quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UM REMÉDIO ESPIRITUAL – ESTUDO 7

11O PECADO por ser uma doença do homem integral – afeta corpo e alma, também precisa de um remédio que tenha eficácia integral. Estamos acostumados a pensar no pecado como algo espiritual apenas, mas devemos observar que a degradação humana, por causa do pecado, dá-se tanto no nível físico, quanto moral e espiritual.

QUAL O REMÉDIO

A Escritura diz-nos que aquele que peca, faz mal à sua própria alma (Pv 19.6). O que é alma? Segundo Gn 2.7, após Deus ter soprado o fôlego da vida no barro, este passou a ser alma vivente. Assim, podemos dizer que o homem é alma vivente, e não que ele tenha uma alma vivente. Ele tem um espírito (Ec 12.7) e um corpo, e é, por isso, um ser moral. O pecado estraga tudo ao mesmo tempo. Ao pecar, Adão morreu espiritualmente, afastando-se de Deus e perdendo sua inocência – mais tarde morreria também fisicamente. Todos os demais homens herdam de Adão esta condição de morte espiritual (Ef 2.1) – e precisam ser vivificados. O único remédio para o pecado é ser regenerado (gerado de novo) pela ação do Pai.

O NOVO NASCIMENTO

Quando perguntado sobre como herdar o reino dos céus, Jesus respondeu que só através de um novo nascimento (Jo 3.3) – que não se dá pela vontade da carne (conforme Nicodemos pensava – Jo 3.4) mas de Deus (Jo 1.13). Este nascimento espiritual é-nos dado por causa de uma pessoa: Jesus Cristo, perfeito homem e perfeito Deus, que é espírito vivificante (I Co 15.45). Se o salário do pecado é a morte, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 6.23) – mas, se para nós é gratuito, para Cristo teve um preço bastante alto: a nossa redenção foi conquistada mediante um resgate que foi o próprio sangue de Jesus Cristo (Rm 3.24-25), porque sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22). Assim, podemos afirmar que o remédio para o pecado é um só: a morte de Cristo, na cruz, em nosso favor.

COMO TOMAR O REMÉDIO

Embora haja quem afirme que Cristo nos mostrou o caminho para sermos aceitáveis diante de Deus, e este caminho seria moral e filosófico, isto não seria suficiente para solucionar o problema espiritual e físico do homem – quando muito resolveria apenas o problema moral. É por isso a morte de Cristo em nosso lugar era fundamental – ele não apenas disponibilizou o remédio, triunfando sobre a morte, como no-lo dá em dose única. Dizem-nos as Escrituras que os homens são salvos mediante a fé (Ef 2.8-9) – que é um dom de Deus e vem mediante Jesus Cristo (At 3.16). As etapas para esta nova vida serão descritas no nosso próximo estudo, sendo: arrependimento, conversão e vida abundante (At 26.20). Não pode existir cristianismo sem estas premissas fundamentais. Este remédio, tão amargo para Cristo, para nós tem doce aroma. Infelizmente não aceitamos tão facilmente que sermos salvos das terríveis conseqüências do pecado pode ser tão fácil para nós – e queremos complicar com mandamentos, com regrinhas, com sacrifícios, que são absolutamente desnecessários (Hb 9.26).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL