domingo, 26 de dezembro de 2010

O QUE PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DO NASCIMENTO DO REDENTOR

À parte as disputas sobre se deve-se comemorar ou não o nascimento de Jesus, se é no dia 25 de novembro, 08 de janeiro ou outra data qualquer, há alguns fatos que podemos aprender com a história do nascimento do redentor.

Podemos aprender que Deus fala de diversas formas aos homens.

Aos sábios do oriente ele falou através da ciência da observação dos elementos celestes [lembremos que o céu manifesta a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos]. Certamente eles conheciam as profecias a respeito do nascimento de um grande rei em Israel [habitavam a Caldéia, onde os hebreus foram mantidos durante muito tempo como escravos e, certamente, quando muitos retornaram sob Esdras e Neemias outros tantos, talvez mais do que os que retornaram, ficaram por lá]. A eles Deus falou através dos seus conhecimentos científicos e suas observações astronômicas – conhecimentos casados com a expectativa messiânica presente na cultura hebraica que eles certamente conheciam muito bem.

Aos pastores que viviam nos campos e guardavam seus rebanhos nas cercanias de Belém durante as vigílias da noite ele falou utilizando-se de um método diferente, método especialmente comum nos dias dos patriarcas e, novamente, nos dias neotestamentários: Deus enviou-lhes um anjo para anunciar o nascimento do Messias em Belém de Judá, e, junto com este anjo, outros tantos para louvarem a Deus pela encarnação do Filho de Deus. Não eram sábios, não eram astrônomos, mas tinham, igualmente, a expectativa messiânica. Também aguardavam a vinda do Messias.

Mas havia também pessoas que não eram cientistas, nem tinham mais vigor para cuidarem de rebanhos nos campos: eram idosos, dois crentes que também aguardavam a vinda do messias. Deus também fala através do Espírito Santo ao coração dos crentes. Falou a Simeão, que fora advertido que não morreria antes de ver a Redenção de Israel. E, quando vê o menino Jesus entende que nada mais lhe resta senão louvar a Deus. Outra crente que aguardava a vinda do Messias, e que estava a 60 anos no templo, chamava-se Ana. Deus lhes falou ao coração, cumprindo assim a tão aguardada expectativa.

Estes três grupos de personagens têm em comum o fato de que foram avisados por Deus do nascimento do Messias. Deus usou a ciência, os anjos e falou ao coração pelo Espírito Santo. E o resumo da mensagem é: O Messias chegou. E estas são novas de grande alegria.

É motivo de alegria para você, também?

Ou és mais um dos inimigos daquele que nasceu, como Herodes Antipas?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL