terça-feira, 9 de julho de 2013

EVIDÊNCIAS DA MESSIANIDADE DE JESUS EM JO 8: PERDÃO

Neste relacionamento restaurador vamos encontrar mais uma evidência da messianidade de Jesus.
O MESSIAS TEM PODER PARA PERDOAR PECADOS
Moisés havia dito que após ele se levantaria outro varão, profeta, maior do que ele, ao qual o povo deveria ouvir (At 3:22 Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser). E agora nós vemos Jesus, julgando segundo a lei, julgando uma mulher que merecia a punição da lei. Jesus não iria contra a lei. Ele não a quebraria, não desautorizaria aquilo que o próprio Deus deu a Moisés no Sinai.
O que é maravilhoso é que Jesus é maior que a lei - quem pode perdoar uma ofensa, senão aquele que foi o ofendido. Jesus evidencia a sua messianidade quando promove a restauração daquela que não possuía mais nenhuma esperança, cuja chama já esteava apagada (Mt 12:20 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo) porque ele conhece as dores humanas, suas fraquezas (Hb 4:15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado) sendo capaz de entender-nos por ser semelhante a nós em tudo, exceto no pecado.
Quando alguém desobedece a lei do Senhor esta desobediência é contra o próprio Senhor. Jesus demonstra a sua messianidade no momento em que se volta para aquela mulher e lhe diz: “Nem eu tão pouco te condeno”. Jesus pode, Jesus tem o direito, Jesus tem o poder para perdoar pecados. Quaisquer pecados.
Quando Jesus disse ao paralítico que seus pecados estavam perdoados (Mt 9:2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados) logo houve quem o criticasse. Os escribas logo chamaram-no de blasfemo por chamar a si uma prerrogativa exclusiva de Deus (Mt 9.3 Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema).
Mas é exatamente isto o que é Jesus é, o filho de Deus. E ele, conhecendo o coração maligno dos escribas, interpela-os comprovando poder perdoar pecados e, o que era ainda mais difícil para os escribas, mandar um paralítico ir andando para casa (Mt 9:4-7 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? 5 Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. E, levantando-se, partiu para sua casa). Era mais fácil usar palavras - e o homem, curado, saiu correndo para sua casa, maluco de felicidade por ter experimentado o poder do filho do homem, tanto para perdoar pecados quanto para curar enfermidades.
Jesus, o messias, o Senhor da lei, o legislador, diz para aquela mulher que transgrediu a lei: “Nem tampouco eu te condeno”. Perdoados estão os teus pecados. Somente o legislador maior que Moisés poderia suspender a pena - só Jesus, ao mesmo tempo legislador e ofendido, poderia ter feito o que ele fez.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL