sábado, 24 de dezembro de 2016

NATAL: O ADVENTO DO VERBO É A RESPOSTA DE DEUS PARA TODO HOMEM

Todo mundo busca respostas para as questões essenciais - e mesmo aqueles que não se importam muito um dia terão, ao menos, a resposta para uma das questões mais essências da humanidade, expressa com maestria no Breve Catecismo: “Para que eu existo”. Mesmo que não acreditem, todos terão a resposta a esta pergunta crucial. E esta resposta não é uma definição, ela é, ao mesmo tempo, uma pessoa e “o Verbo”.
Sim, a única resposta para a pergunta para que eu existo na verdade é: Para quem eu existo? E a resposta só pode ser “para ter algum tipo de relacionamento com o criador”, para ter algum tipo de relacionamento com Jesus Cristo. E não há ninguém que não tenha algum tipo de relacionamento com ele - seja de amizade, seja de inimizade. Não há meio termo. Sim, Jesus é a resposta para qualquer tipo de homem ou mulher.
I. JESUS É A RESPOSTA PARA OS ESTUDIOSOS - no oriente alguns homens conheciam as profecias a respeito de um rei messiânico dos hebreus, e se espantaram com um sinal diferente visto nos céus, interpretando corretamente este sinal como o marco da chegada do salvador (Mt 2.1-2).
II. JESUS É A RESPOSTA PARA OS RELIGIOSOS - nas proximidades do templo havia gente que deveria conhecer as profecias a respeito do rei messiânico, todavia, estavam ocupados demais com religião para atentar para o momento épico da sua religião: o nascimento de Jesus (Mt 2.3-6).
III. JESUS É A RESPOSTA PARA OS PODEROSOS - no trono de Israel encontrava-se assentado um filho de Edom, ocupando um lugar que não lhe pertencia. Poderoso e apegado ao que achava ser seu de direito, deveria ter devolvido ao filho do Senhor da vinha o lugar que era seu de direito, mas preferiu tentar mata-lo (Mt 2.13).
IV. JESUS É A RESPOSTA PARA OS OCUPADOS - nos campos no entorno de Belém os pastores guardavam os seus rebanhos à noite. Era comum grupos de pastores reunirem os rebanhos e se revezarem em vigílias de maneira que todos dormiriam o suficiente, mas mesmo assim eles foram correndo avistar o redentor (Lc 2.8-16).
V. JESUS É A RESPOSTA PARA OS PIEDOSOS - Simeão e Ana aguardavam aquele que era a Redenção de Israel. Simeão ficou tão feliz que considerou o propósito de sua vida cumprido (Lc 2.29).
VI. JESUS É A RESPOSTA PARA OS IDOSOS - Ana era uma profetisa de 84 anos e não cessava de dar graças a Deus pelo menino (Lc 2.38) e mostra que não há idade avançada demais para se alegrar com a vinda de Jesus.
VII. JESUS É A RESPOSTA PARA OS INFANTES - antes mesmo de nascer João Batista já dava um jeito de anunciar que Jesus era, de fato, diferente (Lc 1.41), demonstrando que não há idade mínima para rejubilar-se no salvador.
VIII. JESUS É A RESPOSTA PARA QUEM ESTÁ DISPOSTO A OBEDECER - ao receber a notícia de que seria a mãe do Redentor a virgem, desposada mas com as núpcias ainda não consumadas, não titubeia e coloca-se à disposição do Senhor para que Sua vontade seja feita (Lc 1.38).
E se você não se enquadrar nestas categorias? Há mais uma categoria, e esta eu não deveria deixar de fora porque é a principal delas e é por causa desta categoria de homens que Jesus veio (Mt 1.21).
JESUS É A RESPOSTA PARA OS PECADORES. Jesus veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). E muitos estão perdidos em seus estudos, afazeres, religião, sede de poder, rebeldia. Alguns dizem que é cedo demais, outros que é tarde demais. Jesus veio para mudar a história de pecadores, veio para tornar inimigos de Deus em filhos amados (Rm 5.10). Jesus é a resposta para os pecadores cansados e sobrecarregados que humildemente reconhecem sua incapacidade e clamam por socorro (Rm 7.24).
Jesus é a resposta para homens de qualquer categoria social ou cultural (I Co 12.13) desde que creiam nele (At 16.31) como seu único salvador (At 4.12) recebendo, assim, a benção de ser feito filho de Deus (Jo 1.12) e a vida eterna (Jo 3.36).

A ciência, a filosofia, a matemática, a história, a correria do dia-a-dia, a família, o poder - nada disso responde ao mais essencial anseio do coração do pecador: “Quem me livrará do corpo desta morte”. A única resposta possível é: Jesus Cristo, o libertador (Rm 7.25).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL