terça-feira, 13 de agosto de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESAFIO DE TESTEMUNHAR ATRAVÉS DE UM ENSINO FIEL

Lamentavelmente o anúncio do evangelho tem encontrado alguns sérios problemas na Igreja. Não me refiro aos problemas estruturais ou circunstanciais, de fora para dentro, mas àqueles que a Igreja cria e acalenta, e dificulta a transmissão das boas novas de salvação em Jesus Cristo.

Dentre estes problemas, destaco os seguintes:
A seletivização da mensagem, que leva à pregação de doutrinas particulares e não a integralidade da mensagem, deixando de fora orientações e exigências fundamentais do evangelho (At 26.20 ...mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento) buscando agradar aos homens (Ef 6.6 ...não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus). Um pregador que não anuncia toda a verdade não é um verdadeiro pregador.
A Igreja não deve ser perguntada sobre o que quer ouvir - ela deve ouvir a palavra de Deus, querendo ou não. Os pecadores não devem ser perguntados sobre o que querem ouvir, porque eles não querem ouvir nada que se refira à Palavra de Deus - mas devem ouvir toda a mensagem do evangelho.
A adulteração da mensagem é outro problema sério e decorrente do primeiro. Quem não está disposto a pregar todo o conteúdo do genuíno evangelho, tem que substituir as lacunas com outras coisas - e se desprezam a verdade de Deus, só lhes resta colocar no lugar suas próprias loucuras e mentiras (Rm 1.25 ...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!) mas, no dia em que o Senhor executar seu julgamento final, a verdade de Deus sobressairá (Rm 3.7 E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?).
A acomodação da mensagem a ouvidos mortos. O desejo de ser politicamente correto produz um evangelho biblicamente incorreto. A este respeito o Rev. John MacArthur diz: “Nunca suavize o evangelho. Se a verdade ofende, então deixe que ofenda. As pessoas passam toda a vida ofendendo a Deus; deixe que se ofendam por um momento” (por causa da mensagem, bem entendido).
É preciso ter ousadia para apresentar a genuína mensagem evangélica mesmo que o mundo inteiro a abomine (Lc 11.49 Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão) e honre os anunciadores de mensagens oriundas de seus próprios ventres (é possível que entre eles haja alguns que realmente acreditam no que dizem, e outros sejam rematados embusteiros - II Pe 2.3 ...também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme).
Outro problema, interno da Igreja, é a falta de comprometimento com a evangelização, o descompromisso com a ordem do Senhor Jesus de anunciar o evangelho por onde quer que vá (Mc 16.15 E disse-lhes: Ide (também: indo) por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura). Somente vivendo e pregando o genuíno evangelho a Igreja será, efetivamente, sal e luz, cumprindo a sua missão. A Igreja não foi criada para diversão e eventos - aliás, a Igreja Primitiva nada sabia de diversão, eventos e comemorações. Historicamente as festas começaram com a paganização, a mundanização da Igreja pós-edito de Constantino. A vida da Igreja se resumia a três palavras:
Euangelia - a pregação pública a respeito das promessas da vinda, e da vida, morte e ressurreição do Messias;
Didaskalia - a explicação para os novos crentes sobre as consequências desta vida, morte e ressurreição em sua própria existência pessoal;
Koynonia - a vida comunitária decorrente do fato de serem um só corpo (Ef 4.4-6 ...há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos) e terem um só Deus, um só pai, um só Espírito, vivendo como uma só alma (At 4.32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum).
A experiência da Igreja Primitiva mostra que a igreja crescia quando o evangelho era anunciado, quando, ao mesmo tempo em que viviam de modo digno da vocação a que foram chamados (Ef 4.1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados) anunciam ousadamente a razão da esperança que carregam no coração (I. Pe 3.15 ...antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós) se é que não creram em vão (Cl 1.23 ...se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro  e ainda Ef 4.21 ...se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus) abraçando a fé como Simão (At 8.20 Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus) ou Demas (II Tm 4.10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia).
Este tipo faz mais mal permanecendo na Igreja do que saindo dela (I Jo 2.19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL