segunda-feira, 30 de março de 2015

JESUS, NOSSO LIBERTADOR: O CABEÇA DA IGREJA [IV]

18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.
Quem é Jesus? Esta pergunta é de tal importância que ela tem reflexos na vida e na morte, hoje e na eternidade. É a única pergunta cuja resposta pode fazer alguém passar da morte para a vida (Jo 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida). Sim, ele é a perfeita revelação de Deus. Sim, ele é o criador de todas as coisas. Sim, ele é a base, a finalidade de tudo. Mas isso ainda não é tudo. Ele é mais, muito mais.
Ele é, também, a cabeça, a fonte de orientação e direção de todo o corpo. Não há vida nem direção no corpo sem a cabeça[1] - o máximo que há são estertores, e por pouco tempo. Não há como existir Igreja sem Cristo, pois ele é o cabeça da Igreja e salvador de todo o corpo (Ef 5:23 - …porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo). Somente ligado ao cabeça é que alguém pode ter esperança de salvação eterna – só ele, e mais ninguém, é o salvador. Só ele conduz ao pai.
Só quem é por ele guiado, uma das funções de uma cabeça, obedecendo suas orientações é, de fato amado por Deus (Jo 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele). É Cristo, não o papa, ou qualquer outro sobre a face da terra que é o cabeça da Igreja, ele é o originador, a fonte de vida da Igreja, e é, ao mesmo tempo, sua garantia, pois, sendo o primeiro a ser gerado de entre os mortos, isto é, a receber vida (Jo 10:18 - Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai) estando entre os mortos e mesmo assim trazendo para os que nele creem a imortalidade (II Tm 1:10 - …e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho).
Sim, Cristo é o único que, de fato, ressuscitou de entre os mortos – os demais foram ressuscitados pelo verbo da vida, o próprio Cristo. E é ele quem garante que os que nele esperam também ressurgirão dos mortos. Todos os demais foram ressuscitados, ele é a ressurreição (Jo 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá).
Somente ele é a ressurreição e a vida, somente ele estava no princípio com Deus e somente ele é divino (Jo 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus), somente ele é o primeiro e o último, o alfa e o ômega (Ap 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim). Ninguém mais é como ele, ninguém pode ser comparado a ele – ou você prefere colocar qualquer outro em primeiro lugar na sua vida?



[1] Lembro-me de uma vez que um primo simplesmente cortou a cabeça de uma galinha, ao invés de matá-la da maneira correta – ela saiu se esvaindo em sangue, sem direção, até finalmente cair morta no meio do quintal.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL