quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

POR UM 2017 MELHOR

Tenho conversado com muitas pessoas nos últimos dias e tem sido recorrente a afirmação de que o ano que está se encerrando foi, na melhor das hipóteses, um ano muito difícil. Alguns chegam a afirmar mesmo que foi um ano perdido, com retrocesso.
Se olharmos para os indicadores econômicos somos forçados a concordar. Do ponto de vista político acredito que houve um avanço - embora a desfaçatez e a falta de vergonha dos nossos políticos tenha ficado escancarada. Vergonhoso, no mínimo, seria o termo que sua atuação merecia - inclusive a dos nossos irmãos, a tristemente famosa bancada evangélica. Na saúde pública também não temos o que comemorar - mais uma vez o país de 200 milhões de habitantes à mercê de um inseto de menos de 1cm. Dengue, chicungunha, zica e sabe-se lá o que ainda vem por aí no verão 2017.
Outra expressão que ouço é “Ainda bem que está terminando, agora é virar a página. Ano novo, vida nova”. Esta expressão é comum - e pode ser encontrada tanto na fala de um incrédulo quanto de um crente. Mas será que é assim mesmo? Basta rasgar a última folha do calendário de 2016 e zera tudo? É claro que não. As consequências das ações, dos investimentos, dos desencontros do ano anterior estarão nos esperando quando, no dia primeiro, acordarmos cansados da longa noite de festejos, comilança e fogos - estarão conosco no tão aguardado “ano novo”.
Quer saber mesmo como ter um 2017 melhor - até porque, convenhamos, ter um 2016 melhor é impossível, a oportunidade já passou, o ano já terminou e, se você não aproveitou de nada adianta ficar se lamentando. O jeito é, mesmo, esperar que 2017 seja melhor. E o que você vai fazer para alcançar este desejo?
A melhor e mais simples orientação neste sentido encontrada na Palavra de Deus é: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Se você fizer planos, lembra-te da orientação de Tiago: “Diga: se o Senhor quiser...”
Quer experimentar maior comunhão com Deus? Ore mais, conheça-o mais através da sua Palavra, congregue mais. Acho impressionante crentes que querem ser abençoados, que vivem reclamando das dificuldades da vida mas cuja vida é autônoma, independente, descompromissada com Deus e com as coisas de Deus.
Como fazer para ter um lar abençoado? É tolice esperar que a bênção de Deus seja presente e abundante onde Deus não é temido, respeitado e amado, onde sua vontade é considerada prioritária e tem força de lei - doce, suave e agradável, mais que o mel e o destilar dos favos.
É errado desejar a si mesmo e aos outros um “feliz ano novo”? Claro que não. Podemos e devemos desejar o melhor. Mas não vai ser melhor, de forma alguma, se não for com Deus e na presença de Deus.
Feliz ano novo, são os votos do coração do pastor para você e sua família. Mas um feliz ano novo com Jesus, com compromisso com o Senhor e com sua obra, senão será só mais um ano que você vai desperdiçar.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL