Lamentavelmente o anúncio do evangelho tem encontrado alguns sérios problemas na Igreja. Não me refiro aos problemas estruturais ou circunstanciais, de fora para dentro, mas àqueles que a Igreja cria e acalenta, e dificulta a transmissão das boas novas de salvação em Jesus Cristo.
Dentre estes problemas, destaco os seguintes:
A seletivização da mensagem, que leva à pregação de
doutrinas particulares e não a integralidade da mensagem, deixando de fora
orientações e exigências fundamentais do evangelho (At 26.20 ...mas
anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da
Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus,
praticando obras dignas de arrependimento) buscando agradar aos homens (Ef
6.6 ...não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como
servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus). Um pregador que
não anuncia toda a verdade não é um verdadeiro pregador.
A Igreja não deve ser perguntada sobre o que quer ouvir - ela
deve ouvir a palavra de Deus, querendo ou não. Os pecadores não devem ser
perguntados sobre o que querem ouvir, porque eles não querem ouvir nada que se
refira à Palavra de Deus - mas devem ouvir toda a mensagem do evangelho.
A adulteração da mensagem é outro problema sério e
decorrente do primeiro. Quem não está disposto a pregar todo o conteúdo do
genuíno evangelho, tem que substituir as lacunas com outras coisas - e se
desprezam a verdade de Deus, só lhes resta colocar no lugar suas próprias
loucuras e mentiras (Rm 1.25 ...pois eles mudaram a verdade de Deus
em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é
bendito eternamente. Amém!) mas, no dia em que o Senhor executar seu
julgamento final, a verdade de Deus sobressairá (Rm 3.7 E, se por
causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por
que sou eu ainda condenado como pecador?).
A acomodação da mensagem a ouvidos mortos. O desejo
de ser politicamente correto produz um evangelho biblicamente incorreto. A este
respeito o Rev. John MacArthur diz: “Nunca
suavize o evangelho. Se a verdade ofende, então deixe que ofenda. As pessoas
passam toda a vida ofendendo a Deus; deixe que se ofendam por um momento” (por
causa da mensagem, bem entendido).
É preciso ter ousadia para apresentar a genuína mensagem
evangélica mesmo que o mundo inteiro a abomine (Lc 11.49 Por isso, também disse a sabedoria de Deus:
Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros
perseguirão) e honre os anunciadores de mensagens oriundas de seus próprios
ventres (é possível que entre eles haja alguns que realmente acreditam no que
dizem, e outros sejam rematados embusteiros - II Pe 2.3 ...também, movidos por avareza, farão
comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo
tempo não tarda, e a sua destruição não dorme).
Outro problema, interno da Igreja, é a falta de
comprometimento com a evangelização, o descompromisso com a ordem do Senhor
Jesus de anunciar o evangelho por onde quer que vá (Mc 16.15 E
disse-lhes: Ide (também: indo) por todo o
mundo e pregai o evangelho a toda criatura). Somente vivendo e
pregando o genuíno evangelho a Igreja será, efetivamente, sal e luz, cumprindo
a sua missão. A Igreja não foi criada para diversão e eventos - aliás, a Igreja
Primitiva nada sabia de diversão, eventos e comemorações. Historicamente as
festas começaram com a paganização, a mundanização da Igreja pós-edito de
Constantino. A vida da Igreja se resumia a três palavras:
Euangelia - a pregação pública a respeito das
promessas da vinda, e da vida, morte e ressurreição do Messias;
Didaskalia - a explicação para os novos
crentes sobre as consequências desta vida, morte e ressurreição em sua própria
existência pessoal;
Koynonia - a vida comunitária decorrente do fato de serem um só
corpo (Ef 4.4-6 ...há somente um
corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa
vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos,
o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos) e terem um só
Deus, um só pai, um só Espírito, vivendo como uma só alma (At 4.32 Da multidão dos que creram era um o coração
e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que
possuía; tudo, porém, lhes era comum).
A experiência da Igreja Primitiva mostra que a igreja crescia
quando o evangelho era anunciado, quando, ao mesmo tempo em que viviam de modo
digno da vocação a que foram chamados (Ef 4.1 Rogo-vos, pois, eu, o
prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes
chamados) anunciam ousadamente a razão da esperança que carregam no coração
(I. Pe 3.15 ...antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso
coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir
razão da esperança que há em vós) se é que não creram em vão (Cl
1.23 ...se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos
deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a
toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro e ainda Ef 4.21 ...se é que,
de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus)
abraçando a fé como Simão (At 8.20 Pedro, porém, lhe respondeu: O teu
dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o
dom de Deus) ou Demas (II Tm 4.10 Porque Demas, tendo amado o
presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a
Galácia, Tito, para a Dalmácia).
Este tipo faz mais mal
permanecendo na Igreja do que saindo dela (I Jo 2.19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não
eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido
conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é
dos nossos).
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