segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CONSELHOS DO CORAÇÃO DE UM PASTOR - PAULO AOS CORÍNTIOS

I Co 16.13-18
Como os crentes, mesmo em meio a muitas dificuldades, devem agir para glorificarem a Cristo no seu viver santificado (I Pe 3.15)? Paulo apresenta conselhos em três áreas distintas:
i. DEVERES PESSOAIS
· Sede vigilantes - armadilhas do mundo, escolhas sociais, ataques espirituais, desejos pessoais mesmo lícitos podem ser inconvenientes;
· Permanecei firmes - a fé é a rocha inabalável - o resto é areia e não oferece estabilidade alguma para a edificação da vida;
· Portai-vos varonilmente - indica força, firmeza, coragem diante da oposição;
· Fortalecei-vos: fortalecimento exige esforço, dedicação e treino. Para se fortalecer é necessário acrescentar algo a si mesmo - a ideia é de uma ação reflexiva.
· Tudo fazer com amor: por mais ortodoxo que alguém seja, por mais moral e eticamente irrepreensível que alguém consiga ser, sem amor isto é absolutamente inútil.
ii. EXPRESSÃO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Observar (admirar) e submeter-se voluntariamente a irmãos maduros e experimentados, revestidos de autoridade que Deus lhes deu.
iii. PROMOVER A ALEGRIA DO SANTOS
Por causa das angústias referentes ao estado espiritual dos coríntios Paulo não estava em paz, mas a visita de alguns deles (talvez membros da família de Cloe - o que estabeleceria o princípio e provaria que não se tratava de fofoqueiros) trouxe refrigério ao coração do apóstolo:
· Paulo queria alegrar-se nos (a respeito dos) coríntios;
· Paulo alegra-se com a chegada de irmãos coríntios;
· Estes irmãos  retornariam para Corinto como emissários de Paulo, provavelmente levando a carta que agora estudamos;
· O compartilhar da fé produz alegria a todos os cristãos.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL