sábado, 11 de agosto de 2012

A VIDA MORAL DA IGREJA É QUE FAZ DELA SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO [APLICAÇÃO]

APLICAÇÃO

Como podemos olhar para tudo quanto Paulo diz aos coríntios, e tudo quanto a palavra diz, e aplicar à nossa realidade? Não apenas à realidade da Igreja local onde congregamos hoje, mas à realidade da Igreja cristã contemporânea, uma vez que, hoje, estamos aqui nesta Igreja, mas não sabemos o que o Senhor nos tem preparado para os próximos anos. Não sabemos onde estaremos nos próximos dias, meses ou anos. Então temos que buscar uma maneira de entender este texto à vida cristã como um todo, em todos os seus aspectos, em todos os seus momentos. A primeira pergunta que fazemos é: esta palavra é relevante para nós? E a única resposta admissível é: SIM, pois a palavra de Deus é viva e eficaz [Hb 4.12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração]. A segunda pergunta é: como ela pode ser vivida hoje? Podemos aplicá-la da seguinte maneira:

1. A Igreja de um Deus santo não pode tolerar o pecado como se fosse uma coisa normal em seu meio. O pecado é uma anomalia que deve ser combatido, e o método para combatê-lo é prescrito nas Escrituras [Mt 18.15-17: Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano]. Lembre-se todo pecado é contra ti, porque todo pecado na Igreja é um pecado contra o corpo do qual você faz parte;

2. A Igreja que não compactua com o pecado e o rejeita, mas também deve ser a Igreja que busca a restauração do faltoso. A disciplina visa o bem, e não o mal do faltoso [II Tm 3.16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça];

3. A Igreja não apenas não deve tolerar o pecado, ao mesmo tempo em que busca restaurar o faltoso, também deve evidenciar de maneira pública o seu repúdio pelo mesmo, para que seu testemunho seja eficiente [I Pe 3.15-16: ...antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo]. Ao invés de superar o mundo em suas práticas ímpias, a Igreja deve superá-los com suas boas ações porque foi criada para isso [Tt 2.14: ...o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras] que é altamente proveitoso [Tt 3.8: Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens].

Uma Igreja que assim age vai atrair a atenção dos homens, não por seus pecados, não por seus excessos, mas por sua santidade. Seu testemunho vai ser eficiente, quando disser que as coisas velhas já passaram, que tudo se fez novo [II Co 5.17: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas], e que isto foi obra de Jesus, terá uma prova a apresentar: sua própria vida. Poderá dizer: olhem para mim e vejam Cristo [Gl 2.20: ...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim] e imitem-me nisto [I Co 11.1: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo].

Quem entrou vê pecado nos membros da Igreja? Sim.

Quem entrou nesta ig busca um modelo de vida? Sim.

Ofereço o modelo da palavra - ferro afiando ferro [Pv 27.17: Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo]; pecadores cuidando de pecadores [Gl 6.2: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo], um sustentando o outro e corrigindo o outro para, juntos, como corpo, glorificarem a Deus.

Aqui nesta Igreja, deste púlpito, não tem discurso acalorado mas vazio da palavra [I R$ 22.14: Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei] nem promessa de bênção sem renúncia e luta [Lc 9.23: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me], mas um desafio a entregar-se a Cristo [Mt 11.28-30: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve] e lutar contra o pecado todos os dias [Pv 8.34: Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada], resistindo e vencendo a tentação [Tg 4.7: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós] porque Deus não permite que elas, as tentações, sejam maiores que o dom do seu Espírito para nós fugirmos dela [I Co 10.13: Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar].

Quer experimentar esta graça? Quer experimentar esta dádiva maravilhosa de Deus, que é vencer o tentador, a tentação, resistir ao pecado e tornar-se mais que vencedor em Cristo Jesus [Rm 8:37: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou]? Venha tornar-se membro deste povo lutador. E vencedor em Cristo!

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL