quarta-feira, 26 de maio de 2010

CRISTÃOS DE VERDADE

A01 Mensagem pregada no encontro de SAF em Baião.

VIVENDO O ÚNICO CRISTIANISMO QUE VALE A PENA

Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento. [Paulo, At 26.19-20]

Cristianismo self-service: característica mais comum do cristianismo que encontramos comumente - e que dificulta para o incrédulo reconhecer o cristianismo verdadeiro [Fp 1.18] mas a preferência pelo falso evidencia o próprio pecado deles [Rm 1.18ss].

i. Sem arrependimento: A tentativa de viver o cristianismo sem arrependimento não é nova [II Co 12.21]. Arrependimento pressupõe o reconhecimento da própria incapacidade e indignidade. Arrependimento implica na aceitação de que outro tem o direito de julgar a sua vida. Arrependimento implica no reconhecimento de que não se fez [e às vezes não se quer fazer] a coisa certa. Arrependimento implica na disposição de repensar a si próprio e ao modo como vê o mundo.

ii. Sem conversão a Deus: O cristianismo 'politicamente correto' tem gerado adesões politicamente corretas às igrejas - evangélicas ou pseudo-evangélicas, produzindo uma "aparência de cristianismo" que não sobrevive ao primeiro teste de fé [At 8.19-23]. Quantos cristãos estariam dispostos a fazer a confissão de fé semelhante à de Hanani [Sadraque], Mish'ael [Mesaque] e Azariah [Abede-Nego]? Aceita-se como confissão de fé a conversão a uma visão religiosa, a uma modalidade teológica ou uma estrutura eclesiástica, mas em muitos casos realmente não houve conversão.

iii. Sem santidade: Uma constatação muito forte e que serve de dura acusação do mundo contra os cristãos é que o cristianismo que conhecem não é melhor do que a sua "religiosidade", qualquer que seja [inclusive a pseudo-cristã]: o único cristianismo que eles conhecem é o expresso na vida dos membros das Igrejas - e o que se tem visto não é o que é esperado [I Pe 2.11-12]. Pelo contrário, o que se tem visto é um comportamento depravado e reprovável [Jd 1.4-13] em todas as áreas da vida.

PROPOSTA PARA A VIDA

Cada cristão precisa lembrar que é testemunha de Cristo [At 1.8], agindo sob a autoridade de Cristo [Mc 16.1-18], embaixador de um reino espiritual [II Co 5.18; II Co 5.20] que só pode ser visto na vida dos cristãos [Rm 14.17].

SÓ VALE A PENA SER CRISTÃO SE FOR PARA SER CRISTÃO DE VERDADE.

I Co 15.19

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL