domingo, 18 de dezembro de 2016

I TM 1 18 20: NÃO COMBATER O BOM COMBATE SIGNIFICA NAUFRAGAR NA FÉ

19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.

I Tm 1.19
Quando um exército está em marcha em território hostil os soldados só tem uma esperança de não perecerem – se manterem junto com os demais soldados. O mundo animal pode nos ajudar a ilustrar. Na Tanzânia há um parque chamado Serengeti. O ciclo da vida lá é bastante definido. Há o período das chuvas, quando a vegetação cresce e os rios se enchem de água – e o período da seca, quando tudo morre e a água se torna absolutamente escassa. Durante o período das chuvas os animais procriam, as mães amamentam e tudo parece às mil maravilhas – até que começa a secar. Os filhotes de leões começam a trocar de alimentação, do leite materno para a carne. E as mamães leoas começam a caçar para alimentá-los.
Uma de suas principais presas são os gnus, algo parecido com um boi. Quando a seca começa eles (e praticamente todos os animais do Serengeti) iniciam uma longa migração em busca de lugares onde ainda haja pasto e água, formando manadas gigantescas – facilmente seguidas pelos famintos leões. Mesmo fortes, os leões não se atrevem a atacar uma manada de frente, acompanhando-a e tentando cercar os retardatários, formados por indivíduos mais fracos e mães com filhotes menores. Sua estratégia é afastá-los do restante do rebanho. Quando conseguem – é o fim do gnu e o início de uma boa refeição.
Resumindo: na marcha dos gnus em busca do pasto verdejante e das águas abundantes quem fica para trás vira comida de leão. A exortação de Paulo ao seu discípulo Timóteo é que ele mantenha (ele não precisa criar, inventar – ele precisa apenas manter-se) aquilo que ele já recebeu. Paulo diz a Timóteo que ele deve manter (εχω - estar unido por um laço estreito e forte, apegar-se, ter sua mente e emoções controladas e vinculadas) a fé e a boa consciência.
Observe que manter a fé é mais do que simplesmente declarar: "eu creio". Crer é importante, mas manter a fé é viver por fé (II Co 5:7), é experimentar a bem-aventurança da presença do Senhor mesmo sem ter a experiência que os apóstolos tiveram (Jo 20.29). Manter a fé significa viver como discípulo de Jesus mesmo que isto desperte o ódio do mundo (Jo 15:19).
Manter a fé significa ir muito além do discurso de que crê, significa ir além da ortodoxia e adentrar no campo da ortopraxia. Manter a fé significa que as ações devem corroborar a confissão. Manter a fé significa vestir o nu e alimentar o faminto ao mesmo tempo que lhe declara amor (Tg 2.26). Isto não precisa ser criado, com a fé não precisa ser criada, precisa ser experimentada, vivida porque ela é um dom de Deus (Ef 2:8).
Manter a boa consciência (Paulo estava se referindo a uma alma restaurada e tornada saudável pela bem-aventurança recebida - αγαθος συνειδησις) e que, combatendo o bom combate, completa a carreira tendo guardado o bom tesouro, a fé que lhe foi dada pelo Senhor. Deixe-me ilustrar e você decide se isto é uma boa consciência ou uma consciência cauterizada. O livro Exodus, de Leon Uris, que deu origem a dois filmes sobre a segunda guerra mundial e os horrores nazistas, relata a historia de um comandante de um campo de extermínio alemão. Ao fim do dia ele reflete sobre o que aconteceu e diz: "Levantei-me cedo, tomei meu café com esposa filhos, inspecionei os criados judeus e desci para o gabinete. Verifiquei os relatórios e durante o dia vistoriei a aplicação das medidas higiênicas preconizadas. Os equipamentos estão funcionando no limite da capacidade, mas estamos estudando medidas de otimização. Ao fim do dia, reuni-me para a ceia com a família e alguns oficiais, fiz minha oração com meus filhos e beijei minha esposa antes de dormir. Cumpri meus deveres como um bom cristão".
Antes de prosseguir preciso fazer uma correção – o personagem fala de ramo do cristianismo ao qual pertencia, que julguei de bom tom omitir, mas o fato é que ele acreditava que tinha uma boa consciência, mas na verdade sua consciência estava cauterizada – fazia o mal, se esforçava por fazer o mal e ia dormir tranquilamente. Mais uma ilustração. Há pouco tempo um político foi flagrado recebendo propina. E o que ele faz? Ele ora agradecendo a seu deus, não ao Deus verdadeiro, por aquele dinheiro. Pouco me importa se parte daquele dinheiro iria ser entregue como dízimo ou oferta – o fato é que era dinheiro ilícito fruto de uma ação iníqua feita com uma consciência cauterizada, de alguém que literalmente "empurrou para fora de si a boa consciência, repudiou veementemente" e por isso naufragou na fé, não chegaram ao destino adequado.

Não é hora de você questionar-se: que tipo de consciência eu tenho? Ela é uma boa consciência ou é uma consciência cauterizada. Sou cristão e colo na prova? Sou cristão e namoro escondido? Sou cristão e avanço o sinal no namoro? Sou cristão é dirijo sem habilitação? Sou cristão e sonego impostos? Que tipo de consciência eu tenho?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL