terça-feira, 26 de abril de 2011

ADORANDO O CORDEIRO

APOCALIPSE 5

vv. 1 a 4 = A criação de Deus foi prejudicada pela entrada no pecado no mundo. É necessário então a recriação. É necessário uma providencia extraordinária para salvação daqueles que são os eleitos de Deus. Seus nomes já estão inscritos no livro da vida.

João vê o livro mas ele está selado. Não há ninguém digno de abrir esse livro e revelar seus nomes, e fazer essa separação. Então João desaba a chorar. Não há nenhum digno no céu, nem na terra e nem debaixo da terra. Enquanto olharmos para as nossas limitações não haverá esperança. Sabemos de nossas necessidades, mas sabemos também das impossibilidades. Precisamos de Jesus.

vv. 5 a 10 = Não chores.... Há esperança. É essa a mensagem que Deus traz ao nosso coração. Há esperança. O Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, o Cordeiro, veio e tomou o livro da mão dAquele que estava no trono. Então os 4 seres viventes, e os 24 anciãos prostram-se diante dEle apresentando a razão daquela adoração:

9...Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.

vv. 11 e 12 = Agora é a vez dos anjos, milhões de milhares, um números que não se podia discernir, também adoram ao Cordeiro dizendo:

“Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.

vv. 13 e 14 = Agora chegou a vez da criação de Deus louvar, bendizer e adorar o Cordeiro que foi morto e dizer:

“Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”.

Adoração é isso, é rendição de todo o nosso ser, de toda nossa vontade, de todo o nosso coração. Nas Palavras de Jesus: Mc 12: 30Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

Jo 4: 21Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Porque tanta adoração falsa? Porque adoram a ídolos, criação de nossas mãos? Porque não se adora a Deus e ao Cordeiro? Porque não fazemos aquilo que Jesus nos manda e nem aquilo que nos pede? Jesus responde: PORQUE NÃO CONHECEIS....

Antes Ele já tinha dito à mulher: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Mt 22: 29Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Foi assim que Jesus respondeu aos saduceus que lhe perguntaram a respeito da ressurreição.

vv. 25 a 27 = Com aquele confronto final a mulher começa a entender que tratava-se de um assunto espiritual, e diz ter noção de que o Cristo, o Salvador viria. Então Jesus revela-se a ela.

O que aprendemos é que não existe o verdadeiro adorador desde o nascimento. Não é isso que Jesus está ensinando. O que ele ensina e que todos os eleitos de Deus se tornaram verdadeiros adoradores, como veremos a seguir. Fica claro por sua atitude. Sem nenhum treinamento ela sai a buscar outros adoradores. A visão do trono antecede a descrição simbólica das provações e tribulações que a igreja deve experimentar aqui na terra. É para termos confiança de que Deus está no controle. Os capítulos 4 e 5 nos mostram algo importante: Sl 99: 1. O trono é o centro do universo, não um centro físico mas espiritual. O universo da Bíblia não é geocêntrico mas teocêntrico. Estou lembrado das palavras de abertura da profecia de Isaías: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Isaías 1:3).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL