sexta-feira, 27 de junho de 2008

PASTOR PEDE AUMENTO

PASTOR PEDE AUMENTO
Não se trata de aumento de côngruas pastorais. Não me refiro a dinheiro. Tenho os meus sonhos, e, portanto, vamos a eles:
1. QUERO AUMENTO NO VIGOR ESPIRITUAL DOS CRENTES: É triste perceber que grande parte da igreja não vive no pleno vigor espiritual. Aliás, a espiritualidade não tem sido cultivada como uma obrigação diária, constante e independente do local. Tem-se como noção de boa espiritualidade que se cumpra pelo menos os passos adiante: 1) uma oração diária; 2) uma breve leitura bíblica; 3) ir à igreja nos cultos [ao menos na quarta e domingo]; 4) afirmar que é presbiteriano (muitos nem sabem o que é isso) e 5) ser dizimista ou ofertante. Mas o vigor espiritual é medido por muito mais que isto. O vigor espiritual é essencial sobretudo à vida cristã diária, integrada aos demais aspectos da existência. O cristão vigoroso age como cristão, testemunhando poderosamente do amor de Deus por ele e dele por Deus, mesmo quando desafiado por forças mais poderosas do que ele (mas certamente menos que a força do Senhor que está conosco, no qual somos mais que vencedores).
2. QUERO AUMENTO NA VISÃO DO REINO: infelizmente o cristianismo está dividido em guetos, pequenos grupelhos cada um julgando-se mais espirituais do que os outros, promovendo, com isso, divisão e partidarismo (infelizmente tudo isto tem sido feito usando-se, especialmente, o nome do Espírito Santo — que é autor de unidade, não de divisionismo — Ef 4.3). A sociedade ocidental, fundamentada sobre uma mescla de valores cristãos (bíblicos) e pagãos (greco-romanos) tem se afastado cada vez mais dos valores cristãos e se aproximado cada vez mais perigosa e prazenteiramente do neopaganismo travestido de modernidade. O que experimentamos hoje de desvalorização da vida familiar, do direito que favorece os poderosos, da troca de favores - tudo isto era comum no paganismo greco-romano. A pregação evangélica fez com estas práticas dessem lugar a um tratamento igualitário no cristianismo primitivo (que mais tarde também foi influenciado pelo mundanismo e acabou sofrendo uma necessária reforma no sec. XVI). Para muitos a igreja da qual faz parte é a única igreja certa (argumento comum às seitas extremadas). O que menos tem existido é visão do reino e, muito mais, divisões em feudos particulares de autoproclamados profetas, apóstolos, bispos e semelhantes. O reino de Deus é muito mais do que isto e estão reduzindo-o a pouco mais do que comida e bebida.
Quero destacar ainda mais alguns desejos que, creio, deveriam encher o coração de cada membro da igreja. Os aumentos mencionados foram: aumento do vigor espiritual e de visão (não divisão) do reino. Mas isto não é suficiente. É preciso mais, eu quero mais aumento.
3. QUERO AUMENTO NA VIDA DE SANTIDADE: É necessário que cada cristão deseje, consciente e veementemente, pecar cada dia menos. Que faça de sua vida uma expressão da resolução de ser, hoje, menos pecador do que ontem, e, hoje, mais pecador do que amanhã. A vida de pecado e no pecado deve ser uma escada descendente na vida do cristão. Isto implica em busca de santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Lembre-se: a santificação é essencial na vida do cristão. É marca distintiva, e, também, é requisito indispensável para que o crente veja a Deus. É preciso que o povo de Deus se arrependa verdadeiramente de seus pecados, confesse-os ao Senhor, abandone-os e assim alcance misericórdia. Esta decisão é individual e certamente influenciará a igreja e a sociedade na qual esta está inserida.
4. QUERO AUMENTO NA PRIORIDADE DE SER TESTEMUNHA DE JESUS: É necessário que o cristão abandone todos os hábitos que possam ser vistos como escandalosos (mesmo que não sejam em si mesmos — I Ts 5.22) . O povo de Deus foi chamado para a santidade — e como nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus deve se comportar. Devemos nos lembrar que a Escritura afirma que tudo o que não está de acordo com a fé é pecado, isto é, nada que não possa ser justificado à luz dos ensinos bíblicos não é conveniente ao cristão (Rm 14.23). O cristão deve remover de sua vida quaisquer atitudes das quais não tenha certeza da mais absoluta e completa aprovação divina. Pergunte a si mesmo: Eu tomaria determinada atitude, faria determinada escolha se Cristo estivesse física e visivelmente ao meu lado?
5. QUERO AUMENTO NA PRIORIDADE COMUNHÃO CRISTÃ: O Senhor não morreu para criar inimizade entre seus discípulos. Se há diferenças que ainda não foram solucionadas entre os membros do corpo de Cristo, então temos um corpo ferido e sofrido, uma casa dividida contra si mesma, e com dificuldades de subsistir. Como pedir a Deus que abençoe a igreja, mesmo quando esta oferece cultos solenes e alegres, mas com a raiz da amargura a encher de amargor o coração daquele que morreu para que fôssemos um (Jo 17.22). É necessário que não mais se espere pelo amanhã. O tempo não é, nunca foi e jamais será capaz de curar o que só a atuação do Espírito no coração de crentes sinceros, que confessam os seus erros, pedem perdão e oferecem a necessária restituição é capaz de fazer (Mt 5.23-24; 6.14-15).
Desejo muito mais — e creio que o Senhor deseja infinitamente mais do que eu. Façamos o melhor para não decepcioná-lo.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL