segunda-feira, 9 de março de 2015

HOMENS DE FÉ – HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Mensagem por ocasião do encontro quinzenal de homens da Igreja Presbiteriana em Xinguara - residência do Dc. Tiago Monteiro.

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." 
Os homens e mulheres mencionados em Hebreus 11 não eram perfeitos. Eles precisavam de repreensão, de correção e de graça – muitos deles, aliás, nem sequer tiveram seus nomes mencionados. Mas todos eles aprenderam a viver além do limite do mundo que podiam ver (II Co 5.07 - visto que andamos por fé e não pelo que vemos). Eles se apegaram pela fé à promessa do mundo que não podiam ver, que lhes era apenas prometido, não que isto significasse qualquer espécie de problema ou empecilho para a sua fé. Há mais registros de incredulidade diante de Jesus encarnado do que nas promessas bíblicas.

A FÉ PERFEITA VENDO O INVISÍVEL

Em sua peça de teatro contra a religião, "Esperando Godot", o escritor francês Samuel Beckett retratou dois vagabundos vivendo em uma estrada. Eles esperavam dia após dia pelo misterioso Sr. Godot. O Sr. Godot continua prometendo vir, mas nunca vem. Este foi o modo de Beckett zombar da fé cristã. Beckett ria da convicção em alguma coisa prometida que nunca aparece, ou, pelo menos, até agora nunca veio. 
O problema de Beckett não é o problema dos personagens bíblicos mencionados em Hebreus 11 nem é o problema de nenhum cristão autêntico. Eles são os gigantes da fé, que aprenderam que o reino de Deus não é comida nem bebida, não é deste mundo (Jo 18.36 - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui). Desde Abel até Abraão, de Sansão a Samuel, de Isaque aos israelitas, de Jacó a José – todos se apegaram pela fé às promessas de Deus. Estas são as promessas de alguma coisa ainda não vista, mas garantida pelo sangue de Jesus. Jesus é uma promessa de algo muito superior a tudo o que este mundo pode oferecer. Embora não mencionados aqui, também temos no Novo Testamento outros exemplos de servos de Deus que conseguiram ver o Messias, não o Sr. Godot – Ana e Simeão, João Batista e seus discípulos.
Mas temos que admitir que é realmente um grande problema chamar pessoas que não veem para verem o invisível (Hb 11.27 - Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível).

FÉ: A MEDIDA DO SUCESSO DIANTE DE DEUS

ABEL – UM SACRIFÍCIO DE FÉ 

Que tanto de fé é necessário para agradar a Deus?
Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.
Jo 3:34
É interessante que Abel seja incluído entre aqueles que mostraram fé. Deus comungava com Abel de maneira muito íntima e pessoal; "Abel... trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-Se o Senhor de Abel e de sua oferta" (Gn 4:4). Não é possível perceber em Abel nada de diferente que o tenha feito mais agradável ao Senhor – ao menos não no texto de Gn 4. Entretanto, o contexto geral das Escrituras nos mostram que o Senhor se agradou de Abel porque ele tinha fé.
Se ter fé é crer no que não vemos, em que Abel estava mostrando fé quando apresentou sua oferta (Hb 11:4)? A fé mostrada por Abel não perguntou se Deus era real ou não. Ele apenas cria em Deus e queria entregar-lhe uma oferenda como fruto de um coração crente.
Incluiríamos, sem a ajuda das Escrituras, Abel em alguma lista de homens bem sucedidos? Dificilmente. Mas incluiríamos talvez Lameque, Jubal, Tubalcaim… Davi e Salomão, sem dúvida. Mas Abel? Qual a medida do sucesso que os homens do séc. XXI estão buscando?

Caim foi mais bem sucedido do que Abel – seria tido como um empreendedor, ousado, o homem que do nada fez uma cidade. Mas sabemos muito bem que o sucesso de Caim decorreu justamente do seu maior fracasso: ele foi um grande fracassado espiritual. Um homem sem Deus no mundo (Lc 9:25 - Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL