sábado, 15 de maio de 2010

UMA PALAVRA AOS JOVENS

A15 Sempre converso com colegas, alguns mais, outros menos experientes [pelo menos em tempo de ministério e de vida], e há algo que tem sido recorrente em nossas conversas, e, creio, é facilmente observável em qualquer direção para a qual olhemos: parece haver um sério problema com os nossos jovens e a constatação ainda mais lamentável é que tem-se, também, diagnosticado uma espécie de letargia naqueles que deveriam ser os mais motivados, os mais entusiasmados com as coisas de Deus, afinal, são jovens.

Neste domingo lembramos a passagem do dia do Jovem Presbiteriano. Diz uma canção composta especialmente para ser cantada por eles: "Jovens num mundo velho, a pregar novos ideais, do mesmo evangelho, que pregaram nossos pais". Ainda segundo a canção, o mundo mudou... Cristo não.

umplogoMas parece que os jovens também mudaram. Não parecem mais tão jovens. Não parecem mais tão animados. Não parecem mais dispostos a pregar novos ideais.

Algumas palavras parecem estranhas aos jovens, tais como comprometimento, sacrifício, galhardia, ousadia...

Onde estão jovens com o desprendimento de um Ashbel Green Simonton que, antes da estabilidade profissional e familiar buscou o serviço do Senhor em terras absolutamente desconhecidas e diferentes das que ele vivia?

A Escritura diz que os jovens são fortes. Eu creio que a Escritura não mente. O que está faltando então a estes jovens? Porque não os temos ousados como Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego?

Onde estão jovens como Marcos, Timóteo? Uma vez que eu creio que a Palavra não está errada, então, sou obrigado a concluir que o problema está nos jovens...

Para ser forte, o jovem tem que buscar forças naquele que é a fonte de todo o poder. Tem que buscar forças em Deus. Tem que alimentar-se da Palavra - e não dos conceitos e oferecimentos mundanos. Tem muita coisa boa sendo oferecida constantemente aos jovens - mas oferecida ardilosamente como distração: família, carreira, dinheiro, estudos... Tudo isto é lícito, mas em primeiro lugar tem que está o Senhor. Temos visto muitos jovens se afastarem gradativamente da Igreja de Deus - afirmando que não estão se afastando de Deus [e na prática estão] por causa de faculdade, de emprego, de família, de lazer. Isto é um pecado e um erro. Um pecado porque é desobediência à Palavra de Deus. Erro porque enfrentar os embates da vida com Deus já é uma luta árdua, longe de Deus [ou contra ele], então, é muito mais difícil. Jovens, sede fortes.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL