quarta-feira, 2 de março de 2022

Ml 1.1-5: DEUS PROVA SEU AMOR APESAR DA INCREDULIDADE

 Assista em https://youtu.be/zJwNZCG2Q0k

Há muitos anos li a estória de um casal de namorados havaianos muito apaixonados, no qual a moça (cujo nome não me lembro) vivia pedindo provas de amor ao jovem, chamado Vermelho (por causa da cor de seus cabelos e pele). Vermelho fazia tudo para atender sua amada, até que ela pediu-lhe algo tão difícil que ele partiu para procurar dizendo que só voltaria quando encontrasse... E ela sem seu amor até o fim de sua vida.

Quando Deus fala do seu amor eterno (Jr 31.3) Israel age como uma namorada mal acostumada e mal intencionada e diz: “Então prova. Não acredito sem provas!”. No entanto, diferente de Vermelho, Deus é capaz de fazer o que ninguém mais é. Deus prova o seu amor. Deus mostra na prática que seu amor é real e historicamente provado. O exemplo que Israel conhecia bem era o fato de que o patriarca Isaque teve dois filhos, Esaú e Jacó. Mas o Senhor amou um e não concedeu o seu favor ao outro. Cada israelita dos dias de Malaquias conhecia os resultados desta escolha. Os edomitas haviam desaparecido como nação, se misturaram aos outros povos e no máximo havia uns poucos punhados deles, inclusive no meio de Israel.

Fizeram inúmeras alianças com outros povos e mesmo assim (ou por isso mesmo) desapareceram, mas Israel, a despeito de tantas tentativa de destruição, permanecia. Eles eram a prova de que nem mesmo a mais cruel nação que o mundo há havia visto fora capaz de destruir o povo a quem Deus amava e continuava amando. Há cegos que duvidam da existência da luz só porque são incapazes de ver ou muitos que não acreditam na verdade porque já encheram seus corações com suas mentiras preferidas. Mas há solução, para isso, sim, há solução para isso! A prova do amor de Deus: Jesus. Esta prova está disponível para você. Ou você duvida?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL