quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOVO MUNDO AQUI – ESTUDO 10

11JESUS de fato expressa o amor de Deus pelo mundo, mas isto não significa que Deus aceite que o mundo continue como estava. Na verdade, sua morte transforma o mundo de dentro para fora, isto é, parte do homem para, enfim, alcançar o ambiente (Rm 8.19). Os programas governamentais, morais e ecológicos pretendem mudar primeiro a natureza que cerca o homem, exatamente porque não podem mudar a natureza humana.

UM NOVO HOMEM

A transformação efetuada por Deus tem como primeiro passo a criação de um novo homem (II Co 5.17). Esta nova criatura, com um novo princípio de vida (Jo 3.6), agora é um estranho no mundo dos homens (I Jo 3.1). Que fazer? Como viver neste mundo?

UM NOVO POVO

Deus, sabendo que seriamos como estranhos neste mundo, porque pertencemos a outro mundo (Jo 15.19), embora tenhamos que continuar nele (Jo 17.15-16) com uma missão (Mt 5.14 cp. Mc 16.15). Como a percepção de Deus quanto ao homem não muda (Gn 2.18), ele então cria um novo povo (Tt 2.14) – o povo de Cristo, uma nação santa (I Pe 2.9).

UMA NOVA SOCIEDADE

Entretanto, este novo povo estará espalhado entre as nações, como expressa a ordem de Jesus aos discípulos (Mc 16.15) que poderia ser satisfatoriamente traduzida por "Indo por todo o mundo", isto é, quando fores – mostrando que o plano de Deus é que seus filhos alcancem outros filhos que estão espalhados entre as nações (Ap 7.9). Neste afã, espalhados entre as nações, não podendo formar uma nação como conhecemos, com território definido, Deus ordena que seus filhos se reúnam em embaixadas (Hb 10.25) de um novo ministério – inexistente nas nações mundanas (II Co 5.18). A estas embaixadas a Escritura chama de Igreja (Cl 4.16), onde as leis do Senhor podem ser lidas e obedecidas.

UMA NOVA FAMÍLIA

Mas, como se dá o relacionamento destes que agora formam um novo povo, e, também, são membros de uma nova sociedade? Seriam como um clube, onde as pessoas se associam e deles se afastam quando bem entendem? Nesta nova sociedade o relacionamento entre os membros é de família (I Co 16.20), onde todos são irmãos. É claro que, embora tentem e deixem de considerar-se irmãos, ninguém deixa de ser, na verdade, irmão. Ao nascer (de novo, pelo Espírito) tornamo-nos irmãos dos que também nasceram do Espírito e também, filhos de Deus (Jo 1.12). Como Deus não muda, aqueles a quem ele torna filhos jamais deixarão de sê-lo – mesmo que, por circunstâncias da vida, desejem deixar de sê-lo (II Tm 2.13). Quando alguém se torna filho de Deus, membro de uma nova família, a família de Deus – o novo membro precisa ser alimentado, primeiro com leite (II Pe 2.2) até que, alcançando a maturidade, possam alimentar-se com alimento sólido (Hb 5.14). Este alimento só pode ser conseguido em um lugar: a Igreja de Deus.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL