quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PECADO TEM REMÉDIO? – ESTUDO 6

11O QUE o homem pode fazer para conseguir a cura deste terrível mal chamado pecado (Is 1.6)?

OS ESFORÇOS DO HOMEM

A experiência que o apóstolo Paulo descreve é uma das mais terríveis, mas descreve a situação de todos os homens – inclusive o próprio apóstolo. Paulo diz que embora saiba o que deve fazer, não consegue pôr em prática – ao mesmo tempo em que, aquilo que sabe não ser bom, acaba fazendo (Rm 7.19). Eis o terrível dilema do pecado: ele não é uma realidade externa – mas interna, habita em nossos membros (Rm 7.23) com um poder tão grande que, mesmo querendo, não conseguimos vencê-lo. O que fazer então? Paulo sabia da incompetência e impossibilidade do homem de fazer qualquer coisa para sair desta situação, e é por isso que ele clama por ajuda (Rm 7.24).

O QUE DEUS FAZ

Conhecendo o nosso estado de incompetência espiritual, ou, nas palavras de Paulo, de morte (Ef 2.1), Deus sabe que precisa intervir. Uma das palavras mais preciosas nas Escrituras é quando Deus diz "mas". Após prever castigo e morte para o homem, a Escritura nos apresenta o amor de Deus (Ef 2.4). Após mostrar que o salário do pecado é a morte, Deus diz que seu dom gratuito é a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 6.23). Como o pecado habita em nós, é necessário que tenhamos ajuda nesta luta desigual. Para por fim à lei do pecado, que gera a morte, há uma nova lei, do Espírito para a vida (Rm 8.2). A súplica de Paulo por ajuda é atendida. Ele sabe que não é apenas um homem desventurado e escravo do pecado – mas tem onde buscar ajuda. Se o pecado é uma doença espiritual, então há a necessidade de um remédio espiritual, e este remédio é a atuação do Espírito de Cristo em nós. É por isso que Paulo afirma que "Ele nos deu vida" (Ef 2.1).

COMO DEUS FAZ

O pecado é uma ofensa à santidade do próprio Deus, e por causa dele somos incapazes de nos aproximar de Deus (Ml 3.2). Isaias experimentou a proximidade do Deus glorioso e sentia-se sendo destruído (Is 6.5) por causa de seus pecados em comparação da santidade absoluta de Deus. Esta importância do pecado requeria uma compensação, um pagamento que o homem não quer e também não pode dar. A compensação pela primeira desobediência tinha que ser uma obediência absoluta – mas não há homem que consiga cumprir todos os princípios da Lei (Tg 2.10). É por isso que Deus precisou intervir, enviando alguém que pudesse cumprir toda a lei e, ainda, fazer algo mais para resgatar o homem de seu estado de perdição. Este alguém é Jesus Cristo. Só Jesus Cristo conseguiu cumprir toda a lei. Só ele passou pela experiência de enfrentar as tentações e escapar sem qualquer mancha (Hb 4.15). Paulo dá graças a Deus por intermédio de Cristo Jesus – aquele que é a razão da nossa esperança. Nosso próximo estudo enfocará o que Jesus fez por nós – e quais as implicações disto para nossa vida (aqui e no porvir).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL