quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UM NOVO HOMEM – ESTUDO 11

11É FÁCIL descobrirmos que é muito difícil mudar o mundo que nos cerca, não só porque a obra seria muito grande como também enquanto consertássemos algumas coisas as pessoas continuariam destruindo ou desfazendo o que de bom estivesse feito. É por saber disso que Deus, embora onipotente, isto é, podendo fazer tudo quanto desejasse sem qualquer possibilidade de fracasso, preferiu usar um método diferente – seu propósito é mudar pessoas, e, quando esta parte de seu plano estiver concluída, dar-lhes um novo mundo. Como o homem natural vive em rebeldia e inimizade contra Deus, por causa da desobediência às leis divinas, Deus resolveu criar um novo homem por intermédio de Jesus – abolindo as ordenanças e fazendo paz entre a criatura e o criador (Ef 2.15). Dentre as características deste novo homem encontramos: justiça, retidão (Ef 4.24) e pleno conhecimento segundo Jesus (Cl 3.10), a imagem daquele que o criou (Cl 1.15).

UMA NOVA CRIATURA

O homem sem Deus precisa ser renovado, ser recriado. E é exatamente isto que Deus faz – aquele que o conhece torna-se uma nova criatura (II Co 5.17) – as coisas velhas, os velhos pecados, as velhas aspirações, tudo isto já ficou para trás – agora, por causa da morte e ressurreição de Cristo, por causa da profissão pública de fé em Jesus (Rm 10.10), estas novas criaturas andam felizes e prazerosas em novidade de vida (Rm 6.4).

UM NOVO CORAÇÃO

Para que este homem seja realmente novo, a Bíblia diz que Deus lhe dá um novo coração. Quando a Bíblia fala de coração (Gn 6.5), muitas vezes ela está se referindo ao centro de governo da vida do homem. Nós também usamos o termo "coração" desta forma – como uma espécie de licença poética. Para que nós entendamos sua mensagem Deus acomoda-a ao nosso linguajar – e diz-nos que vai nos dar um novo coração, um coração que pulsa por Deus (Ez 36.26), em substituição ao que tínhamos - enganoso e corrupto (Jr 17.9).

UM NOVO ESPÍRITO

Deus poderia, se quisesse fazer uma mera "reforma moral" ou "religiosa" restaurar o caráter moral do homem, decaído após a queda, mas não é este o seu plano – ele quer um homem inteiramente novo, e, por isso, lhe dá um novo espírito (Ez 11.19), que conduz o povo ao abandono das transgressões e o livra da morte, ao mesmo tempo em que garante aos filhos de Deus sua geração segundo Deus (Rm 8.16), e não segundo a carne (Rm 8.13).

UMA NOVA MENTE

Depois de fazer de nós novas criaturas, dando-nos um novo coração, um novo espírito, uma nova vida, Deus age em mais uma área para que a transformação seja completa. Só depois de corrigir as causas (coração, espírito, estilo de vida) Deus parte para a correção moral, para a educação. O homem segue o caminho inverso – quer educar os outros para que estes deixem de ser corruptos – como bem sabemos, educação não é vacina contra a corrupção do pecado. Precisamos de uma mente nova, para compreendermos qual a vontade de Deus (Rm 12.2) – e esta mente é a mente de Cristo (I Co 2.16), cujos desejos estão registrados para nós na Bíblia (II Pe 1.21). Agora sim – com um novo coração, um novo princípio de vida, uma nova mente – agora é possível viver em um mundo melhor, que o Senhor tem preparado para os seus santos.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL