sábado, 30 de abril de 2011

DA SÉRIE: LULA, O SECA PIMENTEIRA

Há pouco tempo disse que Adriano estava com um sério problema. E não era bebida, nem drogas, nem amigos do morro, nem mesmo a polícia ou a torcida do Corinthians… Era o seca pimenteira dando palpites. Vale lembrar:

"Você sabe que futebol você tem, você sabe que depende só de você, inclusive sua volta para a seleção brasileira. Mas se você não estiver pensando nisso pense em jogar bem para fazer os corintianos felizes", diz Lula ao jogador.

Eu estava deixando escapar: o Seca Pimenteira fez mais uma vítima e o atacante Adriano rompeu o tendão de Aquiles e vai ficar até setembro sem jogar – pelo menos sem condições de entrar em campo, por que jogar, jogar… Alguém peça pro Lula ir torcer novamente pra Argentina…

AGORA, FALANDO SÉRIO [LEIA ANTES O POST 935]

936

Depois de ler o fax do mineirim, sorrir um pouco, que tal refletir?

Certa vez fui questionado por da oportunidade a um pregador cujo português era incorreto e que tinha enorme dificuldade em enunciar determinados conceitos teológicos… quando ele estava lendo trocava as palavras, tinha que ler algumas várias vezes até se fazer entender, isso quando não passava por cima da palavra que estava, lendo outra [às vezes sem qualquer sentido dentro do texto lido]… O detalhe é que quem questionava além de nunca ter feito nada de relevante na obra [suas igrejas e presbitérios anteriores deram graças a Deus quando ele conseguiu campo], deixando para trás um rastro de gente frustrada e ferida. Igrejas esfaceladas ficavam pelo caminho deste gigante com diplomas teológicos, filosóficos, sociológicos, antropológicos e tantos outros… A questão é: quanto de Deus o primeiro e o segundo conheciam [não sobre Deus]? Quantos pecadores foram levados aos pés de Jesus por ambos? Do primeiro eu sei, do segundo também, e garanto que se tivesse que chamar um dos dois para trabalhar como meu auxiliar o culto teria que esperar à beira da estrada…

Que tal lembrar I Co 1.26-29:

Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

PRA RIR…

935

FAX DO MINEIRIN NIRSO DE BERZONTE

UM GERENTE DE VENDAS RECEBEU O SEGUINTE FAX DE UM DOS SEUS NOVOS VENDEDORES: ''SEO GOMIS, O CRIENTE DE BELZONTE PIDIU MAIS CUATRUCENTA PESSA. FAZ FAVOR TOMÁ AS PROVIDENSSA. ABRASSO, NIRSO.''

APROXIMADAMENTE UMA HORA DEPOIS, RECEBEU OUTRO: ''SEO GOMIS, OS RELATÓRIO DI VENDA VAI XEGÁ ATRAZADO PROQUE TÔ FEXANO UMAS VENDA. TEMO QUE MANDA TREIS MIL PESSA. AMANHÃ TÔ XEGANO. ABRASSO, NIRSO.''

NO DIA SEGUINTE: ''SEO GOMIS, NUM XEGUEI PUCAUSA DE QUE VENDI MAIS DEIS MIL EM BERABA. TÔ INDO PRA BRAZILHA. ABRASSO, NIRSO.''

NO OUTRO: ''SEO GOMIS, BRAZILHA FEXÔ 20 MIL. VÔ PRA FROLINOPOLIS E DE LÁ PRA SUM PAULO NO VINHÃO DAS CETE HORA. ABRASSO, NIRSO.''

E ASSIM FOI O MÊS INTEIRO.

O GERENTE, MUITO PREOCUPADO COM A IMAGEM DA EMPRESA, LEVOU AO PRESIDENTE AS MENSAGENS QUE RECEBEU DO VENDEDOR. O PRESIDENTE ESCUTOU ATENTAMENTE O GERENTE E DISSE: ''DEIXA COMIGO, QUE EU TOMAREI AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.''

E TOMOU... REDIGIU DE PRÓPRIO PUNHO UM AVISO E O AFIXOU NO MURAL DA EMPRESA, JUNTAMENTE COM AS MENSAGENS DE FAX DO VENDEDOR:

"OS PHD DO ÇETOR DE MARQUETINGUE DA IMPREZA KI NUM MOSTRÁ CIRVIÇU TÃO DIMITIDO ÇUMÁRIAMENTI, INCRUSIVI O GOMIS. MOTIVU: DIPROMA DIMAIS, CUMPETENÇA DIMENUS! A PARTI DI OJE NOIS TUDO VAMU FAZÊ FEITO O NIRSO. SI PRIOCUPÁ MENOS EM INSCREVÊ SERTO , MOD VENDÊ MAIZ. ACINADO, O PRIZIDENTI ".

EÇELENTI !!!!!!!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

JUIZ ABANDONA A LEI EM NOME DO PROSELITISMO MACONHEIRO

934

O juiz Alberto Fraga, do 4 Juizado Especial Criminal [JECRIM] do Leblon, no Rio de Janeiro, concedeu um habeas corpus preventivo para maconheiros possam realizar, dia 07 próximo, a sua marcha em favor do consumo e da descriminalização da maconha. Segundo o juiz os participantes deverão participar do movimento sem usar [lógico, meritíssimo] ou sem incentivar o uso da substância entorpecente. Como? Fazer uma passeata, pública, com cobertura legal, em prol de um produto ilegal não é, no final das contas, incentivo ao seu uso? A marcha acontecerá no Jardim de Alah, na zona sul carioca. Ainda bem que não tem nada a ver com o meu Deus. Cabe recurso contra a decisão do juiz Fraga, que foi proferida contra o delegado de polícia da XIV DP do Leblon e do comandante do 23 batalhão da PM. Estes dois buscam apenas cumprir a lei. Mas o juiz não quer que a lei seja cumprida. Vale lembrar que já houve ministro petista [Mink] que participou da marcha da maconha maconhado…

quinta-feira, 28 de abril de 2011

LEVANTAMENTO DE CABEÇA

IMG0314A26 dias e o Hezrom Hessed continua aprontando. Cansado de tanto ficar deitado sem ver o que acontece à sua volta, simplesmente resolveu firmar os braços e levantar a cabeça para observar o mundo com olhos arregalados e expressão de curiosidade e felicidade.

Ficou cerca de 5 minutos até que finalmente resolveu descansar, satisfeito com o que viu. Logo depois resolveu dormir, se preparando para mais uma noite "daquelas".

Se quiser assistir ao vídeo, eis o link:

quarta-feira, 27 de abril de 2011

JOSÉ, ENVIADO PARA A ESCRAVIDÃO PARA PRESERVAR A VIDA

932

Gênesis 39-41 [39:2]

José, filho de Jacó com Raquel, foi o décimo primeiro filho do patriarca. Depois dele nasceria Benjamin, o filho da velhice [ocasião em que Jacó perderia a sua amada]. José foi criado como príncipe na sua família, como filho dileto de seu pai. Tornou-se um jovem pretensioso e arrogante, às vezes intrigante. Como Jacó, nele não havia nada que o credenciasse excepcionalmente a ser instrumento especial nas mãos de Deus. A importância de José se dá apesar de José. O que fez dele tão importante foi ter sido um servo escolhido do Senhor. Deus demonstrou perante Jacó, suas esposas e seus filhos que ele havia escolhido José para uma tarefa especial, tão especial que subverteria a ordem de honra na família [Gn 37.6-11].

UM DIAMANTE A SER LAPIDADO

Jacó teve que fugir, passar alguns anos com Labão e finalmente ter um encontro especial com o anjo do Senhor no vau do Jaboque [Gn 32.24-29]. José, antes de ser usado por Deus, precisava passar por um processo de lapidação, de crescimento. O jovem arrogante e pretensioso precisava aprender a ser humilde. E sua jornada começa quando é vendido pelos próprios irmãos a mercadores midianitas [Gn 37.28]. Ali, o filho dileto cai para a condição de servo [cp. Gn 39.1 - Fp 2.8]. O jovem que não trabalhava, mas intrigava os filhos com o pai torna-se um trabalhador responsável e eficiente [Gn 39.6]. Antes que José pudesse julgar-se merecedor do estado de honra na casa de Potifar nova aresta precisava ser aparada e para isso Deus levanta a mulher de Potifar que se oferece sexualmente e é rejeitada por ele [Gn 39.7-9]. Após insistentes assédios, finalmente ela percebe que José não a queira, e resolve destruí-lo [Gn 39.10-20]. Nova queda na vida de José. Não mais servo, agora um prisioneiro que poderia, a qualquer tempo, ser condenado à morte. É evidente que, além de conhecer bem a José Potifar conhecia, também a sua esposa, pois possuía poder para mandar matar seu escravo, entretanto, poupa-lhe a vida. Mais uma etapa até que José finalmente estivesse pronto para cumprir o proposito de Deus na sua vida. Na prisão José conhece dois servos do próprio faraó: o copeiro-chefe e o padeiro-chefe [Gn 40.2]. Ambos tem sonhos que são corretamente interpretados por José. O padeiro seria enforcado a o copeiro ou mordomo voltaria a sua posição. José viu reacender sua esperança de liberdade, e pediu ao mordomo que se lembrasse dele [Jr 17.5], o que não aconteceu até que Deus novamente agiu. Faraó teve sonhos que ninguém conseguia decifrar, e o mordomo lembrou-se de José, que foi levado à presença de faraó e revelou-lhe o significado dos sonhos com as espigas e as vacas gordas e magras: em breve o Egito passaria por 7 anos de fartura aos quais se seguiriam 7 anos de escassez. José aconselhou faraó a estocar alimentos durante os anos de fartura – e faraó deu a José este encargo, tornando-o o segundo homem mais poderoso do Egito, e faraó tornou-se praticamente o dono do Egito no período da escassez [Gn 47.21-26]. Tudo fazia parte do plano de Deus para salvar toda a casa de Jacó [Gn 45.7]. José traz toda sua família para o Egito, onde é honrada por faraó que lhes dá a terra de Gósen para viver [Gn 45.10-11].

Para Jacó estar no Egito era uma etapa, e não desejava permanecer ali – dando instruções para que o levassem a Canaã, e José mandou que embalsamassem seu pai [Gn 49.2] para levarem-no para Canaã – caso raro na tradição hebraica. José também desejava voltar a Canaã, e sabia que Deus promoveria este retorno, e por isso deu ordens para que isto acontecesse [Gn 50.25; Ex 13.19]. Na vida de José podemos compreender claramente que Deus usa homens bons e maus. Usa ações boas de homens bons e ações más de homens maus. Usa também ações más de homens bons e ações boas de homens bons. Mas ele jamais deixa de santificar a vida daqueles que ele pretende usar de maneira especial. Abraão teve que passar por este processo. Também foi a experiência de Jacó. E com José não foi em nada diferente. O jovem que conhecia o Deus de seu pai tinha que virar um homem temente a Deus, disposto a servi-lo mesmo em meio a uma terra estranha. É absolutamente certo que nem Jacó nem José gostaram das provações que passaram – mas, ao final, a constatação de José de que Deus dirige todas as coisas para o bem dos seus [Gn 45.7] é uma radiosa fonte de alegria para os crentes [Rm 8.28].

SOBRE METAS E MÉTODOS

Há cerca de 2 anos acompanhei bem de perto [tão de perto que meus tímpanos reclamaram] uma greve de uma categoria profissional. Estou, novamente, acompanhando uma greve da mesma categoria. O que me chamou a atenção não foram sequer as reivindicações dos grevistas. Podem ou não ser justas – não tenho todos os dados para emitir juízo de valor sobre as pretensões dos grevistas. Quero falar sobre metas e métodos.

As metas não são a mesma coisa que as reivindicações. Pode-se pedir algo desejando receber algo diferente ou alcançar algo que muitas vezes não deve e não pode ser explicitado, tornado público. E é aí que entram os métodos. Há dois anos a greve era barulhenta, muitos gritos, xingamentos, ameaças, tentativa de invasão de prédio público… panfletos eram distribuídos com conteúdo ofensivo… Não havia civilidade por parte daqueles que deveriam ensinar os cidadãos a serem civilizados. Na atual há carro de som nas ruas, tocando algumas músicas e informando que estão em greve por alguns motivos. Mas nem de longe a bagunça, o desrespeito e as ameaças que acompanhei na anterior. A diferença? Certamente os ocupantes das cadeiras de mandatários são da mesma linha de pensamento que os líderes dos grevistas. Assim, faz-se a greve para consumo externo, acordos são costurados e todo mundo se dá bem no final. Enquanto isto alguns são vítimas dos grevistas, que terão que repor o que não trabalharam já há mais de 15 dias.

As reivindicações podem até ser explicáveis e aceitáveis. Mas os métodos variam, de acordo com os interlocutores. Isso vai influenciar no teatro, na representação pública da pantomima que temos assistido. É neste ponto que pretendo chegar: quais as razões escondidas, quais os objetivos não declarados das partes envolvidas? Quando se trata de quem são [PT e sindicatos] invariavelmente o interesse não é o bem público.

931

CONTINUISMO OU MUDANCISMO

201104183Ou a necessidade de perceber que nem tudo o que está estabelecido deve ser mantido, mas também que nem tudo deve ser mudado.

Do mundo do futebol para as conversas cotidianas veio um ditado que, com as mudanças circunstanciais, pode ser enunciado desta maneira: "Em time que está ganhando não se mexe". Todavia, mesmo o mundo do futebol mostra que este enunciado é relativo [não acredito que tudo seja relativo, não sou adepto do relativismo]. Aliás, até mesmo a ideia de que tudo é relativo traz em seu seio um conceito absoluto, portanto, se há algum absoluto, então nem tudo é relativo. Um exemplo de que em time que está ganhando se mexe é o atual time do Flamengo [20 jogos, 18 escalações diferentes], ou o Real Madrid ou Barcelona, times cujos treinadores os escalam de acordo com os adversários.

E em time que está perdendo? É necessário mexer? Ou é melhor se acomodar? Temos diante de nós dois conceitos que por si só não dizem absolutamente nada: o do continuísmo e o do mudancismo [com o perdão do neologismo].

Definindo os termos, podemos dizer que o continuísmo é a ideia de que não se deve mudar nunca nada... na política nacional já temos a atual presidanta falando que 4 anos são insuficientes para fazer o que acha necessário fazer [já está pedindo mais quatro antes de completar 1/12 do mandato]. Detalhe é que seu partido já está no poder há 9 anos e não fez nada do que é realmente necessário fazer. Ou nos Estados Unidos, onde o presidente mais perdido e ineficiente da historia do país já começou a campanha eleitoral. O que tem demais nisso? O problema deste continuísmo é que os detentores da cadeira controlam o processo, podem fazer propaganda de si mesmos, podem fazer campanha contra os adversários [em muitos casos indefinidos ou simplesmente imaginários, como está acontecendo atualmente nos Estados Unidos]. Outro problema deste continuísmo é que estes estão numa posição privilegiada, não precisam nem mesmo fazer algo que preste – mas detém a máquina, a palavra, o poder. Geralmente querem continuar no poder para continuar não fazendo nada, ou continuar fazendo tudo errado.

Já o mudancismo é a ideia de que de tempos em tempos mudanças tem que ocorrer. Pouco importa se o trabalho está sendo bem feito, se há progresso, se a instituição saiu do marasmo... essa síndrome simplesmente exige mudanças para que mudanças aconteçam – sem alvo, sem propósito, sem meta, sem projeto. Superficiais ou profundas, elas precisam estar sempre acontecendo para que os mudancistas não comecem a clamar por novidades.

MUDANÇAS NECESSÁRIAS

Mas, e quando as mudanças são realmente necessárias? Nos clubes de futebol acontece frequentemente que um titular, às vezes um medalhão, não esteja rendendo o suficiente e seja, depois de algum tempo, trocado por outro atleta, que faz mais e melhor que o seu antecessor vinha fazendo, como é o caso, atualmente, de Marcos e Deola, no Palmeiras. Foi uma mudança necessária, dadas as constantes contusões do titular. Ou da lateral esquerda do Flamengo, que muda toda hora porque os que lá estão não tem correspondido. Na politica não é diferente, ou será que dinossauros como Paulo Maluf, Marta Suplicy ou Collor de Mello deveriam continuar mandando em seus respectivos estados e cidades? Às vezes a mudança é necessária, e não apenas necessária, é fundamental para mudar os rumos da instituição. Basta ver o que acontece em estados como o Maranhão e o Amapá, eternamente nas mãos dos Sarney...

A grande dificuldade é perceber a hora de mudar, que peças mudar e o que colocar no lugar. O mudancismo que prega a mudança pela mudança não é recomendável. O continuísmo pelo simples medo da mudança engessa, desgasta e corrói a vitalidade de outras partes que estão dispostas a algo mais, a algo melhor. No continuísmo preserva-se um status quo muitas vezes ineficiente... no mudancismo pode-se descartar algo extremamente proveitoso. O equilíbrio entre mudar o que precisa ser mudado e manter o que precisa ser mantido é o grande desafio de todas as instituições.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ADORANDO AO CORDEIRO PELA PALAVRA DE DEUS

Palestras proferidas pelo Rev. Carlos Garcia no I Adorando ao Cordeiro em São Geraldo do Araguaia.

Texto: Jo 4: 1 a 26

Jo 4: 23Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

vv. 1 a 8 = Jesus estava cansado, busca um lugar de descanso para refrescar-se com um belo copo de água. Chega então uma mulher e Jesus inicia um conversa com ela, pedindo um copo de água.

Sempre é Jesus quem nos busca, é Ele quem quer nos salvar.

vv. 9 e 10 = Ele coloca a dificuldade na frente. Ela vai se lembrar que racial e socialmente os samaritanos não se dão com os judeus. Jesus desconsidera essa questão e faz-lhe uma pequena apresentação. SE CONHECERAS O DOM DE DEUS... E o bom é que basta pedir, ensinou Jesus...

Se todos nós conhecêssemos a Jesus todos seríamos verdadeiros adoradores...

v. 11 = Ela coloca outro obstáculo, primeiro racionalizando: VOCÊ NÃO TEM NEM CORDA E NEM BALDE... como iria tirar a água.

Nós também somos mestres em racionalizar. Às vezes nos achamos o mais inteligentes do universo. O pastor fala, ensina, e não damos ouvidos achando que já temos o suficiente e eles não têm nada a nos acrescentar. Racionalizamos o ensino das Escrituras. Lemos mas dizemos: Ah, isso não é bem assim...

v. 12 = Parece que algo começa a lhe ferroar a consciência e ela usa logo do argumento teológico. JACÓ É NOSSO PAI....

Ela sabe que os samaritanos eram frutos de casamentos mistos, ela tem consciência de que era a razão da rejeição dos israelitas, então ela “esquece” disso e vai buscar sua origem comum... Nós também somos assim.... Você é um adorador? Eu sou filho de presbítero... Você é um adorador? Que é isso pastor, eu nasci na igreja? Você tem lido a Bíblia? Que é isso meu irmão, eu toco no louvor da igreja... VOCÊ QUER RECEBER A JESUS COMO SALVADOR? Que é isso, eu já sou católico, espírita, budista, etc.

vv. 13 e 14 = Jesus veio e está em busca dos verdadeiros adoradores, não quer discutir religião. Então ele aperta um pouco o cerco e fala da água viva. Ela dá sinais de ceder, mas começa a olhar apenas para suas necessidades físicas e materiais. Ela quer a benção de não mais ter que sair de casa ao meio dia – hora sexta (v. 6) – escondida, para buscar água. Uma mulher não faria isso sozinha.

Mas ela sabia porque não tinha companhia. Ela se dispunha a ir aquele horário porque fugia de expor-se, tendo em vista ser adultera. Ela sabia de sua condição e quer apenas resolver as questões materiais. A maioria das teologias hoje oferece essa solução. Por isso há muita aceitação e crescimento. Solução para as questões materiais, financeiras, sentimentais, sem resolver o principal problema que é o espiritual.

vv. 16 a 18 = Jesus então faz o confronto final e manda chamar o marido. Ela não tinha marido e vivia com alguém que não era seu marido. Ela estava vivendo em fornicação, praticando o sexo fora do casamento, ou então era uma adúltera, o que não diferenciava muito, pois em ambos os casos constitui pecado diante de Deus, prática que precisa ser rejeitada por todo aquele que quer ser conhecido como verdadeiro adorador.

Hoje queremos diluir aquilo que Deus nos deu condensado. Pecado é pecado e sempre o será. Não adianta darmos outro nome, tentar justificar. O melhor é a atitude daquela mulher diante daquele confronto.

vv. 19 e 20 = Agora ela demonstra um verdadeiro interesse pelas coisas espirituais. Começou a trilhar o caminho da graça. Quer entender a respeito de adoração, ela sabe que somente os verdadeiros adoradores estarão na glória celestial, e ela não quer ficar de fora.

O interesse legítimo pelas coisas de Deus é um excelente sinal de busca e crescimento. Paulo elogiou os tessalonicenses (1 Ts 1), pela: 3operosidade da fé, abnegação do amor, e firmeza da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”, e depois ele acrescenta: 2 Ts 2: 13Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes”.

Quando Jesus ministrava a última ceia, Ele disse que um iria traí-lo. Imediatamente os discípulos começaram a perguntar: SOU EU SENHOR...

vv. 21 a 23 = Agora é o confronto final. Jesus está pronto a levá-la a nocaute. A questão não é o ONDE, mas QUEM e COMO. Será que conhecemos a Deus? Será que conhecemos a Jesus? Será que aquilo que chamamos de adoração é verdadeiramente uma adoração? Precisamos olhar para a Palavra de Deus e encontrar um modelo de adoração... Porque essa hora já chegou, disse Jesus

23Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

Precisamos compreender algumas coisas importantes:

A verdadeira adoração a Deus só pode existir como resultado da obra graciosa do Espírito de Deus na salvação da alma. Antes que o homem possa adorar a Deus de modo bíblico, ele precisa conhecê-lo como Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Sempre que encontramos pessoas, em qualquer parte do mundo adorando e louvando o Deus da Bíblia, podemos ter certeza de uma coisa – esta adoração é o resultado da obra graciosa da salvação de Deus no coração dessas pessoas. A adoração não acontece em um vácuo. A adoração é produzida por pessoas que nasceram de novo e foram chamadas à comunhão com Deus através de Jesus Cristo. Um dos fatos mais espantosos no tocante a Deus é que Ele está procurando um povo para adorar o seu Filho Jesus Cristo. Se você se tornou cristão, um dos propósitos primários da sua salvação é que você adore com alegria o Filho de Deus. Entretanto, quão trágico é encontrarmos tão poucos cristãos que entendam a natureza da verdadeira adoração espiritual ou que a pratiquem. A adoração atinge seu ponto mais pleno e rico quando a nossa alma se perde na maravilha da glória e majestade de Deus. Muito do que é aceito como adoração em nossos dias não produz esta maravilha. Os cultos superficiais e vazios que caracterizam a presente geração não produzem nem adoradores verdadeiros, nem grandes santos. Para compreendermos verdadeiramente o que significa a adoração, precisamos examiná-la em seu ambiente mais puro, e o exemplo mais nítido e sublime de adoração, que as Escrituras nos oferecem, é o quadro que João nos apresenta no livro do Apocalipse. Nos caps. 4 e 5 o Senhor abre a cortina e nos permite um vislumbre da adoração na sala do trono. Se quisermos adorar de modo bíblico, é necessário nos certificarmos de que nossa adoração na terra reflete o exemplo e a direção da adoração celestial.

ADORANDO O CORDEIRO..

Apocalipse 4

Uma porta no céu se abre e João é convidado a entrar (v. 1). E imediatamente se acha em espírito e vê um trono no céu, e alguém assentado nele (v. 2). Jamais alguém viu a Deus... João não vê a Deus, mas dá a descrição daquilo que vê nos versos 3 a 7. Essa visão é muito semelhante a de Is 6 quando o profeta vê a sala do trono de Deus e toda aquela adoração. Essa é a maior necessidade de todo o ser, ver a glória de Deus. Assim como Isaías, no verso 8, João vê os 4 seres viventes em adoração dizendo: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO, AQUELE QUE ERA, QUE É E QUE HÁ DE VIR. Em seguida a essa adoração, diz o texto, que quando os seres viventes derem glória, honra e ação de graças ao que se encontra sentado no trono, acontecerá algo extraordinário:

10os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: 11Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

Paulo fala da coroa que está guardada, Tiago fala da coroa, Pedro fala dessa coroa, e também no Apocalipse somos informados da cora que receberemos.

2 Tm 4: 8Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Tg 1: 12Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

1 Pe 5: 4Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

Ap 2: 10Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Ap 3: 11Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

A coroa será para nós um símbolo da missão cumprida, da realização terminada, de uma obra concluída. Contudo, ao contemplar a verdadeira adoração, numa atitude de submissão, os 24 anciãos, entregarão a coroa Àquele que é digno de toda honra, glória e louvor. Ninguém em todo o universo é digno de glória honra e poder, senão Deus e o Cordeiro. Deus é digno, por causa da criação e o Cordeiro é digno por causa de sua morte sacrifical. Daí só o Cordeiro é digno de executar o plano de Deus de salvação e exercer o papel de Rei em seu reino. E por causa..... A obra da criação depende inteiramente da vontade de Deus; fora de sua vontade nada acontece. Em outros termos, este mundo não veio à existência por sua própria evolução, mas por Deus exercer sua vontade (Hb 11: 3). Isso significa que tudo quanto Deus criou deve servi-lo. A vontade de Deus é a causa da criação e o Senhor Jesus Cristo é o agente dessa criação (Jo 1: 1; Cl 1: 15, 18; Hb 1: 3). Deus é soberano em sua criação.

ADORANDO O CORDEIRO

APOCALIPSE 5

vv. 1 a 4 = A criação de Deus foi prejudicada pela entrada no pecado no mundo. É necessário então a recriação. É necessário uma providencia extraordinária para salvação daqueles que são os eleitos de Deus. Seus nomes já estão inscritos no livro da vida.

João vê o livro mas ele está selado. Não há ninguém digno de abrir esse livro e revelar seus nomes, e fazer essa separação. Então João desaba a chorar. Não há nenhum digno no céu, nem na terra e nem debaixo da terra. Enquanto olharmos para as nossas limitações não haverá esperança. Sabemos de nossas necessidades, mas sabemos também das impossibilidades. Precisamos de Jesus.

vv. 5 a 10 = Não chores.... Há esperança. É essa a mensagem que Deus traz ao nosso coração. Há esperança. O Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, o Cordeiro, veio e tomou o livro da mão dAquele que estava no trono. Então os 4 seres viventes, e os 24 anciãos prostram-se diante dEle apresentando a razão daquela adoração:

9...Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.

vv. 11 e 12 = Agora é a vez dos anjos, milhões de milhares, um números que não se podia discernir, também adoram ao Cordeiro dizendo:

“Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.

vv. 13 e 14 = Agora chegou a vez da criação de Deus louvar, bendizer e adorar o Cordeiro que foi morto e dizer:

“Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”.

Adoração é isso, é rendição de todo o nosso ser, de toda nossa vontade, de todo o nosso coração. Nas Palavras de Jesus: Mc 12: 30Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

Jo 4: 21Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Porque tanta adoração falsa? Porque adoram a ídolos, criação de nossas mãos? Porque não se adora a Deus e ao Cordeiro? Porque não fazemos aquilo que Jesus nos manda e nem aquilo que nos pede? Jesus responde: PORQUE NÃO CONHECEIS....

Antes Ele já tinha dito à mulher: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Mt 22: 29Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Foi assim que Jesus respondeu aos saduceus que lhe perguntaram a respeito da ressurreição.

vv. 25 a 27 = Com aquele confronto final a mulher começa a entender que tratava-se de um assunto espiritual, e diz ter noção de que o Cristo, o Salvador viria. Então Jesus revela-se a ela.

O que aprendemos é que não existe o verdadeiro adorador desde o nascimento. Não é isso que Jesus está ensinando. O que ele ensina e que todos os eleitos de Deus se tornaram verdadeiros adoradores, como veremos a seguir. Fica claro por sua atitude. Sem nenhum treinamento ela sai a buscar outros adoradores. A visão do trono antecede a descrição simbólica das provações e tribulações que a igreja deve experimentar aqui na terra. É para termos confiança de que Deus está no controle. Os capítulos 4 e 5 nos mostram algo importante: Sl 99: 1. O trono é o centro do universo, não um centro físico mas espiritual. O universo da Bíblia não é geocêntrico mas teocêntrico. Estou lembrado das palavras de abertura da profecia de Isaías: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Isaías 1:3).

MINISTÉRIO DA CULTURA APROVA PROMOÇÃO DO GAYZISMO

O Ministério da Cultura liberou a Cinema e Arte Produções a captar cerca de 100 000 reais via Lei Rouanet para realizar a V Mostra Possíveis Sexualidades. A mostra, que será realizada em Salvador em junho, exibirá filmes nacionais e internacionais com temática Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual.

A pergunta que faço é: cabe ao Estado a promoção de qualquer opção de sexualidade, seja ela hetero ou homo? A resposta tem que ser um inequívoco não, uma vez que a constituição afirma explicitamente que não há distinção, entre os cidadãos, de sexo [e as leis pretensamente anti-homofóbicas mostram que o governo tem feito acepção], raça [que burrice este negócio de raça – afinal, somos, todos, uma só espécie, humanos] ou qualquer outra.

Pergunto se alguém resolvesse fazer uma mostra sobre sexualidade sadia, heterossexual, monogâmica conseguiria uma verba semelhante? A resposta é, como fazíamos quando crianças, um sonoro DUVID-O-DÓ.

domingo, 24 de abril de 2011

ROUBALHEIRA À VISTA

Quando o Brasil foi escolhido para sediar copa do mundo e olimpíadas, comentei, a caminho da cidade de Baião, que ia ser uma roubalheira sem fim. Os jogos pan-americanos já mostraram isto, quando projetos tiveram seus custos ampliados em até 500% [isso mesmo, houve obras que ficaram 5 vezes mais caras].

Quando tomou posse, a digníssima presidanta disse que não permitiria que a ineficiência e a roubalheira tomassem conta do canteiro de obras que parte do Brasil se tornaria. É o que vemos? Disse a presidanta: "“Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para atuarem com firmeza e autonomia.” Este é o discurso de posse. E depois da posse? Ao constatar que todo mundo já sabe que as obras para a copa do mundo estão todas atrasadas, em todas as áreas [aeroportos, transportes, hotelaria, estádios, segurança - dez dos treze aeroportos em obras para os jogos “não apresentam condições de conclusão até 2014”] a presidanta defende que o processo seja acelerado. E o meio encontrado foi diminuir a eficiência dos órgãos de controle de gastos públicos. Eles funcionam como um freio [ineficiente, é verdade] para a corrupção.

Mas o planalto [parece que vivem no espaço] enviou projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012 tentando diminuir o poder fiscalizador do Tribunal de Contas da União, incluindo ainda em uma medida provisória a criação de um regime especial de licitações [de regimes especiais eles entendem bem, afinal, são o partido das tramóias]. O objetivo é tornar mais flexíveis o processo de licitação das obras para a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016. Todos os ministros estão ensaiando um discurso unânime: as obras precisam ser aceleradas, e os trâmites e prazos legais não permitem [lembremos que desde 2005 sabe-se que o Brasil seria a sede da copa de 2014 – e não dá para colocar o atraso no governo do PSDB, nem Dilma vai dizer que a culpa é do governo anterior].

Estamos caminhando para o abandono dos projetos e uma tocação de obras na base do vamos fazer logo para terminar logo – e haja dinheiro para cobrir a ineficiência e a roubalheira que está sendo preparada.

926

sexta-feira, 22 de abril de 2011

TRAGÉDIA DO REALENGO

Na Veja on-line:

O corpo do atirador Wellington Menezes de Oliveira foi enterrado nesta sexta-feira no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, no Rio de Janeiro. O enterro aconteceu às 9 horas e não foi acompanhado por nenhum familiar. Ele foi enterrado em uma cova rasa comum, segundo a administração do cemitério. Duas semanas após o ataque na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, nenhum familiar do atirador compareceu ao Instituto Médico Legal (IML) para liberar o corpo. Como o prazo para a família fazer a liberação do corpo terminou na quinta-feira, o IML autorizou o sepultamento. Wellington Menezes de Oliveira matou 12 crianças e feriu outras 12 durante o ataque na escola municipal no dia 7 de abril. Após ser atingido na perna pelo disparo de um policial, o assassino se matou. Em uma carta divulgada pela Polícia Civil após o massacre, ele deixou instruções sobre quem poderia mexer em seu corpo e como ele deveria ser enterrado. O atirador pedia para ser sepultado no Cemitério do Murundu, no Rio, ao lado de sua mãe adotiva, morta há dois anos.

Tenho lido e visto muitas coisas sobre o assassino, inclusive uma tentativa de dividir a responsabilidade com o restante da sociedade, com a escola. Análises de perfil psicológico à partir de escritos, vídeos, etc. foram feitos por especialistas… Nada que vá mudar o saldo da tragédia e, também, que vá inibir outros crimes.

A primeira notícia que eu tive sobre o crime dava conta que o motivo tinha sido um desentendimento com uma professora. Depois, os fatos mostraram que nada daquilo era verdadeiro. Um homem mentalmente perturbado, emocionalmente desequilibrado, eis o retrato que se pode fazer de Wellington. Não tenho nenhuma explicação sociológica ou psicológica para os seus motivos. Crimes como estes não devem ser explicados, devem ser punidos… no caso dele, a punição é o inferno, apesar dos pedidos esquisitos de perdão em suas cartas.

Agora, o que faço questão de destacar é que não aceito dividir a responsabilidade pelo crime que ele cometeu. Ele, e só ele, é o criminoso. As crianças assassinadas ou feridas não são culpadas do crime que ele cometeu. Os colegas da época em que ele estudou na escola Tasso da Silveira, que teriam praticado bulying contra ele [qual criança nunca foi vítima de algum tipo de mau trato na escola ou em clube, ou em lugares semelhantes? Quantos saem por aí matando?]. A responsabilidade não é da falta de segurança na escola [inúmeras outras escolas tem ainda menos segurança e este tipo de coisa não acontece].

Wellington teve escola, teve família, teve trabalho… não lhe faltou nada. Nada? Faltou-lhe o conhecimento do Justo, não o conhecimento deturpado que ele demonstra em seus escritos. Na verdade, ele não conhecia Jesus, o Cristo de Deus. Ele tinha informações distorcidas a respeito de Jesus, misturadas com todo tipo de religiosidade onde parece imperar alguma influência de um radicalismo islâmico [é bom destacar que o islamismo tem várias vertentes, e nem todas saem por aí explodindo bombas]…

Mas, o ponto fundamental é que todas as tentativas de culpar a escola, os professores, os colegas, a sociedade, os pais, os vizinhos, etc. são inaceitáveis e devem ser rechaçadas. A culpa é de Wellington, toda de Wellington e de ninguém menos do que Wellington. Era possível evitar tal tragédia? As inúmeras vezes que este tipo de crime acontece nos EUA, Alemanha, etc. mostram que o problema não é de uma sociedade subdesenvolvida… é de uma mente criminosa.

925

quinta-feira, 21 de abril de 2011

21 DIAS

FILE0604Com apenas 21 dias o Hezrom simplesmente "capotou". Ele estava colocado de bruços e ergueu-se nos bracinhos, e logo virou para ficar de barriga pra cima. Com apenas 12 dias ele deixou o travesseiro para trás e ficou atravessado no berço.

DIGILIFE DIGITAL CAMERA

924

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

Brasília, a capital federal, está fazendo aniversário. Festa, propaganda para sediar a abertura da copa, shows….

Mas, será que poderíamos dar os parabéns para a cidade dos Roriz, substituídos na rapinagem pelo Agnelo Queiroz, também envolvido no escândalo do mensalão brasiliense… Cidade onde se pode ver, das janelas do ministério da justiça, crianças e jovens usando drogas e se prostituindo… Brasília há 09 anos nas mãos do partido das tramoias…

Que dizer? Brasília, espero que um dia tenhas um feliz aniversário.

923

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A FAMÍLIA DE ISRAEL: LEVANDO ADIANTE A PROMESSA

Jacó casou-se com Raquel [a quem amava] e Lia [que lhe foi imposta mediante embuste por Labão]. Junto com elas vieram suas criadas, Bila e Zilpa. Ainda antes da transformação de caráter ocorrida no vau do Jaboque Jacó teve 12[1] filhos. De Raquel foram José e Benjamin. De Lia foram Rubem [o primogênito], Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, além de Diná. De Zilpa gerou Gade e Aser e de Bila gerou a Dã e Naftali. Diferente da nossa cultura os filhos das servas, dadas por suas senhoras a Jacó por concubinas, eram considerados filhos legítimos, como se fossem da própria senhora [Gn 16.1-2].

Já vimos que Deus escolheu Jacó e fez dele o pai das 12 tribos de Israel apesar do seu caráter. Nele não havia nada que o credenciasse a ser o canal das bênçãos de Deus. E seu casamento também expressa essa realidade. Se a vontade de Deus para o casamento é que o "homem una-se à sua mulher e sejam os dois uma só carne" [Mt 9.4-6] Jacó não exemplifica a obediência a essa vontade: duas mulheres e duas concubinas. Apesar disso Deus usa homens para fazer sua obra apesar da natureza e práticas pecaminosas deles.

A REPETIÇÃO DE UM ERRO

Jacó sofreu e fez sofrer por causa de um erro que viu em seu lar: a parcialidade de seu pai para com Esaú. E também ele foi o favorito de sua mãe, Rebeca. Agora, por amar a Raquel ele toma José como seu preferido [Gn 37.3-4]. Rubem era o primogênito, ele não podia mudar isso, mas agiu com parcialidade em várias ocasiões em favor de José: deu-lhe uma túnica talar colorida [Gn 37.3], aceitou sem repreender a empáfia de José por causa de dois sonhos [Gn 37.5-11].

Além dos sonhos, José ainda complicava sua posição diante dos irmãos com uma atitude de vigilância contra os irmãos, relatando ao seu pai o que eles faziam – mas só falava o que eles faziam de mal [será que eles só faziam coisas más?]. Num momento em que a oportunidade e a ira se juntaram, planejaram matar José, mas acabaram vendendo-o a uma caravana de midianitas que traficava com o Egito. Assim, José acaba como escravo do capitão da guarda de faraó, Potifar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os erros de Isaque geraram consequências na vida de Jacó, que, por sua vez, gerou frutos na vida dos seus filhos. Eram homens de Deus – mas eram homens semelhantes a cada um de nós [Tg 5.17]. Apesar dos erros de Isaque, de Jacó, de José e de seus irmãos Deus ainda continuou cuidando do cumprimento do seu plano [Gn 45.5] e para o bem de seu povo [Rm 8.28].

Quando terrível fome atingiu a terra de Canaã, os irmãos de José vão até o Egito comprar mantimento – e depois de alguns acontecimentos toda a família de José acaba indo morar no Egito, onde ganham terra de boa qualidade para o cuidado dos seus rebanhos e por lá ficam durante 400 anos, saindo sob a liderança de Moisés.

Costumamos exaltar o caráter firme de José no Egito, todavia, antes de ser colocado em situações onde foi obrigado a amadurecer, José em nada era diferente dos demais jovens de todos os tempos. Inconsequente e irresponsável – o que fez diferença em sua vida foi a instrução sobre o caráter de Deus que recebeu em casa de seu pai. Apesar de todos os erros, Israel instruiu seus filhos sobre quem era o seu Deus – e que ser-lhe fiel resulta em bênçãos para si e para as gerações futuras [Ex 20.6].


[1] A ordem de nascimento foi: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

QUE É ISSO CUMPANHÊRA? QUOTAS PARA MULHERES NA DIREÇÃO DAS ESTATAIS

201104182Projeto da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, quer obrigar os conselhos de administração das empresas controladas pela União a criar uma cota para mulheres. A autora do projeto é Maria do Carmo Alves. A ideia é que até 2022 40% das vagas seja ocupada por mulheres.

Eu tenho uma sugestão melhor [será que algum senador pensará nisso?]: Que tal criar um projeto para que até 2012 100% das vagas sejam ocupadas por gente competente, independente da filiação partidária? O projeto segue agora a Comissão de Constituição e Justiça. Nos dias que estamos vivendo, logo vão querer quotas para negros, gays, indígenas, deficientes [físicos, talvez mentais, porque morais já tem um monte deles].

Será que estas quotas serão intercambiáveis. Uma negra homossexual entrará em que quota? E se tiver 40% de mulheres, e houver uma muito competente candidata ao cargo, ela será preterida? Logo terá quota para governadoras, senadoras, deputadas, prefeitas, vereadoras [independente da vontade dos eleitores]…

As portas do abismo estão abertas. E o Brasil já está num carrinho de mão inclinado em sua direção… Como diz a música: "Como será o futuro do nosso país?"…

921

UMA IGREJA DOS SONHOS

201104181Há pouco tempo sonhei com uma igreja. Ao entrar na Igreja, me deparei com uma estrutura simplesmente inacreditável. No hall uma secretária multilíngue encaminhou-me para uma escadaria marmorizada, orientando-me para tomar a direção correta pois havia varias opções, para vários lugares diferentes naquela Igreja: tesouraria, banheiros, arquivos, escritório pastoral. Logo depois cheguei a uma galeria onde caberiam, confortavelmente, segundo instruções, 192 pessoas em poltronas acolchoadas. A igreja era umas 12 vezes maior que a galeria. Ambiente totalmente climatizado, pessoas muito bem vestidas.

Logo o número de pessoas começou a aumentar, e numa fila de poltronas onde cabiam 8 pessoas 11 estavam assentadas. Até que as luzes se apagam e o som, cristalino e de inacreditável qualidade, começa a tocar. O sistema de áudio e projeção ilumina uma parte do "palco" para a entrada apoteótica do pastor diante dos olhos embevecidos dos presentes. Os efeitos visuais faziam parecer que o mesmo andava sobre o éter... em seguida, é a hora da apresentação da maestrina que entra com seus dois filhos, também sob grandes efeitos audiovisuais.

Logo depois é a vez dos presbíteros. Uma mesa, redonda, de excelente qualidade, é iluminada e nela estão assentados 5 dos muitos presbíteros daquela igreja. Cada reunião tem uma escala de presbíteros. A plateia, extasiada, completamente silenciosa observa o show. E o culto ainda nem começou. O louvor é dirigido por um grupo em uma sala acústica, completamente isolado do restante da igreja. Cada vez mais gente entra na igreja.

Depois de muito louvor, algumas orações emocionantes e emotivas, chega a hora da pregação.

E, para minha grande surpresa, é a minha voz que começa a ser espraiada pelo sistema de som. Leitura da palavra, pela primeira vez naquela reunião, e, à medida em que a mesma começa a ser exposta inexplicavelmente o sistema de climatização começa a falhar – o calor começa a tomar conta do ambiente, as pessoas, vestidas para um clima meridional, começam a se sentir incomodadas. Após 15 minutos de pregação nota-se um movimento em direção às portas. Deixo o meu lugar, e dirijo-me ao centro da Igreja, e peço aos 'crentes' que permaneçam ainda mais alguns minutos, até que a palavra seja exposta...

Não sei o resultado do meu apelo... meu despertadorzinho tocou. São 4.30h da manhã. O Hezrom está acordando, pedindo a atenção da mamãedeira... acordei e fui cuidar do pequeno, levando-o até a mamãe. Mas o sonho havia me impressionado profundamente. Por horas lembrei-me de cada detalhe, de cada gesto das pessoas. Decidi contá-lo aqui, e, ao mesmo tempo, refletir sobre a Igreja moderna.

O que me incomodou foi a seguinte pergunta: será que a busca pela excelência pastoral, som, iluminação, conforto, etc... realmente tem conduzido a Igreja a ser excelente aos olhos de Deus? Aquela Igreja era igreja de lugar nenhum. Ela não existe, não conheço nenhuma que possua tanto luxo e tanta tecnologia. Não sei quem era o pastor daquela Igreja – se novo ou velho, se experiente ou imaturo. Não conheço os músicos nem os presbíteros que apareceram – tornados, em algum momento, o centro das atenções. Eram apenas "instituições", isto é, tudo isto existe nas igrejas, mas, naquele ambiente, foram levados a um ponto extremo. Não sei o nome da Igreja, nem a cidade onde ela está localizada. Não sei se é perto ou longe, se a cidade é grande ou pequena. Mas isto não é, em nada, importante.

Outra coisa que me chamou a atenção é que, no exato momento em que a Palavra começou a ser proclamada, o conforto que todos tinham foi se transformando em desconforto, em incômodo a ponto de alguns fazerem menção de se retirar. O fato é que a palavra, quando proclamada, tem que ter o poder de mexer com o que está estabelecido. Ela é, afinal, martelo que esmiúça a penha. Ela vem para produzir transformação, e esta transformação tem que ser do pecador que está confortável em seu pecado, em suas conquistas, em seu cotidiano para um pecador que, insatisfeito com seu estado, procura refúgio em Cristo Jesus.

A Igreja que eu sonhei é diferente da Igreja dos meus sonhos. Já escrevi aqui sobre esta igreja. Ainda sonho com ela, ainda acho que é possível ter uma Igreja mais santa, mais consagrada, mais fiel. Onde pastores são fiéis na pregação da palavra, onde os membros sentem prazer na palavra de Deus, onde os jovens são fortes e vencem o maligno, onde os pais edificam os filhos e os filhos se alimentam da instrução que lhes é dada pelos pais. Esta Igreja com a qual eu sonho proclama a salvação em Jesus Cristo – haja ou não conforto físico, audiovisual ou semelhante. O conforto que esta Igreja tem é o de estar na mão do Senhor Jesus Cristo, sabendo que dali ninguém pode tirá-la, e que ele jamais vai lançá-la fora. A Igreja que está confortável no Senhor é a que sabe que nem a morte, nem a vida, nem coisas do presente nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura pode separá-la do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

domingo, 17 de abril de 2011

SOBRE SILAS, HOMOSSEXUALISMO E OUTROS DESVIOS

20110410Há alguns dias publiquei um post em que lembro que o pastor Silas Malafaia, ao falar contra a PL 122 [contra a qual eu também falo], juntou à sua fala a denúncia de outra aberração sexual, aos olhos de Deus e segundo as Escrituras Sagradas. Não ouso discordar do Silas em nenhum dos dois assuntos que ele abordou – mas afirmo que o fórum em que ele estava tratava de um assunto e ele poderia muito bem ter se limitado àquele assunto. Ninguém estranharia.

De resto, sei muito bem [e menciono isto várias vezes na igreja] que o movimento pró-gays é articulado, e vem crescendo há pelo menos três décadas. E não vai parar. Ainda hoje em um programa televisivo vi a quantas o preconceito anda. Um da "turma" pode chamar o outro de bicha ou algum outro termo parecido… mas na boca de um que não aderiu ao movimento isto é considerado ofensa e discriminação. De resto, Silas tem razão: homossexualismo é uma abominação aos olhos do Senhor, e os que o praticam [e o defendem] certamente sofrerão a ira do cordeiro no lugar que lhes é devido.

919

sábado, 16 de abril de 2011

BATISMO DO HEZROM HESSED

familia2011Dia 10 de abril o Hezrom Hessed foi recebido, por batismo, na Igreja Presbiteriana em jacundá.

Como filho da aliança, reúne-se à sua família de fé.

Esta é a primeira foto da nova família Mendes, com o pequeno Hezrom nos braços da apaixonada irmãzinha, Ezrah.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

BÊNÇÃOS

111

Pouco é necessário ser dito. Ezrah Neannah e Hezrom Hessed [com 08 dias] quando foi batizado na Igreja Presbiteriana em Jacundá.

917

EM GURUPI, DIAS 21 E 22 DE MAIO

Nos dias 21 e 22 de maio estaremos em Gurupi, atendendo convite do Rev. Eliel Gonçalves. Oportunidade para rever o amado irmão, a Sílvia e as "pequenas" Larissa e Letícia.

916

A PÁSCOA, APESAR DELES

Próximo dia 24 de abril, na Escola Bíblica Dominical, teremos a celebração da páscoa. Louvor a Deus, edificação e comunhão. Também teremos uma "representação" da celebração da antiga páscoa, como quando os judeus saíram do Egito. É conveniente lembrar aos apressadinhos que não estamos ensinando que a antiga páscoa e seu simbolismo tenham alguma eficácia. Ela foi abolida quando Cristo estabeleceu a nova aliança no seu sangue. A Cristo, o cordeiro de Deus, a glória.

915

JACÓ, O ESCOLHIDO INDIGNO

A história de Jacó, desde o seu nascimento, aponta para alguém cujo caráter era profundamente indigno de receber qualquer bênção de Deus. Ele nasceu segurando o pé do irmão [Gn 25.26], e por isso recebeu o nome de Jacó, que significa suplantador. Depois, num momento de carência do irmão, comprou-lhe o direito de primogenitura por uma ninharia, mostrando-se um astuto aproveitador [Gn 25.30-33]. Insatisfeito com isto, ainda, com a ajuda da própria mãe, usurpou a bênção que pertencia a Esaú [Gn 27.1-23], mostrando seu caráter enganador. Com a promessa de Esaú de tirar-lhe a vida assim que seu pai falecesse, Jacó foi obrigado a fugir de Canaã em direção a Padã-Arã, morar com Labão, seu tio [Gn 28.5]. De caminho, Deus renova as promessas feitas a Abraão [Gn 12.1-3] e a Isaque [Gn 26.2-4] apesar da indignidade de Jacó [Gn 28.13-15].

Enquanto viajava, passou uma noite muito especial num lugar que mais tarde veio a ser chamado Betel e que viria a ter um papel muito importante em sua vida. Naquela noite, enquanto dormiu, teve um sonho, que na verdade era uma visão de uma escada que chegava ao céu, com anjos subindo e descendo, e o Senhor estava ao seu lado. Em reação a essa experiência, Jacó fez votos muito importantes (Gn 28:18-22). Nem sempre manteve esses votos, mas eles tiveram grande efeitos sobre ele.

O enganador encontrou um que lhe foi igual [Labão, seu tio, certamente o professor de Rebeca]. Jacó se apaixonou por Raquel e como não tinha bens, ofereceu 7 anos de serviço pelo direito de casar-se com ela. Jacó é enganado por Labão [Gn 29.26-28] e desposa Lia, e em seguida tem que trabalhar mais 07 anos para "pagar" por Rebeca [ainda que a esta ele tenha recebido antecipadamente – no final das contas o dote, tendo como partida o salário médio de um gerente de fazenda, foi de aproximadamente R$ 1.000.000,00].

Para obter algum patrimônio Jacó teve que usar de astúcias contra seu sogro [Gn 31.3-9] até que o Senhor lhe ordenou, depois de outros 07 anos, que voltasse a Canaã [neste meio tempo seu pai e sua mãe faleceram - tanto fez para herdar o que pertencia a seu pai que, por estar ausente quando da morte deste, nada herdou]. Até para levar suas esposas e filhos teve que sair escondido [Gn 31.20-21]. Agora precisava provar sua fé, pois não poderia voltar para junto de Labão, e ainda ia ao encontro do homem que jurara matá-lo [Gn 27.41].

No vau do Jaboque Deus definitivamente lhe muda o caráter – e com isto o nome [Gn 32.24-28]. O anjo do Senhor abençoou Jacó após humilhá-lo.

Se fôssemos julgar Jacó jamais o escolheríamos para ser o canal das bênçãos de Deus. Mas Deus não vê como o homem [I Sm 16.7]. Jacó é como todos os homens [Mt 7.2]: nenhum merece a bênção de Deus – mas Deus a promete e a dá a indignos.

914

MUITO PODE POR SUA EFICÁCIA…

Nos últimos dias a Igreja Presbiteriana de Jacundá, São Geraldo do Araguaia e outras estiveram em intercessão pela vida do Sr. Antônio Alencar, pai do Rev. Roberto Alencar. Abaixo, o recado do nosso amigo:

A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5.16 - NVI )
Amados e amadas;
Com alegria no coração que reporto a vocês a atual situação do meu pai. Meu pai teve o que chamamos na medicina de DPOC: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, derivada de anos de tabagismo, exposição a poeira, obesidade e relaxo com a saúde. Devido a isso desenvolveu uma severa infecção pulmonar, mas graças a Deus, através das orações da igreja do Senhor ele está revertendo o quadro. Ainda está na UTI, pois ainda tem muita secreção nos pulmões, porém já em vias de sair de lá pra um quarto. Fica aqui minha gratidão, mas rogando ainda suas orações pois a recuperação será longa. Em Cristo, o autor da vida;

Rev.Roberto Alencar

ADORANDO O CORDEIRO

Será na cidade de São Geraldo do Araguaia, nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril. A abertura será na quinta à noite e o término no domingo pela manhã. Segue recado do Rev. Roberto Alencar:

Amados irmãos, pra honra e glória do Senhor conseguimos abaixar ainda mais o valor da inscrição do Adorando ao Cordeiro 2011.
Ou seja os irmãos que virão de outras cidades pagarão R$ 20,00 pelo jantar da quinta, café, almoço e jantar da sexta e do sábado e café da manhã do domingo.
Isso está sendo possível graças a Deus e aos nossos patrocinadores, mas a batalha continua, queremos abaixar mais ainda, vamos orar por mais patrocínios nessa reta final.
Aos amados que vem de fora sugiro que chegar na parte da tarde a partir da 15:00hs, uma vez que o evento iniciará com o jantar as 18:30h.
Na sexta a noite termos a SEXTALENTUS, prepare-se e mostre o seu talento.
No sábado a tarde teremos um tempo de lazer num local bem legal.
Será necessário trazer colchões e roupa de cama.
Qualquer duvida ligue: (94) 3331-1250 ou (94) 9138-1020, (94) 9139-0595, (63) 8112-4669.
Teremos camisetas pra vender, Bíblias, cantina e muito mais.

Segue o cartaz:

adorando

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ESAÚ, O HERDEIRO NATURAL PRETERIDO

20110410Gn 25.19-34

Rebeca [a noiva confiante] e Isaque [o filho da promessa] demoraram quase 20 anos para terem filhos [Isaque já tinha em torno de 60 anos]. Rebeca era estéril, e somente após Deus atender uma oração de Isaque [Gn 25.21]. Deste pedido resultaram dois filhos: Esaú [que significa peludo, também conhecido como Edom, vermelho], e Jacó [suplantador, mais tarde conhecido como Israel, o homem que lutou com Deus]. Na cultura semítica o filho mais velho tinha alguns direitos especiais: herdava uma porção a mais que os demais irmãos e herdava principalmente o nome da família, visto que aquela era uma sociedade tribal e patriarcal. Esses direitos cabiam a Esaú. Todavia a descrição que a bíblia traz de Esaú é a de um homem impulsivo, pródigo, profano, sem preocupações além das do momento [Hb 12.16]. Esaú é chamado de um homem comum, não santificado, incrédulo, sem religião. Alguém assim não era digno de ser herdeiro da promessa.

Esaú nos apresenta algumas características dignas de nota:

i. ERA IMEDIATISTA: demonstra esta característica quando troca o seu direito à primogenitura [porção maior na herança e o nome da família], por um mero repasto de pão lentilhas de cor avermelhada [uma semente aparentada com o feijão e a soja]. Sua fala é emblemática quando Jacó lhe faz a proposta indecorosa [Gn 25.31-32].

ii. ERA COMUM: Esaú não parece ser um homem pervertido. Apesar de irar-se contra seu irmão por ter sofrido uma injustiça [ameaçando-o de morte – Gn 27.41] age diferente quando tem a oportunidade [Gn 33.4]. Esaú e Caim são exemplos de homens naturais, mas, enquanto um dá vazão às suas inclinações malignas matando o irmão sem ser ofendido o outro releva a injustiça sofrida. O problema de Esaú não era moral.

iii. ERA TRABALHADOR: Esaú aparentemente satisfazia as necessidades de sua família [Gn 33.1], e talvez por isso gozasse de uma certa preferência do seu pai [natural, visto que ele deveria ser o continuador da santa semente]. Do episódio da venda da primogenitura podemos inferir que era perseverante no seu propósito, e somente desistiu naquela ocasião após muito esforço, pois afirma estar a ponto de desfalecer.

iv. ERA MUNDANO: As preocupações de Esaú eram relacionadas às coisas materiais, e demonstra não ter nenhuma inclinação para as coisas espirituais, já que: a] vende o direito da herança da primogenitura por um preço irrisório; b] vende o direito de ser o continuador da linhagem da aliança; c] irrita-se quando é "abençoado" e percebe que teria que lutar para ser um homem livre.

O problema de Esaú era a falta de perspectivas espirituais. Apesar de ser um homem comum, poderíamos ate afirmar que socialmente bom, ele não tinha como alvo ser o canal de bênção de Deus para todas as famílias da terra [Gn 12.3]. Ele jamais se arrependeu de ter desprezado o direito de primogenitura. E por isso não foi abençoado, porque faltou-lhe tal sentimento [Hb 12.17] e por sua própria atitude apartou-se da graça de Deus [Hb 12.15] tornando-se um homem de coração amargo.

ESAÚ, SEMELHANTE A TODOS OS HOMENS

Podemos facilmente olhar para Esaú com olhar de reprovação, mas ele nada é além de um retrato fiel do homem natural. Despreza a atitude de buscar a Deus e suas bênçãos tentando resolver as coisas do seu modo sem levar em conta a direção de Deus. É justamente por isso que o homem natural não consegue entrar no reino de Deus: ele não o percebe [I Co 2.14], não o deseja nem o busca, a menos que seja despertado pelo Espírito de Deus [Mt 16.17]. Jesus rejeitou como seguidores pessoas que eram tidas como boas, e aparentemente eram, segundo a natureza, bons [Mc 1.17-23; Jo 3.7]. A afirmação de Jesus é clara: é necessário ter uma percepção espiritual para poder entrar no reino de Deus [Jo 3.3]. E isto faltava a Esaú.

VOLTANDO AO BATENTE

Parei por uns dias, graças à internet que não andava boa e, especialmente, ao Hezrom Hessed, que, graças a Deus, está muito bem. Nestes dias alguns eventos que merecem uma abordagem: a chacina no Realengo [lamentável, uma verdadeira barbaridade], o falecimento de Jonatha Tavares [Jacundá] e de José Esteves [Pacajá].

910

terça-feira, 5 de abril de 2011

MARCO HEREGE FELICIANO

É muito comum irmãos procurarem seus pastores para reclamarem quando estes denunciam hereges e heresias. Aconteceu com Edir Macedo, com Silas Malafala, com Marco Feliciano. Este último chegou ao cúmulo da heresia [como se isto fosse possível, até acredito que em breve ou ele ou alguém conseguirá ir um degrau abaixo]. Ao contrário do que o Senhor Jesus ensinou, de que se deve orar em Seu santo nome, Marco Feliciano preferiu orar num outro nome. E não é o do Pai, nem o do Espírito… Nem é o do Iuri [mais conhecido popularescamente como Inri Cristus]: Marco Feliciano agora ora em nome de… Marco Feliciano. Veja o vídeo e tome suas próprias conclusões:

http://www.youtube.com/watch?v=D_TlajyRQ-4&feature=player_embedded.

BARACK OBAMA ESTÁ TÃO PERDIDO QUE JÁ QUER SER REELEITO

Até agora Barack Oba Obama nada fez de concreto como presidente dos Estados Unidos. Não saiu do Iraque, não saiu do Afeganistão, se atolou na Líbia… há desemprego em alta escala nos Estados… Mas, mesmo assim, já lançou sua candidatura à reeleição 20 meses antes… Ele precisa de algo para mobilizar os americanos. E o jeito de distrair a atenção popular é dividindo o país numa campanha política antecipada. Sua sorte é que os opositores estão muito divididos, sem um nome forte para concorrer. Por enquanto. Vai que Scwharzenneger resolva concorrer. Mas ele perde para Dilma, que já começou a sua campanha para continuar nada fazendo desde março, isto é, 45 meses antes.

sábado, 2 de abril de 2011

O BRASIL TEM MINISTRA DO RACISMO ÀS AVESSAS

A ministra das quotas raciais cujo ministério tem o nome de Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou que a" [ocupação de espaço pelos negros] provoca reação. Para muitas pessoas, parece perda de espaço. Isso demonstra como ser branco, na sociedade brasileira, implica em determinados privilégios em detrimento dos direitos dos negros em geral”. A ministra feriu o inciso LXII do art. 5 da Constituição brasileira, que afirma: a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei 7.716, de 1989, que teve dois artigos alterados pela 9.459, de 1997. O art. 20 proíbe produzir, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A ministra incitou um olhar diferenciado para os "brancos" ao afirmar que “ser branco implica privilégios em detrimento dos negros em geral”, incitando os negros em geral a se mobilizarem contra os brancos em geral que teriam privilégios. ATENÇÃO. Já existem muitos movimentos de negros em geral lutando por direitos especiais [não é isso que as quotas são?] Mas inexistem movimentos de "brancos em geral" porque este seriam RACISTAS. Porque um movimento de negros não é racista e um de brancos seria?

VÍDEO DO ESTREANTE DA SEMANA: HEZROM HESSED

O Hezrom estreou ontem, às 20.10h, e já está em casa, chegou às 8.40h. Veja-o e à sua mãe descansando: http://www.4shared.com/video/wCaG4t01/hezromelucy.html

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ELE ESTREOU.

hhessed

20.10h. Jacundá, Pará. Depois de algumas peripécias graças ao serviço de saúde de Jacundá [nenhum hospital tinha médico de plantão, nem o municipal, nem os conveniados, e nem mesmo buscando um particular conseguimos auxílio de um profissional que um dia, hipocritamente, fez o juramento de Hipócrates]. Uma vergonha a questão de saúde pública em Jacundá. Somente após 20 minutos do nascimento do Hezrom foi que um médico foi informar que "estava indo". Para onde? DISPENSADO!!!

Mas, às 20.10h, o Hezrom Hessed estreou. Com 52cm e 3.450g ele chegou. À uma simples olhada, saudável, esperto, já querendo sabe o que lhe passa à volta.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL