesse, como se eles fossem os carnais, os princípios da vida espiritual.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL