terça-feira, 24 de junho de 2008

ROMPENDO AS CERTEZAS HABITUAIS

ROMPENDO AS CERTEZAS HABITUAIS
Existem coisas que são tidas como absolutamente certas, tais como o nascer do sol dia após dia, o suceder das estações, o girar do globo terrestre. É certo também que um corpo tende a cair se não tiver apoio, em virtude da lei da gravidade. Estas são certezas que todos os homens em todos os lugares têm.
Há uma segunda categoria de certezas que só os cristãos possuem: da veracidade, inerrância e autoridade divina das Sagradas Escrituras. Somente os cristãos verdadeiros possuem a certeza de que o Senhor voltará em glória absoluta para glória dos crentes e terror dos incrédulos.
Há uma verdade que é compartilhada por cristãos e incrédulos, por piedosos e ímpios: a morte é comum a todos. Mas há um ditado que afirma que a única certeza que todos os homens possuem é a da morte. Discordo deste ditado, pois uma certeza maior que a da morte é a da vida eterna em Cristo Jesus para os cristãos.
O crente pode escapar à angústia da morte. Um exemplo encontramos na vida de Enoque. Seus contemporâneos costumavam viver centenas de anos, chegando mesmo a 969 (Metusalém, o filho de Enoque). De todos estes homens (Jarede, Metusalém, Set, Maalaleel e outros mais) é dito terem vivido tantos e tantos anos e, finalmente encontrado a morte.
Mas Enoque rompe esta barreira, esta certeza, e diz a palavra que o meio encontrado por este patriarca exemplar para não experimentar o destino comum a todos os homens foi simples: andar com Deus. Enoque era um homem de família, casou-se, teve filhos e filhas. Certamente possuía o seu trabalho, através do qual trazia para casa o pão diário – mas mesmo assim achava tempo para andar com Deus. E o resultado foi surpreendente: de todos é dito terem morrido, de Enoque dito que o Senhor o tomou para si.
Certamente muitos homens, crentes no senhor Jesus, terão que enfrentar a morte, mas o farão sem temor, porque, ainda que morram, viverão eternamente. Esta é uma certeza que somente os verdadeiros cristãos possuem, somente aqueles nascidos de novo, da água do espírito, gerados pelo poder da palavra de Deus têm em seu coração. Isto não foi dado para os incrédulos, rebeldes e ímpios. Os verdadeiros cristãos não temem, sabem que o Senhor lhes dará a vida eterna. A morte não é um momento de terror – mas de passagem para uma existência mais completa e perfeita, livres das angústias, dos sofrimentos, dos males que certam a totalidade dos mortais, ricos ou pobres, letrados ou incultos, famosos ou desconhecidos, idosos ou jovens. Provavelmente todos nós enfrentaremos este momento – o que fará diferença não é o que possuímos, quanto possuímos, mas com quem andamos. Enoque nos dá o exemplo: ele andou com Deus. Façamos o mesmo nós também.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL