domingo, 24 de abril de 2011

ROUBALHEIRA À VISTA

Quando o Brasil foi escolhido para sediar copa do mundo e olimpíadas, comentei, a caminho da cidade de Baião, que ia ser uma roubalheira sem fim. Os jogos pan-americanos já mostraram isto, quando projetos tiveram seus custos ampliados em até 500% [isso mesmo, houve obras que ficaram 5 vezes mais caras].

Quando tomou posse, a digníssima presidanta disse que não permitiria que a ineficiência e a roubalheira tomassem conta do canteiro de obras que parte do Brasil se tornaria. É o que vemos? Disse a presidanta: "“Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para atuarem com firmeza e autonomia.” Este é o discurso de posse. E depois da posse? Ao constatar que todo mundo já sabe que as obras para a copa do mundo estão todas atrasadas, em todas as áreas [aeroportos, transportes, hotelaria, estádios, segurança - dez dos treze aeroportos em obras para os jogos “não apresentam condições de conclusão até 2014”] a presidanta defende que o processo seja acelerado. E o meio encontrado foi diminuir a eficiência dos órgãos de controle de gastos públicos. Eles funcionam como um freio [ineficiente, é verdade] para a corrupção.

Mas o planalto [parece que vivem no espaço] enviou projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012 tentando diminuir o poder fiscalizador do Tribunal de Contas da União, incluindo ainda em uma medida provisória a criação de um regime especial de licitações [de regimes especiais eles entendem bem, afinal, são o partido das tramóias]. O objetivo é tornar mais flexíveis o processo de licitação das obras para a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016. Todos os ministros estão ensaiando um discurso unânime: as obras precisam ser aceleradas, e os trâmites e prazos legais não permitem [lembremos que desde 2005 sabe-se que o Brasil seria a sede da copa de 2014 – e não dá para colocar o atraso no governo do PSDB, nem Dilma vai dizer que a culpa é do governo anterior].

Estamos caminhando para o abandono dos projetos e uma tocação de obras na base do vamos fazer logo para terminar logo – e haja dinheiro para cobrir a ineficiência e a roubalheira que está sendo preparada.

926

Um comentário:

Ensino,religião e política. criticas. disse...

A copa do mundo no Brasil.

Parabéns a todos os torcedores de futebol do Brasil. Agora sim, tudo estará as mil maravilhas, os problemas! Para que pensar neles, tudo estará bem, a copa nos tirará dos sofrimentos do dia a dia, se não tirar as agruras das nossas vidas pelo menos fantasiará um pouco nossas esperanças.
Sabem por que é possível fazer a copa no nosso país? Porque dinheiro para construir estádios sempre se arranja, dizem os entendidos que a copa gera muito lucro para todos, inclusive para o insaciável governo, até ai tudo bem temos que aceitar sem questionar, o povão não questiona só obedece, esta é a lei dos países de terceiro mundo, nós nem sabemos o que é cidadania.
Sabem por que não há dinheiro para construir hospitais, escolas e muitos outros benefícios público? Porque isso não gera lucro, somente gera custos e o governo não gosta de aplicar dinheiro onde não dá dividendos, pois sendo um governo capitalista não há tempo de pensar no sofrimento do povo e como se sabe tempo é dinheiro, eles não irão perder tempo com pobre precisando de atendimento médico adequado, ou os mesmos precisando de uma melhor educação e melhor segurança.
Outra coisa, se pobre está feliz da copa ser aqui, não se entusiasmem, nenhum pobre irá aos estádios ver jogos os preços dos ingressos serão proibitivos, pobre é só na telinha da rede globo. Espero que outros canais também transmitam porque exclusividade não é próprio de um pais democrático. Nada de participar de ola nos estádios se quiserem fazer ola façam em casa com os amigos ou com a família. É o máximo que podemos ter. Sabem quem está imensamente feliz de ter a copa aqui no Brasil? Não sabem! Os felizardos são as empreiteiras de obras, os políticos corruptos e os comerciantes os quais irão deitar e rolar sugando o bolso dos estrangeiros que aqui virão assistir a copa. Pobre se entusiasmar com este evento está mostrando que alem de pobre financeiramente é também pobre de espírito.

Paulo Luiz Mendonça.



Brasil país dos contrastes. Uma alfinetadinha nos teólogos.

Vendo a foto do menino comendo coisas do lixo, digo o seguinte qual é o projeto que Deus tem para este coitado, digo isso porque as religiões dizem isso Deus tem um projeto para cada um, eu pergunto novamente qual o projeto para este infeliz. Que me respondam os teólogos.

Paulo Luiz Mendonça.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL