domingo, 18 de dezembro de 2016

I TM 1 18 20: CONCLUSÃO SOBRE COMO NÃO NAUFRAGAR NA FÉ

COMO EVITAR A PERDIÇÃO ETERNA E NÃO NAUFRAGAR NA FÉ

Evidentemente temos aqui ensino claro e contrastante – quem não combate o bom combate naufraga na fé. Quem não guarda a fé e a boa consciência acaba sendo castigado sob o jugo de satanás e com ele na eternidade.
Combater o bom combate, confiando na Palavra de Deus, é um dever de cada cristão que está aqui – e não cumprir este dever consiste em, no mínimo, dois pecados: negligencia e desobediência. Não cumprir estes deveres é naufragar na fé, e, para não naufragar na fé é preciso manter a fé e manter a boa consciência.
Encontramos vários exemplos na história de pessoas que guardaram a firme confissão da esperança em Deus, desde os heróis da fé da bíblia (Hb 10:23) até uma lista imensa de fiéis que deram a sua vida mas mantiveram o bom testemunho resistindo até ao sangue (Hb 12:4) mas sempre confessando Cristo como seu Senhor através de sua maneira de agir no dia-a-dia e nas grandes provas (I Pe 2:12).
Somos exortados a guardar a boa consciência – e isto é muito mais do que simplesmente não matar e não roubar. Lembre-se que o coração do homem é corrupto (Jr 17.9) e pode deixar você satisfeito com uma série de ações e regrinhas, ou até mesmo a obediência às leis vigentes na sociedade em que vive e ainda assim não ter uma boa consciência diante de Deus. Mas você pode perguntar: "E se meu coração não me acusar?"
Como ter certeza que a minha consciência está boa e não cauterizada? Como saber que a tranquilidade do coração vem de uma boa consciência diante de Deus? A resposta é: se guardamos os seus mandamentos, se fazemos diante dele o que lhe é agradável, se temos comunhão com ele, se nossas orações são guiadas pelo Espírito e, principalmente, se, de fato, cremos no nome do seu Filho, Jesus Cristo e vivamos em comunhão com o povo que ele criou para seu prazer exclusivo (Tt 2:14).
Vou dizer-lhe isto de outra maneira, mais prática: como você pode guardar a fé e ter uma boa consciência diante de Deus sem que esteja correndo o risco de naufragar na fé?

O VALOR E O LUGAR DAS BOAS OBRAS

Em primeiro lugar, não é por confiança em eventuais boas obras que você venha a fazer, porque elas foram feitas para você andar nelas, e você foi feito para andar nelas, e isto é um dever que você não consegue cumprir perfeitamente. Se ter uma boa consciência e manter-se firme na fé dependesse do que você pode fazer você teria direitos a exigir diante de Deus – e direito de gloriar-se por ser melhor do que seu próximo, mas a Escritura diz que todos somos iguais, e iguais em uma coisa: não conseguimos fazer o bem que queremos, e acabamos fazendo o mal que não queremos (Rm 7:19).

AS AUTORIDADES COMO INSTRUMENTOS DE DEUS

Em segundo lugar, não é pela obediência às leis de homens que vamos estar em paz com Deus porque estas são social e historicamente condicionadas, e em inúmeros casos as leis e costumes dos homens, que nos dão a falsa sensação de que está tudo bem, que deixa nosso coração e consciência tranquilos não são suficientes para que tenhamos uma boa consciência diante de Deus, como, por exemplo os cidadãos romanos que adoravam os deuses romanos como prova de cidadania, ou o alemão já citado anteriormente.

O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA PAZ COM DEUS

Nicodemos era um homem que aparentemente estava em paz com Deus – até que ouviu que lhe faltava o Espírito Santo e que sem o Espírito Santo ele jamais poderia entrar no reino de Deus. O apóstolo João diz que eu e você só podemos ter a certeza de que somos de Deus, e que estamos em um relacionamento de paz com ele e gozarmos de uma consciência tranquila é ter nascido de novo, ser habitação do Espírito que testifica ao nosso Espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16).
Nicodemos experimentou estar em paz com Deus quando, passando de um visitante escondido (Jo 3.1-2) se torna um cuidadoso seguidor, arriscando por isso a sua posição social na esquentada Jerusalém dos anos 30 do sec. I.
Você só vai experimentar ter uma boa consciência e não naufragar na fé se viver como discípulo de Jesus no meio de sua geração – não discípulo de sua geração tentando parecer estar em Jesus. Não dá certo. Os judeus tentaram, e Jesus os chamou de hipócritas e sepulcros caiados. Você pode experimentar alegria, paz, bem-aventurança e segurança nas mãos do Senhor que te amou com imenso amor. Combate o bom combate – guarda a fé servindo ao Senhor para que tenha boa consciência e não venha a naufragar porque não há felicidade alguma em ser entregue a satanás, como Himeneu e Alexandre que pareciam crentes, mas ensinavam heresias e queriam perverter a fé da Igreja de Éfeso.
Combate o bom combate. Guarda a fé e seja feliz com Jesus.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL