quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A IDENTIDADE DO CRISTÃO – ESTUDO 1

11Os novos cristãos devem conhecer, embora sucintamente, as principais doutrinas da Palavra de Deus - a Bíblia Sagrada - como realmente foram ensinadas por Jesus Cristo e os seus apóstolos, a fim de que a sua fé seja firmada cada vez mais. Não se espera que um catecúmeno seja grande conhecedor das doutrinas bíblicas, mas arequer-se que, ao terminar o curso, ele esteja ao menos pronto para dar a razão da sua fé quando alguém lhe fizer alguma pergunta (I Pe 3.15-16). Para que uma pessoa se matricule em uma classe de preparação para recepção na igreja é necessário:

1. Que CREIA, firmemente, que Jesus Cristo é não apenas o Salvador do mundo, mas o seu único e suficiente Redentor, seu salvador pessoal. Deve ela, consciente e sinceramente, poder afirmar como Jó: "Eu sei que o meu Redentor vive" (Jó 19.25) e, como a bendita virgem Maria: "A minh'alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador" (Lc 1.47). Já dissemos que a confissão, diante dos homens, de que se crê em Jesus Cristo é uma exigência das Escrituras Sagradas (Rm 10.9-10).

2. Que ACEITE a Bíblia, ou as Escrituras Sagradas, como a Palavra de Deus, regra única de fé e prática de todo o verdadeiro cristão, considerando-a, também, como Guia do Viajante em demanda da eternidade celestial.

3. Que REJEITE tudo o que é contrário à vontade de Deus. Que abandone todos os vícios e pecados que entristecem o coração boníssimo de Deus que, embora ame o pecador, odeia o pecado, que faz os povos miseráveis.

4. Que, como DISCÍPULO de Jesus Cristo, deve considerar-se como "... a luz do mundo, o sal da terra e a cidade edificada sobre o monte" (Mt 5.13-14). Como luz do mundo, tem a obrigação de viver para espantar as trevas densas do pecado; como sal da terra, tem o dever de trabalhar visando a putrefação moral dos seres humanos com os quais conviver e, como cidade edificada sobre o monte, deve viver de tal maneira que, pelas suas obras, vida ou conduta, concorra para que os homens glorifiquem o nome de Deus (I Pe 2.12, Mt 5.16).

Se o professando ainda não foi batizado numa Igreja evangélica (na infância), ele recebe o batismo logo após a profissão de fé; se já foi batizado, é declarado membro da Igreja,com todos os direitos e deveres (participação na Santa Ceia, batismo dos filhos, direito de voto e ocupação de cargos eletivos, tais como presbiterato e diaconato, etc.). precisamos lembrar que a profissão de fé e batismo não torna ninguém salvo. Os salvos é que devem desejar o batismo e professar sua fé. A profissão de fé é uma exigência de Jesus (Mt 10.32-33), uma necessidade (Rm 10.9-10) e uma condição de evangelização honesta (At 1.8; Mc 16.15).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL