segunda-feira, 14 de abril de 2014

CONVOCAÇÃO DEFINITIVA DA SELEÇÃO

Às vésperas da copa de 2010 toda a imprensa dava como certa a convocação de André Santos (hoje no Flamengo); Ronaldinho Gaúcho (hoje no Atlético Mineiro) e Adriano (sem clube). Estes jogadores chegaram a constar na lista das publicações especializadas, e até mesmo nos famosos álbuns de figurinhas que os colecionadores tanto esperam.
Naquele ano os laterais esquerdos foram Michel Bastos e Gilberto, para a vaga que seria de Ronaldinho Josué foi convocado e para a de Adriano quem teve a sorte de ser escolhido foi Grafite.
Como não há nada de novo debaixo do sol, é a hora de nova expectativa quanto à convocação para a copa do mundo - e mesmo depois dela ser feita ainda há o risco de cortes, como foi o caso de Emerson, convocado em 2002, chegou a viajar para o Japão e acabou cortado ao se lesionar em uma brincadeira, dando lugar a Ricardinho.
Nomes certos para a copa de 2014 estão sendo, aqui e ali, descartados. Inglaterra, Portugal, Espanha e outros já perderam nomes importantes, enquanto outros lutam para se qualificarem a tempo.
Mas quero falar de outra convocação. Esta que será feita por Luís Felipe Scolari já terá muitos cronistas, muitos palpiteiros, muita gente dizendo se foi boa ou não - e provavelmente ninguém concordará com ela sem fazer alguma ressalva. Os duzentos milhões de técnicos poderão começar mais ou menos assim: “Foi boa, mas fulano merecia uma chance”... E por aí vai.
A seleção a que me refiro não tem empresas multinacionais como patrocinadores, não joga futebol, não disputa campeonatos. Ela não precisa enfrentar dezenas de outras competidoras em busca de uma vitória, porque ela já é vencedora, aliás, ela é mais que vencedora.
A convocação para tomar parte nesta seleção tem sido feita há muito tempo, e de muitas maneiras. Antes mesmo que houvesse jornais, revistas, rádio, televisão, internet ou outros canais de comunicação ela vinha sendo feita publicamente e também reservadamente, chegando, de qualquer modo que fosse possível, a milhares e milhares de homens e mulheres, de todas as tribos, povos e raças - é, nesta seleção não há discriminação quanto a sexo ou nacionalidade.
É verdade, não há distinção de cor, de nacionalidade, escolaridade, renda, sexo, tipo físico - não há limitação ou distinções de qualquer espécie, todos são olhados pelo técnico pelo mesmo critério, sem discriminação: todos são iguais perante seus olhos (Rm 6.23).
Mas esta convocação é séria, tem um tempo determinado e um número (ainda que grande) limitado de vagas. O técnico é o mesmo ontem, hoje e sempre, não vai mudar de opinião como fez Dunga em relação a Adriano em 2010.
O nome do técnico desta seleção é Jesus Cristo. E ele tem convocado milhões através de seus auxiliares, pregadores da palavra, que se utilizam de todos os meios de comunicação disponíveis. E você, que atitude tomará frente à convocação para integrar a seleção dos santos, dos eleitos de Deus (e não do time da baixada santista)?
Enquanto os técnicos das seleções que vão disputar o mundial convocam os mais fortes, os mais talentosos para a guerra da bola, o Senhor Jesus convida os cansados, os sobrecarregados para que venham a ele, pois ele lhes dará não guerra, mas paz, descanso e repouso. Ele diz aos que tem fome e sede que venham a ele, e, dele, recebam a verdadeira comida e a verdadeira bebida.
A convocação feita pelo Senhor Jesus é imutável em seu teor e nos seus alvos. E se você foi convocado você certamente entenderá e atenderá ao chamado, pois todo o que o Pai deu a Jesus irá até ele (Jo 6.37).
Jesus chama seus convocados de ovelhas, e nos diz que elas ouvirão a sua voz, atenderão e o seguirão (Jo 10.27). Mas um dos auxiliares de Jesus chama-os também de atletas, convocados para uma carreira ou uma luta para alcançarmos um prêmio incorruptível.
Vou transcrever aqui o “tweet” de Jesus para você (@mateus11.28-30), convocando-o para a sua seleção eterna:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Jesus não mudará esta convocação. O que você fará agora que sabe dela? Atenda, já, pois hoje é o tempo oportuno, o dia da salvação - pode ser o dia da sua salvação (II Co 6.2). Ah, e uma boa nova, melhor do que a que Emerson recebeu ao ser convocado: nesta seleção não há cortes, pois, aquele que o Senhor chama ele jamais abandona (Jo 6.37).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL