quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SANTIFICAÇÃO – UMA SIMPLES QUESTÃO DE ESCOLHA PESSOAL?

A01Definimos santificação como o processo de separação pessoal para o serviço e adoração do Deus verdadeiro. Outras definições são possíveis, mas por ora ficaremos com esta.

SANTIFICAÇÃO: ESCOLHA PESSOAL?

Há quem pense que a santificação é apenas uma questão de gosto pessoal. É como se quem gostasse de ser santo escolhesse a santidade, quem não gostasse pudesse continuar sem santificar-se. Mas escrituristicamente parece que não é este o caso [Lc 3.8].

Esta afirmação é baseada em algumas passagens que afirmam que o chamado do cristão é para ser santo. Esta santidade pode ser vista no chamado posicional, coletivo, pessoal e processual.

POSICIONAL OU JUDICIAL [DECLARATIVA]

Parte inteiramente de Deus, ao declarar que os pecados daqueles que ele escolheu em Cristo, desde antes da fundação do mundo, estão pagos por este mesmo Cristo [Sf 1.17]. Por santificação posicional refiro-me ao ato de Deus de declarar os seus eleitos não mais dignos da sua ira, separando-os para sua exclusiva glória. Neste ato não há a participação do homem, em momento algum. É fruto do conselho eterno e podemos definir como uma decisão de fazer. Como nada pode impedir Deus de executar sua vontade [nem mesmo a vontade do homem - Is 43.13; Jó 11.10] nem gerar mudança em Deus [Tg 1.17] podemos afirmar que este propósito de Deus [Rm 8.28] chegará à sua inevitável consecução.

COLETIVO OU COMUNITÁRIA

As Escrituras nos afirmam, abundantemente, que Deus chamou e separou um determinado número de pessoas com um objetivo: para que eles fossem povo santo [expressão que aparece 8 vezes no Antigo Testamento] ou nação santa [Ex 19.6; I Pe 2.9]. Outras expressões são usadas para definir o mesmo propósito, como exclusividade [Tt 2.14], testemunho [Is 43.10, 12; At 1.8]. Deus ordena a santificação coletiva [Lv 20.7, Js 3.5] e a intolerância com o pecado [At 3.23, Js 7.13].

PESSOAL OU INDIVIDUAL

Antes que alguém propusesse a teoria da influência do meio na consecução de pecados, isto é, ninguém consegue ser santo porque habita no meio de um povo impuro, o Senhor já nos dava algumas orientações quanto a isto, lembrando que a desculpa do meio é inaceitável [Is 6.5].

A santidade pessoal também é uma ordenança divina [Is 8.13; I Pe 1.16]. Não é uma questão de opção, isto é, é uma ordenança [Is 1.16] embora seja de escolha [Is 1.19] porque a negativa pessoal de tomar esta atitude gera conseqüências funestas [Is 1.20; Ez 36.20; Hb 10.29-31]. O que temos aqui é a Escritura afirmando que é absolutamente necessário a santificação pessoal [Hb 12.14] como condição sine qua non para a experimentação do que é chamado de "Reino de Deus": uma mudança ética e moral no presente e espiritual que adentra a eternidade - ou supõe alguém que apenas afirmando-se seguidor de Jesus será por ele reconhecido como tal [Mt 7.22-23]? Observe que, diferente do que muitos pensam, a realização de sinais não é sinal de santidade, pelo contrário, os realizadores de sinais serão até mais cobrados por enganarão a muitos mais [Is 9.16; I Tm 4.1].

PROCESSUAL OU PROGRESSIVA

A frase "Hoje quero ser mais pecador que amanhã" reflete bem o que deve estar no coração de cada cristão verdadeiro: o dia seguinte deve ser mais santo que o que se passou, evidenciando um crescimento na graça e no conhecimento do Senhor [II Pe 3.18]. O escritor da carta aos hebreus [12.14] afirma que a santificação deve ser algo a ser perseguido pelos cristãos, de maneira incessante, até o último dia de suas vidas [II Tm 4.7; Fp 3.13-17]. Na caminhada cristã parar significa não alcançar o alvo, é a mesma coisa que abandonar o Senhor, que retroceder [Hb 10.39], que amar o presente século [II Tm 4.10]. Devemos viver hoje como se o reino já estivesse perfeitamente instaurado entre nós [Tt 2.11-12].

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