sexta-feira, 20 de março de 2015

CRISTIANISMO E DISCIPULADO: A GRANDE C[O]MISSÃO - SER DISCÍPULO É LEVAR ADIANTE A MISSÃO DE JESUS

SER DISCÍPULO É LEVAR ADIANTE A MISSÃO DE JESUS

Cristianismo não é uma receita para obtenção de vantagens como o que vemos ser anunciado constantemente, como se Cristo fosse apenas um instrumento para conseguir bênçãos, especialmente materiais e emocionais, ainda que estas sejam tão legítimas quanto as espirituais (Ef 1.3). Mas ser discípulo de Jesus é muito mais que isso, não é a toa que o Senhor afirma que o discípulo deve levar a sua cruz (Lc 14.27).

O CRISTÃO E A SALVAÇÃO

Então ser cristão é ser salvo por Jesus? É, é sim, é receber do Senhor a vida eterna, e querer isto não apenas é legítimo como o próprio querer já é uma dádiva de Deus (Fp 2.13). Mas não é só isso. Cristo veio para nos salvar, isto é evidente em suas palavras (Mc 10.45) e ações (Jo 13.1).

O CRISTÃO E A MISSÃO

Ser cristão vai além das bênçãos espirituais e da própria salvação – ele passa pela disposição do cristão em tomar parte da missão do próprio Senhor, pois, assim como Ele foi enviado pelo Pai, também nos envia (Jo 20.11) por ser dotado de total autoridade (Mt 28.18). Assim, podemos afirmar que é impossível ser um cristão coerente sem atender ao chamado de Jesus para a obediência e cumprimento da missão que ele confiou aos seus discípulos (Jo 15:14).

ATENDER A MISSÃO COMO ALVO DA IGREJA

É preciso que a Igreja se faça uma pergunta crucial: o que ela está fazendo tem como alvo o cumprimento da missão que seu Senhor lhe confiou? Ou, dito de outra maneira, o que a Igreja está fazendo para alcançar pecadores que não sabem ou não querem admitir que são pecadores vivendo sem Deus no mundo (Ef 2:12), anunciando-lhes o caminho da salvação e as exigências de Deus para os pecadores (At 26:20).
O que a Igreja tem feito além de se reunir para celebrar a salvação? Suas reuniões de oração têm algum propósito e utilidade no cumprimento da missão confiada à Igreja? O estudo doutrinário tem efeito motivador para que a Igreja deixe a segurança dos muros santos e seja relevante ao não apenas defender a fé (Jd 1:3) mas, também, anunciar a salvação mediante a fé em Cristo Jesus? A escola bíblica é uma escola para a vida cristã ou apenas mais uma atividade para reunir crentes, ocupa-los em atividades dentro da Igreja e ter relatórios a serem apresentados? As sociedades internas da Igreja têm como alvo alcançar descrentes e integrar novos crentes ou é um congraçamento de crentes que vão ficando, paulatinamente, cada vez menos motivados?
Se alguém chegar numa destas reuniões da Igreja num momento crucial de suas vidas, na hora de tomar escolhas de vida ou morte elas se sentirão motivadas a fazer a escolha certa (Dt 30.19)?

CAPACITAR OS MEMBROS PARA CUMPRIR A MISSÃO

É evidente que a Igreja não é um corpo uniforme – cada membro é essencialmente diferente, embora todos sejam filhos de um mesmo Deus (Ef 4.6) e parte do mesmo corpo (I Co 12.12). Alguns membros receberam de Deus o papel de treinar os demais para o cumprimento de sua missão. São os discípulos discipuladores, cada um com uma capacitação diferente, dentro de um propósito específico de Deus: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, todos com a obrigação de aperfeiçoar os santos, para que cumpram seu mandato (Ef 4.11-12).
Assim como é obrigação destes discipuladores a capacitação do corpo, também é obrigação dos discípulos estarem prontos para cumprirem seu mandato específico, sem se esquivarem de seus deveres (I Co 12.15).

A MISSÃO E A OBEDIÊNCIA

No fim, obedecer a Cristo e cumprir a missão é uma questão de obediência. Não existe ninguém que não consiga defender, cada um dentro do seu nível de conhecimento, de intelectualidade e treinamento, as coisas que ama. Um filósofo pode defender uma cosmovisão com elevado grau de profundidade, assim como uma dona de casa pode defender com profunda veemência o porquê de usar um tempero e não outro em sua cozinha. São especificidades de conhecimento defensáveis pelo interesse pessoal. E não deve haver nenhum interesse mais pessoal do cristão do que o evangelho que o salva. Mesmo o mais simples dos homens pode ser iluminado pela palavra do Senhor (Sl 19.7), assim como o conhecimento do sábio também é derivado da graça de Deus (Dn 2.21).
A Igreja está sendo ensinada a obedecer ao mandato do Senhor em todas as coisas? Ela precisa aprender a fazer todas as coisas para glorificar o Senhor (I Co 10:31), buscando ser sal e luz, com ou sem palavras, para que os incrédulos não possam dizer nada saber sobre o único redentor (At 4.12), glorificando-o no dia da visitação (I Pe 2.12).

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