quarta-feira, 2 de março de 2022

SL 37.1-5: APRENDENDO A CONFIAR EM QUEM É DIGNO DE CONFIANÇA




 Quase tudo em que as pessoas depositam sua confiança pode ser perdido repentinamente. Fortunas podem ser perdidas da noite para o dia. Propriedades podem ser expropriadas, contas bancárias podem ser bloqueadas, bens móveis podem ser tomados, saqueados, sofrerem algum tipo de infortúnio ou acidentes. Carreiras tidas como promissoras e empregos estáveis desaparecem inesperadamente, pessoas podem faltar (ainda que involuntariamente) quando mais precisarmos delas, por isso não é prudente considerar nossa estabilidade a estas coisas mutáveis e perecíveis (Jr 17.5).

O que a bíblia ensina é que o crente deve confiar apenas e inteiramente no Senhor, como Noé fez ao construir uma barca gigantesca em um planalto. Como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego confiaram no Senhor mesmo diante da fornalha sem terem certeza do livramento físico, mas com a certeza de que sua confiança em Deus glorificaria o nome do Senhor, embora sua experiência inédita já houvesse sido mencionada como prova do poder de Deus em cuidar dos que nele confiam (Is 43.2)

Confiar verdadeiramente no Senhor significa ter um estilo de vida bem diferente do que fazem os ímpios que amam a mentira e a falsidade. Confiar no Senhor é fazer o que o Senhor diz que é certo porque o Senhor diz que é certo (Dt 27.10), e ao fazer isso aguarda os resultados prometidos pelo Senhor, como vemos na introdução das promessas àqueles que, sendo abençoados pelo Senhor, forem obedientes (Dt 28.2). O crente não precisa correr atrás de bênçãos como tem acontecido pois elas serão derramadas pelo Senhor e alcançarão o crente onde eles estiverem, desde que sejam fiéis. Correr atrás de ‘homens abençoados’ mostra falta de confiança integral em Deus. Confiar em Deus significa obedecer e esperar sua ação porque Ele não falha jamais.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL