quinta-feira, 26 de março de 2009

CONCLUSÃO

O que João deseja com tudo isto? Podemos concluir afirmando que tudo o que o apóstolo João afirma a respeito de Jesus tem como objetivo levar os cristãos ao reconhecimento de verdades essenciais a respeito de Jesus. Ele afirma apenas o que viu, o que ouviu, o que experimentou, mas seu desejo é evangelístico, ele quer que seus leitores creiam em Jesus segundo as Escrituras. E ele apresenta Jesus como o verbo da vida. Ele usa um termo filosófico [logos] para tentar comunicar a realidade da divindade de Jesus, e, mais ainda, o seu agir e atributos. João proclama Jesus como a razão da existência de todas as coisas. Jesus é o poder ou a ação divina pela qual o universo recebe sua unidade, coerência, significado. Só por Jesus há o cosmos, a ordem, a existência. Jesus é anunciado como a origem, o meio e a finalidade da criação – inclusive dos homens, de cada homem e mulher, em qualquer lugar e época. Jesus, o logos, é a revelação e o revelador, a razão e a essência de todas as coisas.
João cumpre cabalmente a função de testemunhar: como servo do Senhor, proclama o Cristo de Deus para que todos creiam que ele é o eterno, antes do qual nada houve, e além dele nada há. Jesus é a razão da vida, em contraste com a morte que é comum a todos os homens. Ele vivifica, os homens vivem. Ele traz vida, os homens apenas a experimentam rumo à morte. Sem Cristo, não há esperança de vida porque ele é a própria vida. São inúmeras as vezes que Jesus afirma ser o doador da vida. Mas a mais impressionante declaração de João a respeito de Jesus é que a vida estava nele e a vida era a luz dos homens. Não há vida sem Jesus. Sem Cristo os homens apenas estão mortos – e suas práticas apenas evidenciam esta morte espiritual, este afastamento de Deus que conduz à morte eterna. E somente em Jesus está a solução para a morte eterna: a fé, para que, nele crendo, tenham vida, vida eterna, abundante, significativa.
Para concluir, quero citar o próprio João, que afirma que seu testemunho é anunciar Jesus, por intermédio de quem Deus nos deu a vida eterna [I Jo 5.11] "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho". Diz-nos ainda o apóstolo amado que somente "aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida" [I Jo 5.12] e, finalmente que tudo quanto escreveu foi "...a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus" [I Jo 5:13].Para testemunhar eficientemente precisamos ter a vida que vem de Deus por intermédio de Jesus – e isto só é dado aos crentes. Isto só é dado a quem o conhece, quem o ouve e obedece, quem contempla sua ação e crê na sua encarnação. Crer diferente disto não é crer – é mera aceitação de dogmas, frases e ensinos. E a fé é mais, muito mais do que isto. Crês assim?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL