segunda-feira, 30 de março de 2015

JESUS, NOSSO LIBERTADOR: A BASE DE TODAS AS COISAS [III]

17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Já temos duas respostas para a pergunta: "Quem é Jesus"? porque ele é inigualável? A primeira resposta é porque só ele é a perfeita revelação de Deus. A segunda é que ele é o criador de todas as coisas.
Além disso, na verdade, ao lado disso, juntamente com estas duas primeiras respostas as Escrituras aduzem que ele é antes de tudo. Ele não foi antes de tudo, mas ele é antes de tudo como João batista fez questão de asseverar que era antes dele mesmo tendo nascido depois (Jo 1:30 - É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim), afirmação posteriormente corroborada por Jesus ao afirmar ser ele antes do próprio Abraão (Jo 8:58 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU).
Paulo enfatiza que este mesmo Jesus é antes de tudo, não apenas no sentido de existência mas, também, no sentido de ser a base para a existência e manutenção de todas as coisas. É em Cristo que as coisas encontram seu real lugar e expressão. É óbvio que as pessoas são capazes de fazer muitas coisas, mas se não for em Cristo estas coisas não tem valor nenhum, não são nada para que agradem ao Senhor (Jo 15:5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer).
Todos, sem exceção, andávamos desgarrados, como ovelhas sem pastor (Is 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos), até que o Filho do homem veio para buscar e salvar o que estava perdido (Lc 19:10 - Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido) em Cristo encontramos propósito, encontramos nosso lugar, somos conduzidos às aguas de descanso, aos campos verdejantes.
De qual pregador, profeta, apóstolo verdadeiro ou pseudoapóstolo nós podemos dizer a mesma coisa? Buda? Macedo? Santiago? Hernandes? Soares? Somente Jesus pode dizer: EU SOU. Somente Jesus pode dizer ser a fonte e a finalidade da existência do homem. Somente ele pode dizer que é o caminho, a verdade e a vida. Somente ele pode nos conduzir ao lugar que Deus reservou para nós – ele próprio (Jo 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim).

Quem, além de Jesus, pode dizer para você confiar em sua Palavra e comparar esta confiança à construção de uma casa sobre a rocha que resiste a qualquer tempestade (Lc 6.47-48 - Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída)?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL