sexta-feira, 25 de março de 2016

TETELESTAI - ESTÁ CONSUMADO

Você já parou para pensar o que Jesus quis dizer exatamente quando, no calvário, disse a frase de entrega e conclusão de seu ministério: está consumado? O que esta palavra, tetelestai, significa? O que está consumado, afinal?
É uma só palavra, apropriada para um grande grito, para um grande anúncio. Se fosse em português, talvez gritasse “feito”, ou “pronto”. Mas foi em grego - não em aramaico ou hebraico, um brado para todos os presentes entenderem facilmente, pois todos, judeus e gentios, compreendiam bem o grego koinê.
Uma só língua para anunciar que, afinal, tudo estava consumado, não haveria confusão de entendimento, como em babel. Aquele anúncio era para todos os povos, o mesmo anúncio, de uma vez por todas, como bem expressa o modo verbal [perfeito], indicativo de que tudo quanto era necessário para a solução de um conflito de séculos finalmente havia sido completado.
O que está consumado?

I. A SEMENTE DA MULHER QUE ESMAGA A CABEÇA DA SERPENTE

Está consumado, em primeiro lugar, a promessa feita no Éden à mulher, de que seu descendente esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3:15).
Eva esperava que, pela vontade dela e de seu marido, viesse o descendente prometido (Gn 4:1), e que Deus fosse um coadjuvante neste processo. Como bem sabemos, Caim seria um esmagador de cabeça, mas a única cabeça que ele pode ter esmagado foi a do próprio irmão, Abel (Gn 4:8).

II. A BENÇÃO PARA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA É DERRAMADA PELO DESCENDENTE PROMETIDO

Ao chamar Abrão Deus disse-lhe que faria dele uma bênção para todas as famílias da terra (Gn 12.3) através de seu descendente (Gl 3:16).
Não havia mais ninguém a ser esperado - aquele que fora prometido a Abrão se revelava em plenitude diante de uma multidão atônita, que fora assistir a um espetáculo cruento e se tornou testemunha do maior ato de amor jamais visto (Rm 5:8).
Ninguém estava ali para torcer por Cristo, mas para vê-lo morrer - não sabiam que, provavelmente, em lugar (I Pe 3:18) e beneficio de muitos ali presentes (Hb 9:28).

III. O PROFETA A QUEM TODO HOMEM DEVE OUVIR ANUNCIA A MENSAGEM DA REDENÇÃO COMPLETADA

Está consumado significa também o fim da expectativa por aquele que foi anunciado por Moisés e que deveria ser ouvido por todos (Dt 18:15).
Por muitos séculos Deus enviou profetas (Jr 7:25) que foram rejeitados e mortos - até que, finalmente, enviou aquele que é maior que todos os profetas, o próprio filho (Hb 1:2).
Mesmo diante dos grandes profetas do passado Deus faz questão de mostrar a superioridade de Cristo sobre todos eles (Mt 17:5) como filho unigênito de Deus (Hb 1:13).

IV. O REI QUE ESTABELECE UMA NOVA LEGISLAÇÃO  MEDIANTE UMA NOVA ALIANÇA

Muitos não conseguem ver na cruz o rei em seu trono - e, de fato, seu trono é alto e sublime, como disse Isaías (Is 6:1 - No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo) segundo a interpretação inspirada do apóstolo João (Jo 12:41) que viu, também ele, a glória do unigênito do pai (Jo 1:14).
A aliança que Deus estabeleceu (Gn 9:9 - Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência) e confirmou por estatuto perpétuo (Sl 105:10) só poderia ser mudada se fosse, antes, cumprida (Gl 3:17).
Somente com o cumprimento da promessa essa lei poderia ser, então, substituída através de um legislador com as mesmas prerrogativas e direitos do primeiro, e é justamente isto o que Cristo faz, sendo o próprio Deus (Cl 2:9 - ...porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade) estabeleceu uma nova aliança (I Co 11:25) a qual deve ser sempre anunciada (II Co 3:6).

V. O SACRIFÍCIO E SACERDOTE QUE PURIFICA SEU POVO DE UMA VEZ POR TODAS

Israel tinha que, continuamente, oferecer sacrifícios de animais ao Senhor. E o sacerdote tinha que fazê-lo diariamente, inclusive em favor de si mesmo (Hb 5:3). Cristo ofereceu a si mesmo, de uma vez por todas (Hb 7:27-28) cumprindo, assim, todas as exigências sacrificiais do Antigo Testamento e criando um novo povo, exclusivamente seu (Tt 2:14) que cumpririam zelosamente a sua vontade (Ef 2:10).
Em Israel houve sacerdotes, mas Cristo é mais que o que eles foram, ele é o sumo sacerdote perfeito, glorificado pelo pai (Hb 5:5), sacerdote para sempre (Hb 6:20) e que pode compadecer-se das nossas fraquezas (Hb 4:15) por isso tomou o nosso lugar e pagou o preço dos nossos pecados com um sacrifício propiciador (I Jo 4:10).

CONCLUSÃO

Tetelestai não quer dizer o fim, mas o cumprimento. Tetelestai não quer dizer o esquecimento, mas a lembrança da fidedignidade de Deus ao cumprir todas as suas promessas. Jesus não veio apagar nada do que Deus prometeu - veio e cumpriu perfeitamente a vontade do pai (Jo 4:34) buscando e salvando todos os perdidos (Lc 19:10) que lhe haviam sido dados pelo pai (Jo 17:12).
Tetelestai significa que o preço da transgressão que levou o homem para fora do paraíso foi pago - e ele agora pode retornar à casa do Pai, e ser recebido com festa (Lc 15:7).
Tetelestai significa que a maldição do domínio do diabo sobre o homem, inaugurado no paraíso quando a serpente enganou mãe Eva foi quebrado e Deus derramou sobre todas as famílias da terra a bênção da salvação libertadora (Cl 1:13).
Tetelestai significa que todo engano inaugurado pela serpente lançando dúvidas sobre a palavra de Deus foi finalmente removido e, ouvindo a Cristo, o homem tem sua mente iluminada e sua vida restaurada (Ef 1:18).
Tetelestai significa que a escravidão dos pecadores ao pecado foi definitivamente removida na cruz, não havendo mais escrito de dívida para ser cobrado pelo inimigo de nossas almas (Cl 2:14).
Tetelestai significa, em suma, que através do nosso sumo sacerdote temos acesso livre a Deus, sem qualquer temor de sermos rejeitados porque os nossos pecados foram pagos e as manchas removidas de nós (Hb 10.19-23).
Está consumado - e isto significa que Cristo satisfez o requerimento da santidade de Deus e seu povo deve viver o mesmo estilo de vida de seu mestre (Mt 10:25).
Está consumado indica que meu arrependimento alcança perdão. Minha conversão alcança misericórdia e descanso. Minha mortificação é fruto da ação de Deus em meu coração. Está consumado indica a capacitação para não mais sentir prazer no pecado e sentir alegria em cumprir a vontade de Deus. Está consumado significa que a inimizade contra Deus foi substituída por outra inimizade - contra o pecado. Está consumado significa que a comunhão com as trevas foi substituída pela comunhão com Deus e com os filhos de Deus.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL