quinta-feira, 12 de junho de 2008

É A IGREJA PRESBITERIANA UMA CONGREGAÇÃO CRISTÃ? II

No post anterior (leia-o antes deste para entender melhor o propósito) tratamos daquilo que faz uma igreja poder ser considerada uma congregação de cristãos e, ao memso tempo, fizemos uma análise da seita Congregação Cristã do Brasil e o motivo pelo qual ela não pode se arvorar do título de (única) congregação de cristãos no Brasil. Perguntamos, e a Igreja Presbiteriana, pode ser chamada de Congregação Cristã?


IGREJA PRESBITERIANA – UMA CONGREGAÇÃO CRISTÃ
A nossa Igreja pode (e deve) ser considerada uma Congregação Cristã por uma série de motivos. Destacaremos alguns para nosso aprendizado.
O que é faz de alguém um cristão?
Cristão é todo aquele que, uma vez instruídos na Palavra de Deus (Mt 28.19), crêem e se tornam seguidores do Senhor Jesus, permanecendo neste ensino (Jo 8.31) e amando a Cristo (Jo 14.15) e aos demais discípulos (Jo 13.35), podendo, assim, ser incluído no número daqueles que são reconhecidamente seguidores de Jesus Cristo (At 11.26).
É exatamente este o significado da palavra cristão. Originariamente a palavra significava “pequeno Cristo”, ou “aquele que anda segundo Cristo” ou “pelo caminho que Cristo andou” (At 19.23). Aliás, os primeiros seguidores de Cristo eram chamados de “os do caminho” (At 9.2).
Se somos cristãos, obviamente uma reunião de cristãos pode ser, sem sombra de qualquer dúvida, uma congregação de cristãos (ajuntamento de seguidores de Cristo). Deste os tempos do Antigo Testamento o povo de Deus era chamado de "congregação" (Ex 12.3). No Novo Testamento acontece o mesmo, com a ordem do Senhor para não deixarmos de "congregar" (Hb 10.25).
Quando reivindicamos para nós o título de Congregação Cristã, não estamos reivindicando as mesmas doutrinas defendidas pela CCB:
i. Só existe salvação na Congregação – salvação mesmo só em Jesus Cristo (At 4.12);
ii. Estudar a Bíblia é pecado – estudar a bíblia é um sinal de obediência (Jo 5.39);
iii. Só o batismo na CCB é verdadeiro – o batismo em Cristo é que é verdadeiro (Rm 6.3);
iv. O véu é mostra de espiritualidade – fruto espiritual é que é sinal de maturidade (Gl 5.22), o que exclui as contendas (Gl 5.19-21 cp. I Co 11.16);
v. O ósculo demonstra espiritualidade – a contenda em relação a isto é prova de imaturidade cristã (I Co 11.16);
vi. Deve-se saudar com a "paz de Deus" e não "do Senhor", mas Cristo é Deus e Senhor (Jo 20.28) e ele deu-nos sua paz (Jo 14.27);
vii. O dízimo é do tempo da escravidão – o dízimo foi reconhecido e ordenado por Jesus (Lc 11.42);
viii. Jesus Cristo é o único pastor – Deus prometeu-nos pastores segundo o seu coração (Jr 3.15) a quem devemos ser submissos (Ef 4.11);
ix. A pregação pública do evangelho pode conduzir a escândalo – Jesus mandou-nos anunciar o evangelho "por todo o mundo" (Mt 24.14), e quem se escandalizar é porque não é de Cristo (Rm 9.22-23 cp. I Pe 2.8);
x. Oração só tem valor se for feita de joelhos – o que importa é a (dis)posição do coração (II Cr 34.31), não do corpo (Sl 51.17).
Com base nestes dados, podemos afirmar que a igreja Presbiteriana é uma verdadeira congregação de cristãos no Brasil (ou em qualquer outro lugar em que se reúnam).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL