quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AS TRÊS PENEIRAS

Esta história faz parte do repositório universal da filosofia. Encontra-se a mesma com diversas pequenas alterações, mas a idéia central é a mesma. Esta foi a versão que mais gostei. Espero que seja útil.

Um homem foi ao encontro do filósofo grego Sócrates levando-lhe uma "informação" que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa muito séria a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse calmamente Sócrates [pai do método filosófico que ficou conhecido como maiêutica, isto é, conduzir as pessoas a encontrarem as respostas certas por si mesmos, sem que lhe fossem impostas ideias alheias] levantando os olhos da leitura que fazia – Antes de contar-me alto tão sério e importante, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Quanto mais importante, maior a necessidade de passarmos tal informação por elas. Devemos SEMPRE usar as três peneiras.

- Não sei que peneiras são essas, diz o informante.

- Se não as conheces, vou te apresenta-las e ajudar a usá-las, presta, pois, bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade. A história parece provável.

- Então, analise se esta história passa pela primeira peneira. Se passar, aplique a segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não. Não há qualquer bondade nesta história.

- Então, não me custa te ensinar a terceira peneira que é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não vejo porque tal informação possa ser útil ou benéfica.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, porque o trazes? Se não produz o bem, para que transmiti-la? E, finalmente, se não é útil, então é melhor que o guardes apenas para ti porque para mim não terá utilidade alguma.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL