sexta-feira, 20 de março de 2015

CRISTIANISMO E DISCIPULADO, A GRANDE C[X]OMISSÃO - INTRODUÇÃO

Estudos ministrados nas quintas-feiras na IP de Xinguara.

CRISTIANISMO E DISCIPULADO

O que estas duas palavras significam: cristão e discípulo? Todo cristão é um discípulo de Cristo? O que é ser cristão?
Muitos que enchem as Igrejas hoje acreditam que ser cristão é, meramente, ser membro de um organismo eclesiástico onde a bíblia é usada, onde o nome de Jesus é falado de uma maneira ou de outra, ainda que não seja exatamente aquilo que fosse pregado pelos apóstolos (Fp 1.18).
Alguns, mais conscienciosos, acreditam que ser cristão vai além e insistem na necessidade do conhecimento de um corpo de doutrinas que devem ser seguidas com cuidado, defendidas com zelo e mantidas com seus esforços físicos, intelectuais e financeiros. É só isso que significa ser cristão? Creio que é mais que isso e há a necessidade buscarmos o ensino bíblico a este respeito. Não basta fazer parte de uma tradição cristã – mesmo que seja desde o nascimento, isto não é suficiente (Lc 3.8).
Mais que o conhecimento de doutrinas, ser cristão é seguir a Jesus – e Cristo não é um conjunto de doutrinas – ele é a própria vida (Jo 14.6). Logo, seguir a Cristo significa viver em novidade de vida, viver como se a vida que se tem fosse a vida do próprio Cristo (Gl 2.20), como se fossemos, efetivamente, os membros através dos quais Cristo executa, em alguma medida, a sua vontade (Rm 6.19).

SER CRISTÃO

A mais simples definição sobre o que é um cristão pode ser encontrada no exemplo de um desprezado publicano chamado Levi (Mateus) – ele se levantou e, simplesmente, atendeu ao chamado do Senhor Jesus, seguindo-o sem contestar, sem procurar saber para onde, sem considerar perdas ou ganhos (Mt 9.9). A atitude de Mateus pode ser contrastada com a de outro homem que ouviu as mesmas palavras de Jesus (Lc 18.18-23) e, mesmo sendo profundamente religioso e conhecedor das doutrinas, sendo um homem respeitado na sociedade e zeloso no cuidado das tradições do seu povo ele preferiu não seguir a Jesus. Religioso sim, mas não um discípulo de Jesus.

SER DISCÍPULO

A palavra discípulo significa aluno, aquele que aprende, que vem depois, isto é, um seguidor. Hoje nosso conceito de aluno não faz jus ao sentido original do discipulado. Salas de aulas com dezenas de alunos, com professores se revezando para ministrarem diferentes disciplinas fazem com que praticamente inexistam discípulos.
Talvez o pouco que ainda restou desta ideia possa ser encontrado nos níveis superiores de educação, quando um aluno ou um pequeno grupo é entregue à monitoria de um mestre, que direciona sua pesquisa e supervisiona todo o trabalho.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL