terça-feira, 16 de março de 2010

ARRUDA CASSADO. VALE RECORRER, MAS…

Por 4 votos contra 3, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal cassou nesta terça-feira o mandato do governador afastado e preso José Roberto Arruda (sem partido) por desfiliação partidária. A maioria dos integrantes da Corte seguiu o voto do relator Mário Machado, e defendeu que Arruda deixou o DEM sem respaldo legal, mesmo estando ameaçado de expulsão. O julgamento terminou empatado com três votos favoráveis a cassação e três contrários. A votação foi decidida pelo presidente em exercício, desembargador Lecir da Luz, que seguiu o voto do relator. Arruda é o primeiro governador  cassado por infidelidade partidária. Para o relator, Arruda se desfiliou do DEM por vontade própria e o partido tinha respaldo legal para abrir processo disciplinar diante das acusações de envolvimento no esquema de corrupção.

Arruda afirmava que saiu do partido por causa de perseguição, mas no julgamento, o procurador regional eleitoral, Renato Brill de Góes Brill, disse que Arruda não foi discriminado pelo DEM e que deixou o partido por “estratégia política” e para “não passar vergonha”. “Não há de se falar em discriminação pessoal. Desde quando a formulação de uma representação, da instauração de um processo disciplinar pode ser considerada discriminação? O DEM nada mais fez do que cumprir o seu direito. Nesse sentido não se pode falar em grave discriminação porque o partido cumpriu o regimento do partido. Queria Arruda que o DEM ficasse inerte diante da gravidade dos fatos? E pediu a desfiliação por conveniência política, por estratégia política, para não passar vergonha”, disse.

A advogada de Arruda faz uma importante constatação quando, na tentativa de acusar o partido, na verdade faz o maior dos elogios possíveis: intolerância com a desonestidade de Arruda, ao afirmar que: “Após as denúncias, o governador se tornou uma pessoas indesejada dentro do partido. Todos tinham aversão ao governador. O DEM virou as costas e o deixou sozinho diante da crise”, disse.

00001COMENTO

Não tenho a menor dúvida de que Arruda merece o que está recebendo: vexame, cadeia, e, agora, torna-se um réu comum de um crime de responsabilidade. Acho que está no lugar que merece – mas tem muitos que deveriam estar fazendo companhia a ele, como o Lula [chefe do mensalão], José Dirceu [operador-chefe do esquema], Marcos Valério [arrecadador], Vaccari [solicitador de propinas] e tantos outros. Mas, veja bem, todos estes estão firmes e fortes, nas ruas, nos palanques, nos gabinetes… Todos são do PT. Arruda era do DEM. Era – o partido não o quis mais. O DEM expulsou seus Judas. E o PT, o que faz com os seus? Honra-os, porque são, todos "companheiros".

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL