quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

27 ANOS DE BÊNÇÃOS: IGREJA PRESBITERIANA EM JACUNDÁ

UM POUCO DE HISTÓRIA

_igO início do trabalho presbiteriano na região é marcado pela chegada do pb. Jonatha Tavares, que, vindo do Espírito Santo com passagem pelo Maranhão chegou às terras de Jacundá com parte da família. Em um aniversário do patriarca a família resolveu fazer um culto que foi dirigido pelo genro, pb. Selvino Rosa. Durante o culto uma jovem perguntou quanto pagava para participar, sendo instruída da gratuidade do evangelho e da salvação em Jesus Cristo. O Pb. Jonatha orientou o genro a vender as terras no Maranhão e vir para Jacundá, o que efetivamente foi feito pouco tempo depois. Havia cultos nas fazendas, nas cercanias da cidade, e o primeiro lugar de reuniões da futura IPB foi a casa da irmã Elizabeth Scheidegger. O trabalho foi crescendo com a chegada de novas famílias que foram se juntando aos pioneiros e finalmente a Igreja Presbiteriana em Jacundá, então congregação da Igreja Presbiteriana em Marabá, foi organizada no dia 19 de fevereiro de 1984. O ato de organização foi dirigido pela comissão enviada pelo Presbitério da Transamazônica [PTAM]  composta pelos Revs. José Prazeres, João Santos e Pb. Jonair de Matos. Contando com 73 membros comungantes e 31 não comungantes. Seus primeiros presbíteros foram Orides Cardozo de Oliveira, Selvino Rosa, Manoel Pedro do Nascimento. Seus primeiros diáconos foram: Jonatas Soares Tavares, Joel Cerqueira, Dilson Barbosa dos Santos e José Tibúrcio da Silva. Na ocasião encontrava-se presente o Rev. Antônio José do Nascimento Filho.

O primeiro pastor da Igreja foi o Rev. José Maria Prazeres, sendo substituído pelos Revs. Marcos Antônio Sobral, Cléber Ferreira Campos, Francisco Cristino de Sousa, Rui Alves de Sousa, Wellington Dias Silva, Ismael Clóves dos Santos e, atualmente, é pastoreada pelo Rev. Marthon A. Mendes. É importante lembrar o trabalho desenvolvido pela irmã Maria Costa Vaz que, como missionária, tem sido importante auxiliadora no trabalho.

Os atuais presbíteros são: Selvino Rosa, vice-presidente em seu 6º mandato consecutivo, tendo sido eleito, anteriormente, para o presbiterato pela Igreja de Marabá – hoje Filadélfia; Adão Ribeiro Soares, primeiro tesoureiro, Aloísio José de Resende, segundo tesoureiro, Uilhomarco Miranda Jardim, José Raimundo Barbosa e Manoel Pedro do Nascimento, que assume em lugar de Zizalino Xavier dos Santos. Os diáconos da Igreja Presbiteriana em Jacundá, à partir desta data, serão: Carlos Alberto, Manoel Pereira, Valmir Rosa, Luiz Carlos Ferreira, Wilton Miranda Jardim, Everaldo Xavier, Samuel Costa e Conceição Silva.

A IGREJA HOJE

Situada à av. Cristo Rei, em excelente localização no centro da cidade, a comunidade reúne-se com o propósito de louvar a Deus, glorificar seu nome e ser por ele abençoado em fraterna comunhão com os irmãos: · Às terças-feiras, à partir das 19.30h, na congregação do bairro Alto Paraíso, situada à rua José Dentista; · Às quartas-feiras, na sede, às 19.30h. culto para estudo doutrinário e louvor ao Senhor Deus; · Às quintas-feiras, à partir das 19.30h, na residência do Diácono Conceição, no bairro Novo Horizonte; · Às sextas-feiras, na sede, também às 19.30h. Reunião para comunhão, adoração e intercessão; · Aos domingos várias atividades: Escola bíblica na sede e na congregação do Alto Paraíso, às 9.00h; Culto de louvor e adoração no Alto Paraíso às 18.00h; Culto de louvor e adoração na sede, às 19.30h.

A Igreja se alegra de ter uma filha, a Igreja Presbiteriana em Goianésia do Pará, organizada em 08 de março de 2008, e possui também uma congregação em Nova Ipixuna, sob a coordenação do evangelista Gilson Ferreira, e um ponto de apoio a famílias presbiterianas na fazenda do Sr. Antonio de Paula.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL