quinta-feira, 12 de junho de 2008

COMO FAZER A ESCOLHA CORRETA

COMO FAZER A ESCOLHA CORRETA
Já vimos que a bíblia, através dos exemplos de homens como o patriarca Josué e principalmente do Senhor Jesus Cristo, nos ensinam que devemos fazer as escolhas certas. Esta escolha, por mais difícil que possa parecer, é entre o que nós queremos e o que Deus é e quer para a nossa vida.
A primeira coisa que precisamos estabelecer é que esta é uma escolha absolutamente necessária, e é feita tanto consciente quanto inconscientemente. Ninguém pode deixar de fazê-la. Ninguém deixa de fazê-la. Jesus afirma que quem não é com ele, é contra ele. Quem não batalha ao seu lado, está no campo de batalha oposto, e, evidentemente, errado (veja em sua bíblia o registro do evangelho de Mateus, capítulo 12 verso 30). É necessário que nós entendamos claramente em que tipo de escolhas e quais os resultados que elas nos trarão. De um lado, a morte, a derrota, o fracasso, a insatisfação. Do outro a vitória, a vida, a glória.
Mas como fazer esta escolha. Quero lhes mostrar pelo menos três momentos em que as pessoas fizeram a escolha errada – mesmo diante de Jesus, o Deus em carne, fizeram a escolha errada. A primeira é relatada pelo evangelista João, no capítulo 1, versos 10 e 11, que nos diz que o "verbo", isto é, a própria palavra eterna encarnada, Jesus Cristo, estava no mundo, que foi feito por meio dele, mas o mundo não o amou, não quis ter um relacionamento com ele, e, mesmo sendo chamado de povo de Deus, os judeus não o receberam porque amavam muito mais a si mesmos, aos seus métodos de organizar a religião, ao lucro que obtinham com ela.
Outro momento importante também que mostra os homens fazendo uma escolha errada é quando o Senhor Jesus devolve a um homem não apenas o controle sobre a própria vida, sobre suas faculdades mentais, mas lhe dá uma oportunidade de recomeçar a vida junto de seus familiares, amigos, em sua cidade, e seus conterrâneos, mais preocupados com o lucro que obtinham com a venda de porcos, pedem que Jesus vá imediatamente embora de suas terras. Este registro encontra-se no evangelho de Marcos, capítulo 5, versos 15 a 17.
Um terceiro momento, relatado por Lucas, no capítulo 18, versos 18 a 23, e para mim é o mais claro, o mais angustiante, é quando um jovem, profundamente religioso, pergunta a Jesus como fazer para obter a vida eterna. Jesus não questiona a sua religiosidade, mas fica claro que o coração daquele homem já havia feito a escolha errada, havia escolhido a Mammon, às riquezas, às suas posses – àquilo que estava diante de seus olhos e que ele podia medir, comprar e vender. Assim, podemos estabelecer que a primeira premissa para (você) fazer a escolha certa é tirar os olhos daquilo que pode nos desviar de Jesus Cristo. O escritor da carta aos Hebreus, no capítulo 12, verso 2, afirma que devemos olhar firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus Cristo. O mesmo Jesus já havia ensinado que ninguém pode segui-lo olhando para os lados, usando para isto uma metáfora que qualquer motorista conhece muito bem: ninguém que, tendo posto a mão no arado (isto é, tenha assumido uma missão, um trabalho) olhe para trás (tenha sua atenção desviada) é, apto para o reino dos céus (porque não buscará em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça). Um motorista não pode dirigir olhando para os lados, nem para trás. Tem que olhar para frente, porque se não o fizer sairá da estrada, baterá em outro carro ou provocará um acidente qualquer. As donas de casa podem testemunhar que o leite só derrama quando é posto para ferver quando elas estão ocupadas com outras coisas também. Quando é só o leite, elas desligam o fogo no momento certo. Nossos pais, em sua sabedoria comum, possuem um ditado que diz que "dois sentidos não se assimilam", porque um certamente requererá mais atenção do que o outro.
A segunda premissa, implícita na carta aos Hebreus, é que (você) deve manter os olhos firmemente no alvo que quer atingir. Um soldado, enquanto em serviço, não deve se ocupar de serviços comuns. Na antiguidade um soldado não se envolvia em qualquer tipo de negociação – soldado não tinha dinheiro, só recebia a sua recompensa ao final da campanha, pois enquanto estava no campo de batalha recebia somente o suficiente para sua manutenção, tendo as suas necessidades satisfeitas na medida em que a batalha prosseguia. O que você tem posto diante de seus olhos? Para fazer a escolha certa você precisa amar e almejar a coisa certa. Para fazer a escolha certa você precisa olhar para Jesus, sem desviar o seu olhar, nem pra direita, nem pra esquerda. Jesus e seu reino devem ser a sua prioridade absoluta, pois que adianta a você ganhar todas as coisas do mundo e, no final, perder a sua própria alma? De que adianta ser próspero por 60 anos e miserável por toda a eternidade?
E, finalmente, a terceira premissa para (você) fazer a escolha certa é conhecer aquilo que escolherá. Muitos, compreensivelmente, escolhem ouro e prata, bens e pessoas porque conhecem estas coisas. Muitos não escolhem a Deus simplesmente porque não o conhecem, nada sabem sobre ele. Conhecem bem a Mammon e aos seus atrativos, mas nunca se interessaram pelas coisas de Deus. Quero convidar você a começar a mudar esta história. Busque conhecer a Deus – e, depois, faça a escolha certa. Quem não conhece a Deus não o amará, não desejará a sua presença, não ansiará por seu amparo e seu conforto – só o reconhecerá no dia do juízo, e, aí, já será tarde, muito tarde. Faça agora a escolha certa – receba a Jesus em seu coração, procure conhecê-lo em uma Igreja que honre a sua palavra e servi-lo em tudo o que você for fazer.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL