quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O HOMEM: CRIATURA OU FILHO? - ESTUDO 4

11A PARTIR de agora estudaremos um pouco sobre esta complexa figura que é o ser humano. Por um lado, a grande maravilha da criação, após cuja criação tudo foi declarado "muito bom" (Gn 1.31 – aliás, a única vez que esta expressão aparece em toda a Bíblia). Mas este mesmo homem é capaz de atitudes vis e repugnantes, causando ao Senhor grande tristeza (Gn 6.6). À pergunta de Jó (Jó 7.17), também nós buscaremos resposta.

O HOMEM COMO CRIATURA

É muito comum o ditado que diz que "todos são filhos de Deus". Será verdade? NÃO. Não, não é verdade que todos sejam filhos de Deus. Na verdade, todos são criaturas de Deus – todos foram criados por ele, pois nada do que existe veio à existência fora da vontade de Deus (Sl 148.5; Jo 1.3). Também o homem está incluído nesta relação de coisas criadas. A condição original do homem é de criatura de Deus (Mc 16.15). Os judeus sabiam disso, e acusaram Jesus de blasfêmia porque ele disse que Deus era seu Pai (Jo 5.18, embora fosse, realmente, filho de Deus – Ef 2.6). Observe que o evangelho deve ser anunciado à toda criatura. Em seguida à pregação do evangelho, está o tornar-se nova criatura, está o crer – está a adoção de filhos.

COMO SER FILHO DE DEUS

Assim como não escolhemos onde ou como nascer, assim também não podemos nos tornar filhos de Deus – podemos ser tornados filhos, o que é bastante diferente. Nenhuma criança adota seus pais – são os pais que adotam. Como criaturas, temos a Deus como criador – e lhe devemos honra e louvor (esta é uma questão de débito). Entretanto, como filhos (adotivos, mas filhos) nós não apenas podemos honrar e louvar a Deus, mas queremos (Rm 8.15). Nosso relacionamento agora é de filhos – filhos amados e amorosos. Mas a pergunta permanece: como nos tornamos filhos de Deus? A resposta, por mais simples que possa parecer, é: crendo. A adoção é resultado da fé. Somos adotados por Deus se cremos em Jesus Cristo. João nos diz que a vinda de Jesus foi para "os seus", isto é, os judeus, mas estes o rejeitaram, não creram nele e o mataram. Mas, alguns dentre os judeus e muitos não judeus creram nele, e então Deus lhes deu "o poder" de serem feitos seus filhos (Jo 1.12). Nós precisamos "ser refeitos", isto é, transformados, precisamos "nascer de novo" (Jo 3.3), mas não é um nascimento carnal, pois o que é nascido da carne, continua sendo carne (Jo 3.6), mas o que nasce do Espírito, este tem a filiação espiritual, a filiação de Deus (Jo 3.5). Assim, podemos afirmar que existem alguns passos para alguém se tornar filho de Deus:

i. O evangelho precisa ser pregado;

ii. Aquele que ouve precisa crer no evangelho;

iii. O que creu precisa da regeneração do Espírito;

iv. Agora pode chamar Deus de "Aba" (meu pai).

Para sermos filhos de Deus só precisamos de um milagre: a ação do Espírito Santo em nossa vida. A essa ação chamamos regeneração (do ponto de vista espiritual) e adoção (do ponto de vista legal). De filhos da ira (Ef 2.3), escravos do pecado (Rm 6.17), somos transformados em filhos amados de Deus.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL