quinta-feira, 12 de junho de 2008

É A IGREJA PRESBITERIANA UMA CONGREGAÇÃO CRISTÃ?

Estes textos sobre a identidade da igreja foram escritos, originalmente, como estudos bíblicos para a Igreja Presbiteriana em Pitanga, no Paraná. Não foram revisados para publicação.
NOSSA IGREJA - UMA CONGREGAÇÃO CRISTÃ?
Em nossos estudos, buscamos mostrar a nossa identificação como Igreja confessional – a Igreja Presbiteriana – e buscar um entendimento a respeito de algumas doutrinas, nomenclaturas e ênfases de uma variada gama de conceitos a respeito da fé. Já estudamos sobre o fato de nossa Igreja ser católica (segundo o ensino geral das Escrituras). Agora, nosso propósito é mostrar que a Igreja Presbiteriana é uma CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, não DO BRASIL.
DEFININDO TERMOS
Dois termos precisam ser definidos antes de prosseguirmos em nosso estudo: o primeiro é CONGREGAÇÃO. O segundo é CRISTÃO.
A palavra CONGREGAR significa literalmente "agregar com", "juntar", isto é, estar junto, tendo um mesmo propósito (Ex 12.19). Pode ser aplicada tanto para uma assembléia litúrgica quanto para uma reunião social. Aliás, o significado desta palavra é, basicamente, o mesmo da palavra IGREJA – ekklesia – a assembléia (convocada) para tratar de determinado assunto. No contexto cristão, a assembléia, reunião, congregação daqueles que foram convocados por Cristo para fora do império de satanás (Cl 1.13).O outro termo que precisa ser definido é CRISTÃO (derivado do latim cristianos, que por sua vez deriva-se do grego xristiano/j – seguidor de Cristo [At 11.26]). Ultimamente o nome cristão tem sido usado como uma capa muito grande, onde cabem todo tipo de aberrações teológicas – mesmo aqueles que negam a historicidade ou a veracidade de Cristo. Há muitos "cristãos" que duvidam mesmo que Cristo tenha existido, ou que suas palavras tenham sido proferidas – para muitos, o Cristo não passa de uma criação da Igreja – e não o contrário. Mas mesmo assim se declaram cristãos. Mesmo os que negam que Cristo seja o salvador se declaram, de uma forma ou de outra, como cristãos, seguidores de Jesus Cristo – embora apenas explorem seu nome.
Precisamos esclarecer que afirmar que a igreja Presbiteriana é uma congregação de cristãos no Brasil - e em outros países também - ela não deseja equiparar-se (longe disso) à seita Congregação Cristã do Brasil. Vejamos algumas doutrinas particulares desta seita que fazem-na divergir do cristianismo verdadeiramente bíblico.
Embora não aceite ser chamada de Igreja confessional, a CCB tem um código doutrinário elaborado, muito semelhante à da maioria das confissões evangélicas, com destaque para os artigos 06 e 07 (forma de batismo e pentecostismo). O principal problema da CCB não está na sua declaração de fé, mas em sua insistência no revelacionismo contemporâneo, seu predestinacionismo exacerbado somado a um exclusivismo religioso (colocando-se como "a porta de salvação") que acaba formando seu verdadeiro corpo doutrinário.
SUA VERDADEIRA DOUTRINA
O ensino da CCB pode ser apresentado, na prática, da seguinte forma:
i. Só existe salvação na Congregação – ela é a verdadeira fonte da graça;
ii. Não há necessidade de preparação, estudo ou meditação nas Escrituras pois o Espírito dirige tudo – a Bíblia não foi feita para ser estudada, mas para ser obedecida (Jo 5.39; 8.32);
iii. Só o batismo na CCB é verdadeiro;
iv. Sua espiritualidade elevada (acima das outras Igrejas) é demonstrada pelo uso do véu pelas mulheres (I Co 11.1-16);
v. Sua espiritualidade elevada (acima das outras Igrejas) é demonstrada pelo uso do ósculo santo (II Co 13.12);
vi. Não se deve saudar com a paz do Senhor porque existem muitos senhores, mas sim com a "paz de Deus" pois este é um só (Jo 14.27 cp. I Co 8.6);
vii. Não aceita o dizimo, pois este é do tempo da lei e não da graça (Dt 12.11 cp. Lc 11.42);
viii. Só existe um pastor da Igreja, Jesus Cristo, os demais são apenas homens carnais (Jo 21.16);
ix. O evangelho não deve ser pregado porque somos falhos e este não pode ser escandalizado – deve-se falar apenas do que for revelado (Mt 24.14);
x. Oração só tem valor se for feita de joelhos (Lc 18.13-14).
A crença nestes 10 pontos faz com que a CCB rejeite e condene todas as demais Igrejas cristãs diferentes do seu ensino (ainda que os membros da CCB chamem os membros de outras Igrejas de irmãos e irmãs, esta é uma orientação para atraí-los, pois, na prática, todos os que lhe chegarem serão convidados a abjurar e serem rebatizados). O principio defendido é: se o nosso ensino é correto, os demais são errados e perdidos, então precisam converter-se – e os convertidos virão à CCB.A CCB enfatiza mais o subjetivismo que o seu credo doutrinário. Eis um exemplo de como os usos e costumes se sobrepõem à doutrina, e acabam tornando-se eles próprios doutrina (Mc 7.8).
CONGREGAÇÃO CRISTÃ – SUAS FALÁCIAS
A CCB afirma que é preciso pertencer ao seu rol de membros para ser salvo, mas Jesus diz que NÃO é preciso ser da CCB para ser salvo (Jo 14.6; At 4.12). A salvação não advém da placa da Igreja, mas da entrega total nas mãos do Senhor:
o Quem salva é Cristo (At 4.12; I Tm 2.5);
o Cristo só salva os que se arrependem de seus pecados (Mc 1.15; At 2.37);
o Os que serão salvos ouvirão sua palavra (Jo 5.24);
o Os que se ouvirem crerão no evangelho, não numa Igreja (Mc 16.15-16). Nenhuma destas condições inclui a CCB ou outra denominação ou obra humana qualquer como a "porta do céu".
A CCB afirma que estudar é falta de fé, por isso os anciãos não estudam:
o Jesus diz para estudarmos (Jo 5.39);
o Paulo diz para estudarmos (I Tm 4.13). Será que os anciãos são mais "espirituais" que Paulo, que pediu para Timóteo levar-lhes livros. Afirmar que o pregador não precisa de preparo é tolice – sabemos que Deus pode usar qualquer um para anunciar a mensagem – mesmo que este não saiba ler – mas mesmo os pescadores tiveram 03 anos com o Mestre dos Mestres. Timóteo e Silas aprenderam com Paulo; Marcos aprendeu com Pedro e Barnabé. A CCB esquece-se ainda que foram estudiosos quem traduziram a Bíblia para o português.
A CCB afirma que o novo nascimento só vem com o batismo por imersão (nem Francescon acreditava nisso):
o Jesus faz distinção entre água e Espírito (Jo 4.13-15);
o Paulo mostra que não é a água, ou o ato de batizar que salva, mas Cristo (I Co 1.14-15; II Co 5.17; Ef 2.8-9).
Sobre o cabelo e o véu, a CCB diz que são requisitos essenciais para a salvação, pois quem não os usa não tem o espírito:
o Devemos lembrar que o contexto da cidade de Corinto era de paganismo, e as mulheres que se tosquiavam eram para mostrar-se como prostitutas;
o A Bíblia não diz qual o tamanho que o cabelo deve ficar (I Co 11.10-15);
o O pecado não está no cabelo, mas na contenda (I Co 11.16);
Sobre a saudação, a CCB afirma que deve ser na "paz de Deus" e não do Senhor (não é Jesus o Senhor)?:
o Jesus ordenou que saudássemos os crentes em incrédulos – a saudação é neutra se não há fé (Lc 10.6);
o Jesus nunca usou uma fórmula exclusiva de saudação (Lc 24.36; Mc 6.50)
Sobre o ósculo, a CCB afirma que deve ser exclusivamente no culto, e quem não saúda com ósculo faz é porque teme o pecado da luxúria:
o A Bíblia não limita o uso do ósculo ao culto (At 20.37);
o Não há base bíblica para separação de ósculos entre homens e mulheres (Lc 5.7);
o A prática do ósculo intersexual não é, necessariamente, maliciosa (Gn 29.11);
o O ósculo era um costume oriental, como até hoje (Gn 29.11; Ex 18.7; Rt 1.9; I Sm 20.41; Lc 5.7);
o O ósculo não é evidência de espiritualidade (Mt 26.49; 27.5).
Sobre o dizimo, a CCB afirma que é parte da lei, e não deve mais ser seguido por estarmos sob a "graça":
o O dízimo já existia antes da lei (Gn 12.7-8);
o O primeiro dizimista foi o pai dos crentes (Gn 18.14-20), que não vivia sob a lei e foi salvo pela fé (Tg 2.23);
o Jesus diz-nos que devemos dar o dízimo, sem omitir a justiça, a misericórdia e a fé (Mt 23.23).
A CCB afirma que a Igreja não precisa de pastores, pois já tem Cristo:
o A Bíblia manda-nos obedecer aos nossos pastores (Hb 13.7);
o O próprio Cristo concedeu pastores à Igreja (Ef 4.11);
§ Deus tem pastores para fazerem sua vontade (Is 44.28);
§ Jeremias e Amós eram pastores (Jr 17.16; Am 1.1);
§ Combater os pastores é combater a vontade de Deus.
O evangelho, segundo a CCB, não deve ser pregado na rua para não ser ridicularizado ou causar escândalo, citando Mt 6.5, mas:
o Jesus está condenado o exibicionismo, a falsa religiosidade;
o Jesus pregava: Nas ruas (Lc 13.26); Nas praças (Mc 1.15-20); Nos montes (Mt 8.1).
o Paulo pregava nas praças (At 17.17) e à beira do rio (At 16.13).
Quanto à postura na oração, a CCB afirma que Deus só ouve orações feitas de joelhos, mas:
o Jesus orou em pé e Lázaro ressuscitou (Jo 11.41-42);
o Jesus orou na cruz (e não estava ajoelhado (Lc 23.34-46);
o Não sabemos qual a posição de Jonas ao orar no ventre do peixe (Jn 2);
o Ezequias orou deitado e Deus o atendeu (I Rs 20.1-5);
o O publicano orou em pe e voltou justificado para casa (Lc 18.13-14);
o O cego de Jericó estava assentado (Mc 10.46-52).
E a Igreja Presbiteriana do Brasil, pode ser considerada uma Congregação Cristã? É o que veremos no próximo post.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL