sábado, 6 de setembro de 2014

O DESEJO DE INDEPENDÊNCIA PODE ACABAR MAL - I PARTE

EM SUA BUSCA POR INDEPENDÊNCIA SAUL NÃO DESCONHECIA QUAL ERA A VONTADE DE DEUS (v. 1-3)
Nenhum israelita podia dizer que não conhecia a Deus. Frequentemente eram lembrados dos feitos do Senhor - mesmo os gentios e inimigos de Israel, que adoravam falsos deuses e não se submetiam ao Senhor sabiam muito bem quem era o Deus de Israel (I Sm 4.6-8).
Se os filisteus conheciam bem o poder do Senhor, se sabiam quem era o Senhor, embora não o adorassem, quanto mais os hebreus, instruídos o tempo inteiro sobre os poderosos feitos do Senhor (Dt 6.20-21).
Saul sabia que fora escolhido pelo próprio Deus e, por isso, ele deveria atentar, isto é, ouvir para obedecer, as palavras do Senhor (v. 1). Não havia meio termo, e Saul também sabia disso (Sl 119.4). É dever de cada servo de Deus ser obediente. Obedecer relaxadamente (Jr 48:10), obedecer em alguns pontos e em outros não (Tg 2:10) ou não obedecer é a mesma coisa (II Rs 18:12).
Nossos pecados ofendem a Deus, mas o Senhor afirma que horrível coisa é desprezá-lo (Hb 10.26-27), tendo conhecimento de quem ele é e de qual é a sua vontade (Rm 1:21) e ainda assim preferindo andar em desobediência e insubmissão.
Estes três primeiros versos indicam que Saul conhecia a Deus. O Espírito do Senhor já havia se apossado dele em, pelo menos, duas ocasiões distintas (I Sm 10.10). Estes textos provam que Saul conhecia a vontade de Deus. O problema de Saul é o mesmo problema que o povo de Deus enfrenta hoje - não é de conhecimento teórico e muito menos de jamais ter experimentado a graça de Deus. Conhecimento temos demais, instrução temos demais. Provas do poder e do amor de Deus temos em abundância.
Eu e  você, cada um de nós aqui, neste lugar, desde o menor ao maior, cada um de nós sabe qual é a vontade de Deus em Cristo Jesus: que o confessemos como Senhor (Mt 10:32), que recebamos das suas mãos, com ações de graças, o senhorio de Cristo (Jo 1:12), que o busquemos de todo coração (Jr 29:13) e que o sirvamos com alegria (Is 35:10) e tenhamos vida eterna (Jo 6:47). 

O problema não é que desconhecemos estas coisas. Sabemos o que Deus fez para provar seu amor e cuidado por nós (Rm 5:8). Sabemos o que Cristo fez para demonstrar este amor (Jo 15:13), pagando o preço dos nossos pecados e resgatando do nosso real problema: o nosso fútil procedimento (I Pe 1:18). Sabemos que Deus quer que nos arrependamos (At 17:30), que nos convertamos a ele (Jó 36:10), que confessemos os nossos pecados (At 19:18) e que lhe sejamos obedientes. Alguma dúvida disso? Alguém aqui que não sabe disso? Se não sabia, agora sabe!

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL